Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Junho de 2024, as 19:12:40


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Será esse o futuro das válvulas ?  (Lida 28025 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #45 : 08 de Dezembro de 2012, as 13:20:53 »

Você poderia afirmar com tranqüilidade que o transformador de saída não é um componente significativo do som final de um amplificador
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #46 : 08 de Dezembro de 2012, as 13:25:35 »

Alex... isso foi uma pergunta?
Se foi... a resposta é não... Claro que o transformador de saida muda o timbre do amplificador. A questão não é essa...
O que  posso afirmar é que o transformador de saida não vai fazer transistor soar como valvula.
Se não me engano, os primeiros projetos de amplificadores SS usavam transformadores de saida... e isso não os fazia soar igual as valvulas...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
a.sim
Visitante
« Responder #47 : 08 de Dezembro de 2012, as 13:55:30 »

Teria que fazer uma análise em cima do circuito inteiro e não somente com o BSS125, pois tem  mais componentes na válvula simulada e teria que ver o comportamento deles em conjunto e não do BSS125 isolado contra a válvula. Evidentemente, nunca vai ser um substituto perfeito (provavelmente as curvas típicas nem são iguais) e com limitações diferentes, mas serve como ponto de partida pra experiências.

Não é necessário. Somente esses dois parâmetros já mostram que o circuito apresentado não é uma versão SS da 6AU6. Outros detalhes do circuito reforçam essa ideia, comprovando que o que se pretendia era apenas substituir uma 6AU6 num circuito EM PARTICULAR e, não, para todo e qualquer circuito. Algo como a PCL802SS PL802SS, que era um circuitinho vendido pela Philips para substituir a válvula PCL802 PL802 nas TV KL-I. Mas só funcionava naquele circuito e naquela polarização...
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2012, as 15:00:58 por a.sim » Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #48 : 08 de Dezembro de 2012, as 14:16:05 »

Eu já usei essas "válvulas transistorizadas", mas acho que foi a PCL85 (ou PCL805, se não me falha a memória).  Faz tanto tempo... 
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2020


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #49 : 08 de Dezembro de 2012, as 14:28:27 »

Não é necessário. Somente esses dois parâmetros já mostram que o circuito apresentado não é uma versão SS da 6AU6. Outros detalhes do circuito reforçam essa ideia, comprovando que o que se pretendia era apenas substituir uma 6AU6 num circuito EM PARTICULAR e, não, para todo e qualquer circuito. Algo como a PCL802SS, que era um circuitinho vendido pela Philips para substituir a válvula PCL802 nas TV KL-I. Mas só funcionava naquele circuito e naquela polarização...

O autor conseguiu substituir 4 6AU6 usadas no scope dele, mas adaptava só o valor do zener dependendo da forma de utilização da válvula no circuito. Em todo caso. os circuitos dele não deveriam estar nos extremos de operação.
 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
a.sim
Visitante
« Responder #50 : 08 de Dezembro de 2012, as 14:59:42 »

Olá.

Nem uma, nem outra. Era a PL802, amplificador de luminância da KL-I. A Philips deixou de fabricar a válvula e passou a vender um circuito que usava um BF459 e um BC 548 ( ? ) em cascode, como substituto.

Coisas da Philips.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #51 : 08 de Dezembro de 2012, as 15:03:22 »

...Na edição de abril de 2001 (que eu não tenho), também tem um outro artigo em que uma 6V6 é feita com mosfets...
Dei uma procurada e achei isso abaixo. Não no artigo da revista, mas em um outro que diz ter usado ele...



Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
a.sim
Visitante
« Responder #52 : 08 de Dezembro de 2012, as 15:03:52 »

O autor conseguiu substituir 4 6AU6 usadas no scope dele, mas adaptava só o valor do zener dependendo da forma de utilização da válvula no circuito. Em todo caso. os circuitos dele não deveriam estar nos extremos de operação.

Com toda a certeza, pois a maior capacitância de dreno ( 13 pF ) em relação à capacitância de placa ( 5 pF ) faria a resposta do osciloscópio ficar bem pobre.

Mas, convenhamos, é muito esforço para substituir uma 6AU6.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2020


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #53 : 08 de Dezembro de 2012, as 15:18:57 »

Legal Kem !  Você foi um bom detetive !  Agora temos como é o circuito pra substituir a 6V6.  Eu comprava a Electronics World nas bancas de jornal, mas nem sempre vinha todos meses. Pelo menos agora tem o esquema.

A.sim escreveu:
Citar
Com toda a certeza, pois a maior capacitância de dreno ( 13 pF ) em relação à capacitância de placa ( 5 pF ) faria a resposta do osciloscópio ficar bem pobre.

E o título do artigo era: "Improving valved test gear". Talvez o scope dele não devia ter uma resposta de frequência maravilhosa ....

Citar
Mas, convenhamos, é muito esforço para substituir uma 6AU6.

He he, vai ver que o cara era pão-duro (ele escreve: "often the price difference between valve and semiconductors is small, but in many cases, valves cost considerably more") e não queria gastar comprando as 6AU6 e tinha um monte de transistores sobrando.   Mas veja o anexo que o Kem postou, e o cara que substituiu a 6V6 pelo circuito com mosfet teve um big trabalho: ele diz (pág 112) que cortou o vidro da válvula pra poder usar a base de pinos e colocar o circuito com mosfet nela. Isso sim é esforço !
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2012, as 15:34:02 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #54 : 08 de Dezembro de 2012, as 15:26:20 »

Como temos o equivalente a uma 6AU6 e a uma 6V6 podemos montar um ampli SE completo...
Ou ainda um push pull. Tenho o esquema de um inversor com FET.
Mas não é muito trabalho? Alta tensão, transformador de saida, pra montar um ampli de FETs?
Será que vai soar melhor só por montar no "estilo valvulado"?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #55 : 08 de Dezembro de 2012, as 15:30:25 »

Nem uma, nem outra. Era a PL802, amplificador de luminância da KL-I. A Philips deixou de fabricar a válvula e passou a vender um circuito que usava um BF459 e um BC 548 ( ? ) em cascode, como substituto.

Isso mesmo, tem razão.



Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2020


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #56 : 08 de Dezembro de 2012, as 15:41:00 »

Como temos o equivalente a uma 6AU6 e a uma 6V6 podemos montar um ampli SE completo...
Ou ainda um push pull. Tenho o esquema de um inversor com FET.
Mas não é muito trabalho? Alta tensão, transformador de saida, pra montar um ampli de FETs?
Será que vai soar melhor só por montar no "estilo valvulado"?

Resposta dada pelo A.Sim.

Ah, no mesmo artigo de outubro de 2001, ele substitui uma 6BQ7A num circuito regulador só pelo BSS125 diretamente (grade pelo gate, catodo pelo source e anodo pelo dreno).

Adiel, essas fotos são das suas "válvulas" ou você achou na internet ?  Nossa o negócio era precário. Parece que pegaram a canequinha daqueles starters de luminárias fluorescentes e fizeram cortes pra colocar no componente.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2012, as 15:44:40 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #57 : 08 de Dezembro de 2012, as 15:46:57 »

Eu também acho muito trabalho...
Melhor usar os FETs como eles foram feitos pra trabalhar. A não ser por curiosidade.
Mas em alguns pontos acho interessante a substituição de FETs por valvula...
Como seguidor de catodo por exemplo.
Não altera em nada o som, mas diminui a perda no tone stack.... E basta um IRF820 + 2 resistores...
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2012, as 16:01:27 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
a.sim
Visitante
« Responder #58 : 08 de Dezembro de 2012, as 16:02:53 »

Isso mesmo, tem razão.



Credo... nem era cascode. O transistor pequeno era um MPSA42 ... Eu já não lembrava mais direito; eu era muito novinho na época das KL-I e nunca trabalhei com o substituto SS... só via nas lojas.

A propósito, a versão vendida no Brasil tinha um dissipador de alumínio em U, muito bem dobrado e com aletinhas.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2012, as 16:13:53 por a.sim » Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #59 : 08 de Dezembro de 2012, as 16:19:55 »

Eu já vi os dois tipos, mas o preto era mais comum:

Registrado

Páginas:  1 2 3 [4] 5 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal