Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Novembro de 2024, as 19:26:45

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Calculo de potência útil???  (Lida 2756 vezes)
Tiago Vulgar
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22

O sonho do careta é a realidade do maluco

« : 27 de Novembro de 2012, as 13:56:01 »

Pessoal que é bem conhecedor das teorias, dá uma olhada nisso aqui que eu vi:

http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=7&t=984

Na primeira resposta do autor do tópico o cara diz que calcula a potência útil com o valor do fusível, procede isso???
Handmaker

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105

« Responder #1 : 27 de Novembro de 2012, as 18:23:16 »

É uma forma usável, porém tem que ter certeza que o fabricante usou a mesma eficiência que você estará usando para fins de cálculo!

Mas este calculo é aproximado.... mas já dá para desmistificar os números que os fabricantes usam nos modelos para poder impressionar os compradores!

Abraço!
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #2 : 27 de Novembro de 2012, as 18:51:57 »

Tem um furo no raciocínio dele. Ninguém dimensiona o fusível para a corrente de consumo nominal, mas um valor acima, senão ele poderia queimar o fusível toda hora.  E cada um vai dar uma folga no fusível diferente do outro. Assim fica muito impreciso e variável confiar nesse cálculo.

Por exemplo: meu osciloscópio tem consumo de 55W, mas os fusíveis são de 2A para 120V e 1A para 220V. Se fosse  verificar a potência dele pelo raciocínio dele seria um consumo de 2x120 = 240W e 1x220 = 220W o que é 4 vezes mais do que o de verdade.  

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Tiago Vulgar
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22

O sonho do careta é a realidade do maluco

« Responder #3 : 27 de Novembro de 2012, as 20:41:32 »

O cara disse que nas especificações o valor calculado chega próximo ao especificado. Pode ser mera coincidência ou o fabricante não colocou o fusível adequado!
Handmaker

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105

« Responder #4 : 28 de Novembro de 2012, as 14:06:45 »

Tem um tópico recente aqui no fórum que discute como dimensionar um fusível para um amplificador... alguns adotam uma corrente ligeiramente acima da nominal... outros extrapolam um pouco tendo em vista que em um curto a corrente é absurda.

Mas como eu falei no meu post e o xformer demostrou de maneira fácil de assimilar... é muito difícil de saber que método ele usou para dimensionar o fusível...

Dá até para ter uma noção mas a potência real pode ser 2, 3 ou até 4 vezes menor do que a que foi calculada por este método.

Acho que se você verificar a corrente no secundário do transformador... terá algo mais preciso... mas não sei o modo mais adequado de fazer isto!
  Imprimir  

Ir para: