Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Novembro de 2024, as 11:20:09

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Chaveamento LED / LDR  (Lida 9742 vezes)
mxtech
Visitante
« : 14 de Dezembro de 2012, as 23:44:56 »

Vendo o topico do Dual Rectifier 3 channels, fiquei interessado em como funciona esse chaveamento LED / LDR.
Pesquisei aqui no fórum mas não entendi direito.
Qualquer LDR serve? Alguma indicação de modelo?
Ele vai funcionar como uma chave? Pelo que entendi, o LDR mesmo no escuro não é um circuito aberto. Ele tem uma resistência alta, mas conduz (ou não)?
Alguém tem um esquema basico um rele (ou uma chave 1 polo 2 posições)? Não precisa da parte do LED, só do LDR (o LED é só faze-lo acender /apagar certo?).
Obrigado a todos.
Visitante
« Responder #1 : 15 de Dezembro de 2012, as 00:34:20 »

O LDR, quando não recebe luz (fornecida, nesses circuitos, por um LED), fecha a passagem do sinal/corrente/impulso através dele. A luz fornecida pelo LED faz com que o LDR "permita" a passagem do sinal desejado através dele.

Basicamente, usa-se como abaixo.

Chave SPDT:

Uma chave DPDT, por exemplo, seria o mesmo que duas SPDT, então é só duplicar a quantidade de LDRs.

Na verdade, os pontos que você quer chavear ficam sempre conectados, exceto pelo LDR no meio. Quando você que dois determinados pontos se conectem, basta "acender" o LDR no meio destes.

Deu pra entender?

Olha, que eu saiba, LDR é tudo igual, só muda o tamanho, 5mm, 7mm e 10mm. Os tamanhos podem ser escolhidos conforme o tamanho do LED.

Enfim, meu conhecimento sobre LDRs só vai até aí, quem souber de mais coisas, por favor, pronuncie-se... Wink
Visitante
« Responder #2 : 15 de Dezembro de 2012, as 00:44:38 »

Marcel., obrigado pela atenção.
O que eu li é que existem diferentes tipos de LDR, uns que no escuro tem resistencia de até 20M, e outros só 500K.
Mesmo com 20M, ainda não vai passar sinal de audio? Com 500k com certeza vai.
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #3 : 15 de Dezembro de 2012, as 08:06:42 »

500k, dependendo do circuito pode ser que bastante até. Mas 20M... Quanto seria a resistência do material isolante nas chaves 3PDT?
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #4 : 15 de Dezembro de 2012, as 08:16:46 »

E o retardo do LDR para "abrir", ele não poderia gerar um sinal em loop, como realimentação e apito por auto-oscilação, por um breve momento?
daniel_tubes
Colaborador

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110

A eficiência está na simplicidade...

« Responder #5 : 15 de Dezembro de 2012, as 08:43:27 »

Adiel, fiz experiencia com chaveamento por leds/ldr no D+ e havia sim uma realimentação violenta cusado pelo retardo do ldr, por isso desisti para esse pedal.. na epoca eu nao tinha nenhuma chave copmativel e tentei improvisar....
Infelizmente não deu certo..

att daniel
Pirataria é crime, não roube navios...
Ledod
Handmaker

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139

« Responder #6 : 15 de Dezembro de 2012, as 09:38:03 »

Para o meu amplificador utilizei um chaveamento de led/ldr igual ao mostrado pelo Marcel, porém com mais dois ldr's conectados ao terra para mutar a entrada e a saída.

Com isso temos na entrada e na saída de cada canal na verdade um potenciometro de volume controlado por luz. Não ocorreram problemas de oscilação nem apitos desse jeito, porém necessitou quatro leds/ldrs por canal...

Um abraço

Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #7 : 15 de Dezembro de 2012, as 09:57:46 »

Da forma como o Eduardo Ledod sugere, fica mesmo bem melhor! O redardo fica compensado pela simetria do circuito.

LED e LDR são muito baratos. Dá para usar vários deles e ainda assim sai mais em conta que uma chave DPDT.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
daniel_tubes
Colaborador

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110

A eficiência está na simplicidade...

« Responder #8 : 15 de Dezembro de 2012, as 10:09:04 »

Etnão oque houve foi uma falta de aperfeiçoamento do meu esquema.
Usei ele bem simples. Com 2 led e 2 LDRs .

Att Daniel
Pirataria é crime, não roube navios...
Adiel
DIY Freak

Obrigado

« Responder #9 : 15 de Dezembro de 2012, as 11:20:10 »

Ainda há a possibilidade de se comutar eletronicamente, com um flip-flop e uma chave de contato momentânea ordinária.
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #10 : 15 de Dezembro de 2012, as 18:05:41 »

Lelod, eu tinha pensado exatamente nisso que você falou. Um divisor resistivo, na verdade um potenciometro virtual ou no maximo ou no minimo.
No maximo não tem erro. Vai ter acima de 500K de carga, e um resistor de uns 200R no caminho do sinal, desprezível.
Mas na situação contraria, uns 500K na passagem do sinal e uns 200R de carga... não vai passar um pouco do sinal ainda?
I don't want to die young...
I want to diode!
Ledod
Handmaker

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139

« Responder #11 : 16 de Dezembro de 2012, as 09:49:43 »

Kem, é a velha equação do divisor de tensão resistivo! Na verdade os valores dos resistores não são importantes (desconsiderando a impedância do sinal e as correntes envolvidas), e sim a relação e a ordem de grandeza entre eles.

Se tivermos 1 Vpp na entrada quanto teríamos na saída? 200/(500k + 200) = 400 uV ! Se o ganho for de 100 no estágio, teremos só 40 mV na saída, que perto da amplificação do estágio que está em paralelo é infinitamente menor!
 Mesmo que passe esse sinal, eles praticamente estariam em fase na saída dos dois estágios e esse "blend" de sinais não faria quase nenhuma diferença.

Uso assim no meu amplificador mas uma coisa que noto é que os canais tem um certo "delay" na comutação porque os LDR não são componentes lineares, o tempo escuro-iluminado é muito menor que o tempo iluminado-escuro. Lógico, se ouvir atentamente, na mudança percebe-se a variação de volume entre os canais, mas considerando os benefícios em ruído zero na comutação, esse efeito pode ser totalmente desprezado (e talvez até alguns gostem desta mudança menos brusca).

Um abraço

Eduardo
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2012, as 10:00:28 por Ledod » Registrado
Adiel
DIY Freak

Obrigado

« Responder #12 : 16 de Dezembro de 2012, as 10:08:50 »

A ideia é excelente, eficiência e baixo custo.  O único senão é o tempo de comutação, por conta das características físicas dos LDRs, mesmo.
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #13 : 16 de Dezembro de 2012, as 11:07:47 »

O que é interessante para outros chaveamentos, como adicionar mais ganho bypassando ou não um capacitor, ou chavear canais, sem pops ou cliks. Tudo depende da aplicação...
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Marcel.
Visitante
« Responder #14 : 16 de Dezembro de 2012, as 11:29:57 »

Sim, o que o Alex falou é a mais pura verdade. O próprio Dual Recto citado aqui ou o Soldano usam LDRs para bypassar capacitores etc em chaves de brilho e outros.

Quanto ao tempo de comutação, não sei não. Uso chaveamento com LDRs no meu JCM800+Fender Twin e não vejo demora alguma na comutação. Se houver algum delay na mudança de canal é de milisegundos, imperceptível aos meus ouvidos.

Aliás, quanto ao delay, vocês têm certeza que existe esse atraso na comutação por causa do LDR? Não seria por causa do LED, não? Será que não está demorando pro LED acender e, progressivamente, chegar a seu brilho máximo?

Não sei, mas parece mais lógico pra mim o tempo de acendimento do LED, e não o tempo do LDR "perceber" a luz...
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2012, as 11:36:35 por Marcel. » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: