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Autor Tópico: Duvida relé  (Lida 6221 vezes)
Japa
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« : 01 de Dezembro de 2012, as 08:44:01 »

Olá galera, tenho um relé aqui, modelo jqx-3f(t73) 12vdc

mas não to conseguindo entender uahauhauh
12vdc é a entrada?
e a saída é de quanto?
são 3 terminais de saída?
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daniel_tubes
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« Responder #1 : 01 de Dezembro de 2012, as 08:54:42 »

Não meu amigo, relê e uma chave eletromagnetica..

igual a essa aqui.



Quando você liga a bobina nos 12 volts o rele muda os contatos.

por exemplo sem energia na bobina(sao os pinos 2 e 5) você tem passagem de eletrecidade pelos pinos 1 e 4
quando você liga a bobina em uma fonte de força a chave muda, e passa a eletrecidade pelos pinos 1 e 3



É usado como uma chave eletrica, podendo ele tem varias chaves
como esse aqui


pesquise um pouco mais que você ira entender, não é dificil.

Att Daniel
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2012, as 08:58:53 por daniel_tubes » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Japa
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« Responder #2 : 01 de Dezembro de 2012, as 10:50:15 »

Certo, entendi.
Mas tenho várias inscrições com tensões aqui no relê

Uma em frente ao modelo (12vdc)
e outras 4 em baixo:
250V
120V cc
120VAC
24 VDC

a de 12vdc é a tensão com que ele deve ser alimentado? e as outras?
Obrigado!
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« Responder #3 : 01 de Dezembro de 2012, as 11:05:30 »

Japa , as outras sao as tensões de isolamento dos contatos.

Procure um datasheet que você descobrira tudo que precisa..

Att Daniel
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Japa
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« Responder #4 : 01 de Dezembro de 2012, as 11:50:00 »

Ok, obrigado Cheesy

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Bom, aproveitando aqui, http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/1327-art192.html
nesse esquema, se usa 24V do transformador..mas pede um rele de 12v..é isso? mas, dá merda então auhauh
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2012, as 12:21:16 por Japa » Registrado
a.sim
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« Responder #5 : 01 de Dezembro de 2012, as 13:02:59 »

Certo, entendi.
Mas tenho várias inscrições com tensões aqui no relê

Uma em frente ao modelo (12vdc)
e outras 4 em baixo:
250V
120V cc
120VAC
24 VDC

a de 12vdc é a tensão com que ele deve ser alimentado? e as outras?
Obrigado!

Olá.

Eu achei somente a foto do JQC http://www.relays-china.com/jqx-3f%28t73%29-pcb-relay.html mas que deve ser semelhante.

12 V DC é a tensão da bobina. As demais especificações referem-se à capacidade de corrente de comutação, que muda conforme a tensão :

7 A em 250 V AC
10 A em 125 V AC
12 A em 120 V AC

e o mais estranho :

10 A em 28 V DC

À medida que a tensão da carga aumenta, torna-se necessário reduzir a corrente máxima a fim de evitar o desgaste prematuro dos contatos do relé. Por outro lado, se a corrente é DC, não existe o cruzamento por zero que a corrente AC tem duas vezes por ciclo. Com isso, torna-se mais difícil extinguir o arco elétrico entre os contatos por ocasião da abertura do circuito. Se a tensão e/ou corrente for suficiente, o arco não se extigue e o circuito não " abre " .
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2012, as 13:05:13 por a.sim » Registrado
Japa
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« Responder #6 : 01 de Dezembro de 2012, as 15:09:56 »

Dá uma ajudinha aqui galera...
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/1327-art192.html

Eu não entendi, pede um transformador 12+12, liga 24v no circuito, e o relê é de 12v...Não queimaria o relê?
E se eu ligar somente os 12v, o circuito ae funcionaria normalmente?
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« Responder #7 : 01 de Dezembro de 2012, as 15:21:20 »

Dá uma ajudinha aqui galera...
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/1327-art192.html

Eu não entendi, pede um transformador 12+12, liga 24v no circuito, e o relê é de 12v...Não queimaria o relê?
E se eu ligar somente os 12v, o circuito ae funcionaria normalmente?

o transformador de 12+12  como está no esquema esta sendo retificado as duas extremidades e o center tap no terra, sendo assim, não se tem 24V e sim 12V. você também pode usar um transformador simples 0+12,  nesse caso usaria uma ponte usando 4 diodos.
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Japa
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« Responder #8 : 01 de Dezembro de 2012, as 15:27:35 »

aaah, muito obrigado!
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« Responder #9 : 01 de Dezembro de 2012, as 15:39:31 »


À medida que a tensão da carga aumenta, torna-se necessário reduzir a corrente máxima a fim de evitar o desgaste prematuro dos contatos do relé. Por outro lado, se a corrente é DC, não existe o cruzamento por zero que a corrente AC tem duas vezes por ciclo. Com isso, torna-se mais difícil extinguir o arco elétrico entre os contatos por ocasião da abertura do circuito. Se a tensão e/ou corrente for suficiente, o arco não se extigue e o circuito não " abre " .
Muito interessante... essa eu não sabia.
Por isso as especificações das tensões em DC são sempre MUITO mais baixas...
Mas se baixar essa tensão DC a ser comutada pelo rele na casa dos mA, posso aumentar a tensão ou pode dar arco da mesma forma?
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2012, as 15:42:12 por kem » Registrado

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« Responder #10 : 02 de Dezembro de 2012, as 09:25:00 »

Por isso as especificações das tensões em DC são sempre MUITO mais baixas...
Mas se baixar essa tensão DC a ser comutada pelo rele na casa dos mA, posso aumentar a tensão ou pode dar arco da mesma forma?

O arco se dá devido a "inércia" (o termo é mecânico mas poéticamente serve para o que quero explicar) dos cargas no fio. Quanto menor a corrente, menor será esta "inércia", algo na casa dos mA certamente não induzirá arco, ou será mínimo! Mas com certeza é algo que devemos ter em mente!
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« Responder #11 : 02 de Dezembro de 2012, as 10:25:27 »

Pessoal, onde eu acho relê pra 9v? pra usar em pedais tem que ser 9v ou 12v dá certo?Abç
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Ledod
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« Responder #12 : 02 de Dezembro de 2012, as 12:00:35 »

O arco se dá devido a "inércia" (o termo é mecânico mas poéticamente serve para o que quero explicar) dos cargas no fio. Quanto menor a corrente, menor será esta "inércia", algo na casa dos mA certamente não induzirá arco, ou será mínimo! Mas com certeza é algo que devemos ter em mente!

 Só um comentário (haha não me leve como sendo chato =D) na verdade a corrente em si não é tão importante, mas sim a sua taxa de variação e o elemento de carga do sistema!

 A física é mesmo muito interessante, a dualidade entre a mecânica e a teoria de circuitos é direta! Vou tentar explicar como uma corrente de mA pode induzir um arco gigante e como uma corrente de dezenas ou centenas de A talvez não...

 Bem, como todos sabem da escola, força é massa X aceleração. Entretanto a aceleração é a derivada da velocidade (é quanto a velocidade variou em espaço de tempo, deltaV/deltat com t tendendo a 0) ou seja, F = m*dv/dt . Mas vamos olhar como a tensão varia com a indutância V = L* di/dt, que é a derivada da corrente.
 As equações são exatamente as mesmas, porém a massa virou a indutância, a variação da velocidade virou a variação da corrente e a força virou a tensão elétrica.

 Agora vamos voltar ao mundo real, pensemos em um carro, que por descuido do motorista, não deixou o freio de mão puxado dentro da garagem que está inclinada. O carro vai devagarinho, devagarinho e em um espaço de 50cm bate na parede !!! Com isso, a lanterna do carro quebra, amassa um pouco o para-choque, etc.

 Agora vamos pensar, como que quebrou a lanterna? Se nós dermos um murro na lanterna talvez machuquemos a mão e não aconteça nada com ela! A força empregada deve ser muito grande para fazer quebrar...

 O que aconteceu aqui? Bem vamos lembrar da velha equação de Newton, F = m*dv/dt. A velocidade com que o carro bateu foi de 1 Km/h, pois não deu tempo de acelerar muito em 50 cm, ela é muito baixa, mas a equação não tem a ver com a velocidade do carro e sim com a taxa de variação dessa velocidade!! E no caso, que bateu o farol direto na parede (que não se deformam) e a massa grande do carro a velocidade foi de 1Km/h a 0Km/0 (parado) em um curto espaço de tempo (0,1s por ex). Calculando temos que a força de impacto foi de muitas toneladas, fazendo quebrar o farol facilmente!

 Agora voltemos aos circuitos elétricos, onde podemos modelar o carro em baixa velocidade. Digamos que temos um indutor bastante grande (massa grande do carro), de uns 100H. E uma fonte de corrente de uns 10mA (baixa velocidade do carro descendo). Agora fechamos o circuito e mantemos essa corrente constante. O que acontece quando abrirmos o circuito (com uma chave ou um relé?) A variação da corrente (mesmo sendo pequena, de 10mA a 0mA) multiplicada pela grande indutância fará com que um arco voltaico ocorra! Ou seja, o mesmo que a grande força aplicada no farol.

 Em um elemento puramente resistivo não existe esse termo derivativo e portanto a variação da corrente não importa. V = R*i. Se tivermos 20, 100A não haverá a "inércia". Pensando em termos mecânicos, é um carro sem massa que seria desacelerado (um carro de papel nunca quebraria a lanterna hahaha!!).


Um abração

Eduardo
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2012, as 12:10:34 por Ledod » Registrado
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