O arco se dá devido a "inércia" (o termo é mecânico mas poéticamente serve para o que quero explicar) dos cargas no fio. Quanto menor a corrente, menor será esta "inércia", algo na casa dos mA certamente não induzirá arco, ou será mínimo! Mas com certeza é algo que devemos ter em mente!
Só um comentário (haha não me leve como sendo chato =D) na verdade a corrente em si não é tão importante, mas sim a sua taxa de variação e o elemento de carga do sistema!
A física é mesmo muito interessante, a dualidade entre a mecânica e a teoria de circuitos é direta! Vou tentar explicar como uma corrente de mA pode induzir um arco gigante e como uma corrente de dezenas ou centenas de A talvez não...
Bem, como todos sabem da escola, força é massa X aceleração. Entretanto a aceleração é a derivada da velocidade (é quanto a velocidade variou em espaço de tempo, deltaV/deltat com t tendendo a 0) ou seja, F = m*dv/dt . Mas vamos olhar como a tensão varia com a indutância V = L* di/dt, que é a derivada da corrente.
As equações são exatamente as mesmas, porém a massa virou a indutância, a variação da velocidade virou a variação da corrente e a força virou a tensão elétrica.
Agora vamos voltar ao mundo real, pensemos em um carro, que por descuido do motorista, não deixou o freio de mão puxado dentro da garagem que está inclinada. O carro vai devagarinho, devagarinho e em um espaço de 50cm bate na parede !!! Com isso, a lanterna do carro quebra, amassa um pouco o para-choque, etc.
Agora vamos pensar, como que quebrou a lanterna? Se nós dermos um murro na lanterna talvez machuquemos a mão e não aconteça nada com ela! A força empregada deve ser muito grande para fazer quebrar...
O que aconteceu aqui? Bem vamos lembrar da velha equação de Newton, F = m*dv/dt. A velocidade com que o carro bateu foi de 1 Km/h, pois não deu tempo de acelerar muito em 50 cm, ela é muito baixa, mas a equação não tem a ver com a velocidade do carro e sim com a taxa de variação dessa velocidade!! E no caso, que bateu o farol direto na parede (que não se deformam) e a massa grande do carro a velocidade foi de 1Km/h a 0Km/0 (parado) em um curto espaço de tempo (0,1s por ex). Calculando temos que a força de impacto foi de muitas toneladas, fazendo quebrar o farol facilmente!
Agora voltemos aos circuitos elétricos, onde podemos modelar o carro em baixa velocidade. Digamos que temos um indutor bastante grande (massa grande do carro), de uns 100H. E uma fonte de corrente de uns 10mA (baixa velocidade do carro descendo). Agora fechamos o circuito e mantemos essa corrente constante. O que acontece quando abrirmos o circuito (com uma chave ou um relé?) A variação da corrente (mesmo sendo pequena, de 10mA a 0mA) multiplicada pela grande indutância fará com que um arco voltaico ocorra! Ou seja, o mesmo que a grande força aplicada no farol.
Em um elemento puramente resistivo não existe esse termo derivativo e portanto a variação da corrente não importa. V = R*i. Se tivermos 20, 100A não haverá a "inércia". Pensando em termos mecânicos, é um carro sem massa que seria desacelerado (um carro de papel nunca quebraria a lanterna hahaha!!).
Um abração
Eduardo