Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Novembro de 2024, as 07:42:10

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Potenciômetros e Knobs para Les Paul  (Lida 14590 vezes)
Bruno Lucca
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49

« Responder #15 : 25 de Novembro de 2012, as 15:52:50 »

Tiarlei

Aqui na minha cidade (Campo Grande\MS) consigo achar esses pots nos valores mais comuns (250k e 500k).

Finck

Pois é, achei bem carinho mesmo. E não tinha reparado que o pot não tem o eixo estriado então além de caro ainda é ruim pra colocar os knobs  Cheesy. Acho que vou comprar de fora mesmo, vi neste site aqui

http://www.guitarpartsonline.com

e tem tudo que preciso, os pots, knobs e também a chave seletora que já pretendia trocar. Eu comprei os captadores desse pessoal, só que pelo Ebay. Mas não sei se comprando direto desse site eles enviam para o Brasil, alguém sabe?? Vou mandar um email perguntando, pois se enviarem tem tudo que preciso a preços acessíveis. E muito boa sua sugestão de usar resistores fixos enquanto os pots nao chegam, acho que vou fazer isso mesmo. E ainda posso deixar os pots originais na guitarra mas desligados, assim não ficam  buracos e ninguem vai perceber nada  Grin Grin.

Alex

Então, minha preferência é pelos Alpha ou CTS mesmo, pra evitar dor de cabeça depois. Mas achei muito caro o preço aqui, 22 reais, sendo que nesse site que mencionei acima um CTS custa U$ 6. Vou comprar de fora mesmo, assim já compro pots, knobs e chave seletora e refaço a parte elétrica.

Obrigado a todos pelas sugestões, me foram de grande ajuda.
Um grande abraço,
Visitante
« Responder #16 : 25 de Novembro de 2012, as 19:40:39 »

Você pode usar um pot de 500k, ou mesmo 250k, e adicionar um resistor de de 27k em paralelo com ele (nos pinos 1 e 3).
Garanto que ficará perfeito.

Até mais.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81

« Responder #17 : 25 de Novembro de 2012, as 20:16:17 »

Você pode usar um pot de 500k, ou mesmo 250k, e adicionar um resistor de de 27k em paralelo com ele (nos pinos 1 e 3).

Até mais.

Já "fabriquei" muito valor de potenciômetro, e garanto também que funciona bem, os pots da acel tem furinho perto dos terminais,
eu coloco o resistor ali parece que veio assim de fabrica, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ!
HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Bruno Lucca
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #18 : 25 de Novembro de 2012, as 22:49:55 »

Até mais.

Eu tenho os 4 pots dos captadores originais da guitarra, que são de 500k. Esse método de adicionar o resistor fica bom mesmo?? Pois senão posso instalar os captadores ativos desse jeito enquanto os pots, knobs e chaves chegam do ebay, assim não fico sem a guitarra. Aí quando chegar refaço toda a parte elétrica. Aliás, por acaso alguém já comprou pelo site do Guitar Parts Online?? Sabem se eles enviam para o Brasil??

Abraço galera, muito obrigado pela ajuda.
Visitante
« Responder #19 : 26 de Novembro de 2012, as 00:00:40 »

Faça o teste e não vai se arrepender.
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #20 : 26 de Novembro de 2012, as 09:30:51 »

Então fechou, vou fazer isso mesmo. Vou instalar os captadores ativos com os pots de 500k usando esse esquema do resistor em paralelo e assim posso comprar e esperar as peças no Guitar Parts Online. Aliás, rspondendo minha própria pergunta eles enviam para o Brasil sim. Já comprei com eles pelo ebay e recomendo os captadores da Dragonfire, são muito bons e o preço é acessível. No site deles tem muita coisa interessante para guitarras, fica aí a sugestão pra quem esiver atrás de hardware.

Abrço,
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #21 : 28 de Novembro de 2012, as 18:45:04 »

Não sei se a dica vai funcionar com os captadores ativos, mas eu lí ontem num site gringo que pode-se usar potenciômetros de 1 Mega em humbuckers, e que isso "suga" menos timbre. Pretendo testar (preciso mesmo trocar os meus pots, ou melhor, os da minha guitarra), mas pode ser que demore um pouco.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Victor Nery
Handmaker

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229

There‘s no religion higher than truth

« Responder #22 : 28 de Novembro de 2012, as 20:05:34 »

Saudações,

Ou se você for corajoso e/ou tiver a habilidade necessária:

Potenciômetros Alpha de 25k desses comuns e adeus ao monopólio.

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #23 : 28 de Novembro de 2012, as 20:14:06 »

Victor? A madeira não fica muito fina? Não quebra facil?
I don't want to die young...
I want to diode!
Victor Nery
Handmaker

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229

There‘s no religion higher than truth

« Responder #24 : 28 de Novembro de 2012, as 20:22:31 »

Saudações,

Fiz na minha Les Paul para instalar uma daquelas chaves DPDT de alavanca para funcionar como coil-cut.

E também fiz o mesmo num contrabaixo, parecido com o da imagem que segue, em que instalei um circuito ativo e precisei substituir os valores dos potenciômetros e não conseguia encontrar potenciômetros long shaft acessíveis.

Atentem para a velocidade da furadeira se forem fazer isso. Se colocarem a furadeira "no talo", a madeira pode rachar ou até mesmo quebrar. Fiz com uma furadeira manual e ia apertando o gatilho e soltando, fazendo o contorno bem devagar e testando para ver se já dava para encaixar o potenciômetro.

A madeira até fica um pouco fina mas não a ponto de quebrar. Pelo menos até hoje não tive esse tipo de problema.

Abraço
« Última modificação: 28 de Novembro de 2012, as 20:26:24 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #25 : 28 de Novembro de 2012, as 21:59:22 »

Finck, em captadores ativos o indicado é isso mesmo, 25k. Eles não tem esse problema dos captadores passivos, o sinal já vem bufferizado e com baixa imedância. E eu sinceramente acho 1M desnecessário, mesmo para humbuckers passivos, mas isso vai de cada um... Na verdade eu não conheci ainda um captador ativo do qual apreciasse o timbre. Tive uma Dean Deceiver com EMG 81 e 89 e a vendi, pois era toda perfeita para esse set. Mas uma coisa é verdade: ruído quase zerado!

Eu acho triste gastar uma nota numa guitarra e deixar pots, jacks e chaves meia boca. Na hora H eles adoram mostrar o pedigree!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #26 : 29 de Novembro de 2012, as 12:46:15 »

Bom eu nunca usei ativos, então nunca me preocupei em pesquisar nada a respeito deles. Mas como conhecimento nunca é demais, agradeço a informação!

Sobre o uso da broca para "afinar" a madeira, recomendo bastante cuidado com a centragem, porque justamente a parte mais fina da ponta da broca não vai ter apoio (já vai haver um furo no local). Se a furadeira for uma daquelas "dançarinas" (como é a maioria dos modelos "hobby"), que deixam a boca tremer demais, a chance de dar problema é grande.

Para evitar a chance da madeira rachar devido a espessura que ficou muito fina, a sugestão é usar superbonder por trás (aplique pouco de cada vez, para não deixar escorrer!), e deixar secar bem antes de colocar os pots. A cola vai se infiltrar nos veios da madeira, reforçando o local.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Bruno Lucca
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #27 : 03 de Dezembro de 2012, as 10:15:02 »

Nesse último fim de semana instalei os caps ativos na minha les paul seguindo a recomendação do pessoal aqui no tópico. Usei os potenciômetros originais da guitarra (500k) e resistores de 27k em paralelo com os pinos 1 e 3 dos potenciômetros. Funcionou perfeitamente. O único porém foi que na hora de desmontar terminei de quebrar um knob que estava trincado Bufando Bufando. Mas vou pedir knobs novos junto com os pots e a chave seletora para deixar a parte elétrica OK. Pelo menos não fico sem a guitarra até chegarem.

Abraços, e muito obrigado pelas dicas.
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #28 : 03 de Dezembro de 2012, as 12:14:54 »

Retirar e recolocar knobs foi uma arte que aprendi através do prejuízo...rs.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Marcus Vinícius
Colaborador

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81

« Responder #29 : 03 de Dezembro de 2012, as 13:09:32 »

Eu tenho 4 knobs dourados, desculpe a "minha" preferência mas acho horríveis e tirei da minha les paul quando turbinei,
se você morasse mais perto te dava :/

São desses daqui:
HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: