Fala galera!
Vou descrever minha "epopeia" aqui, pois o depoimento pode servir para alguém:
Antes de recorrer aos senhores, já tinha tirado várias dúvidas aqui mesmo no fórum, até que a coisa "empacou" então resolvi pedir ajuda aos "universitários" _ ... tinha certeza que alguém iria me dar uma “luz”.
Pois bem, ontem cheguei do trabalho com o intuito de colocar o "dito cujo" para funcionar.
Segui a dica de laerteandrade, pois seria a tarefa mais simples a fazer, mas os conectores dos pots não estavam encostando na carcaça, e aproveitei para ver se tinha algo similar acontecendo, algum fio ou componente encostando onde não devia. Vasculhei tudo e nada! Parecia tudo certo.
Em seguida desliguei a fase e o neutro do Jack DC, como sugeriu o VOX, torcendo para que fosse este o problema, medi com o multímetro, porém estava tudo ok! Infelizmente!
E agora? Fiquei sem saber o que fazer. Aparentemente estava em curto, mas com pouca experiência que tenho, não tinha certeza. Meu maior medo é um componente ter entrado em curto!
Até que tive a ideia de desconectar o led (que estava entre a fase e o 3PDT), algo que parecia menos provável de estar em curto, pois era um "circuito independente". Para minha surpresa o pedal voltou a funcionar. Meu erro (vocês não vão acreditar) foi colar o led com super bonder (algo que li em algum lugar que alguém faz assim), porém o super bonder estava conduzindo corrente para carcaça, causando assim um curto.
(Sei que deveria ter usado um soquete, mas não consegui comprar).
A colinha é poderosa, não soltava o led de jeito nenhum, tive que usar um martelo pra tal, e por incrível que pareça, o led "sobreviveu". Raspei o super bonder e coloquei no lugar, sem cola nenhuma desta vez, soldei os fios novamente, liguei o pedal e estava funcionando perfeitamente.
Viva!
Porém a história não acaba por aqui, os potenciômetros estavam com os fios invertidos.
Pensei: "Simples, é só inverter os fios das extremidades, e nem precisarei mexer no fio do meio. Foi o que eu fiz.
"Pronto" (pensei), "tudo solucionado". Mas nem tudo são flores, ao ligar o pedal ... nada! Só o led acendia! Sem som nenhum. (Palavrões foram disparados _...). Desligava o 3PDT, guitarra funcionando. Putz! Não entendi nada! Já era bem tarde, perto da meia noite. Mas não queria deixar para o dia seguinte. Teimosia!
Resolvi re-inverter os fios (mesmo não parecendo fazer muito sentido isso) e deixar os pots funcionarem de maneira invertida mesmo. Foi o que eu fiz. Quando liguei, para minha surpresa, "MUDO"! (mais palavrões _) ... Aí que eu não entendi nada mesmo!
_ ..
Respirei fundo, e aí que eu fui ver minha burrice
(provavelmente por causa do cansaço). Após corrigir o lance do curto eu sem querer, no meio do emaranhado de fios, estava ligando o cabo da guitarra na saída do pedal e, claro, o cabo da entrada indo para caixa. Invertido não iria funcionar NUNCA!
E fui lá eu novamente reinverter os fios dos pots, testar, fechar a caixinha e pronto ... já poderia dormir em paz !!!
Depois de tantas derrotas, vitória finalmente!
E o prazer de ver tudo funcionando perfeitamente ... tem preço? Final feliz!
Quero dizer que aprendi muito com a montagem deste pedal, mas minha maior lição foi nunca fazer as coisas cansado e com a cabeça quente.
Obrigado laerteandrade, VOX, EddieTavares, Doug, e todos que me ajudaram, com dicas e incentivo, no "parto" do meu primeiro "filho" feito a mão.
(Obs: Desculpe o longo texto, mas me empolguei _...)
-----
Outra coisa que pode ter acontecido é algum conector do potenciometro estar encostando na carcaça. Fique tranquilo, isto já aconteceu com todos e todos solucionaram.
Valeu pela força meu amigo laerteandrade. Solucionei finalmente, vide depoimento acima.
-----
Verifica o jack de alimentação, se ele não está colocando o positivo em comum com a carcaça de metal do teu pedal.
Obrigado VOX. Não foi o caso, mas me abriu a mente para resolver o problema
, vide meu depoimento acima.
-----
AlexFX
Faz parte do aprendizado... Todo mundo já passou por isso.
BRIGADÃO EddieTavares pelo incentivo !!! Graça a força de vocês consegui resolver o problema (vide meu depoimento acima) e aprendi muito!!!!