Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Novembro de 2024, as 08:37:26

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Melhorar Potenciômetro de Wah  (Lida 3595 vezes)
RuyThonson
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 113
-Recebido: 63

« : 23 de Novembro de 2012, as 18:04:40 »

Esses dias um amigo me pediu para fazer umas mods no Cry Baby dele, que era GCB-95 padrão.

Ate ai tudo bem, eu também tenho um GCB-95, mas como peguei usado o pot estava bem ruim e acabei usando um alpha no lugar. 100k Linear.

Ai me bateu a curiosidade e acabei trocando as placas apenas para ver como o potenciômetro mudava o timbre e acabei achando que mudava bastante, o timbre da minha placa no dele ficava bem mais aberto, isso em relação a placa dele.

Meu pot mesmo indo ate o fim não fica tão aberto, ai me veio a duvida.

Tem como melhorar isso? Por que não estou com grana para comprar um Hot Potz. Pelo menos não agora.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229

There‘s no religion higher than truth

« Responder #1 : 23 de Novembro de 2012, as 18:12:09 »

Saudações,

Mas e então qual o verdadeiro problema? O potenciômetro ou a placa? Wink

Se entendi bem você usou o potenciômetro do dele no lugar do seu... daí você verificou se era de 100k também? Veja que a curva pode e provavelmente mudará mas não os extremos (considerando que eles apresentem os mesmos valores).

Abraço
« Última modificação: 23 de Novembro de 2012, as 18:15:31 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
felixmeirelles
Visitante
« Responder #2 : 23 de Novembro de 2012, as 18:13:22 »

Só medindo para ver se tem alguma irregularidade no curso do pot.
As vezes 2 pots da mesma marca, da mesma série e do mesmo lote tem medições totalmente diferentes.

A melhor dica é:
Pegue um multímetro e meça a resistência do pot do inicio ao final do curso anotando os resultados, para poder traçar a curva real de "resistência x curso":

Por exemplo:
8 horas = 0 ohms
9 horas = 2K
...
5 horas = 98K
6 horas = 106K

Os antigos ICAR por exemplo tem a "ação" mais concentrada no centro do curso, o Hot Potz II pelo visto também, os ALPHA costumam a ser bem distribuídos durante o curso, por isso não são ideais para pedais de Wah.
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #3 : 23 de Novembro de 2012, as 18:16:57 »

Então, não é que exista um problema na placa ou no pot, eu que estou usando o pot errado. Mas, como não tenho como comprar o correto estou tentando amenizar a diferença.

Infelizmente nem tenho como fazer as medições, já devolvi o pedal para meu colega e ele que tinha o hot potz.
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #4 : 26 de Novembro de 2012, as 13:54:09 »

Consegui chegar ao som que eu queria.

Após ficar escutando o timbre acabei percebendo que o problema não era exatamente falta de agudo e sim sobra de grave, então tudo que fiz foi adicionar um resistor de 5,6k ao final da cadeia, ali no pot.

Ficou bem como eu queria.

Tirei uma foto para verem.
  Imprimir  

Ir para: