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Autor Tópico: Após reformados pela primeira vez, 12PW3 queimam com frequencia  (Lida 17217 vezes)
mclasta
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« : 21 de Novembro de 2012, as 17:57:02 »

Olá nobres amigos!

Bom, a tempos sem banda, parece que vou voltar a precisar daquele meu PA. tenho no meu Set uma mesa behringer, um equalizador e uma potência behringer EP-1500.
Como caixas passivas, montei duas com alto-falantes distintos, sendo uma 2 x 12 feita com o aproveitamento de 2 noviks que tinha por aqui, e uma 2 x 12 feita com 2 12PW3 da Sellenium. Ambas são montadas com a mesma configuração isto é, sendo os dois falantes de 8 ohms, e esses ligados em paralelo, tenho então duas caixas 2 x 12 de 4 ohms.

Quanto à EP1500: Segundo o manual, essa potência, a 4ohms por canal, com ambos ligados juntos, varia entre 400 e 450Watts, sendo que a variação considera o trabalhoentre 20Hz e 20Khz, e 1 Khz.

Quanto aos alto-flaantes: Considerando a caixa cujos alto-falantes são os 12PW3, que tem dados fáceis de se achar na net, temos o seguinte:
Potência RMS : 200Watts
Potência Prog. Musical : 400Watts
Impedância : 8Ohms
SPL 1 W @ 1m (dB) : 97

Assim, ligando 2 desses em paralelo, somamos a Potência 200Watts + 200Watts = 400 Watts.

Levando-se em conta que o manual da EP-1500 me diz que a soma dos dois canais chega a 450Watts, tenho que são 225 em cada canal!
Assim, as minhas caixas deveriam funcionar anos a fio sem problemas de queima de bobina!

Quanto ao problema:
Uma vez fomos tocar numa dessas festas em casa de amigo, em que tudo foi ligado em "rabicho" elétrico.. E ocorreu o óbvio, queimaram os falantes.. A partir daí, nunca mais eles se mantiveram por muito tempo.
Inicialmente levei para reformarem para mim, e após pagar 150,00 em cada caixa, queimou denovo em umas 2 semanas de uso! Agora em casa e com aterramento, como sempre.
Começei a pesquisar e aprendi a fazer a reforma eu mesmo, mas nunca mais a durabilidade foi a mesma, sendo que já paguei 2 vezes para que reformassem, e eu mesmo já os reformei 3 vezes.

Pergunta:
Aqui em Porto Velho as lojas especializadas na venda desse tipo de material vende bobina assim:
1º ele te pergunta: Vc vai querer bobinas de Kepto ou de alumínio?
Depois que você escolhe, se não me engano eles indicam Kepto como melhor opção, vem a segunda parte.
Ele pergunta, qual e o nº da bobina?
Como já estou acostumado, eu sempre levo os falantes desmontados lá para testes.. Então ele abre caixas e mais caixas com bobinas de diferentes numerações.. porém, nessas bobinas daqui só tem um número.. tipo: 1690..
Esses números só dizem respeito ao diâmetro da bobina..

Bom.. acho as bobinas que caem "de chuá", e levo tudo pra casa..
Monto tudo certinho, como aprendi, verifico se não há nada raspando e pronto, inicia-se o uso dos falantes novinhos em folha!
Passam algumas semanas e eles começam com frescura.. racham o som, e então queimam..

Perguntas:
Pessoal, como eu devo comprar bobinas? Digo, não deveria haver especificações quanto à potência de cada bobina? Não sei se esse é o meu problema, mas acho que estou levando bobinas com potência mais baixa, que quando ligadas lá na minha EP-1500 queimam pela sobrecarga..

Como devo proceder para fazer falantes duráveis?

Ah.. alumínio ou Kepto? heheh
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« Responder #1 : 21 de Novembro de 2012, as 18:45:17 »

Buenas

Você não relatou se o vendedor lhe pergunta sobre a impedância.
Tenho um amigo que conserta falantes há um bom tempo e ele sempre diz que o recuperado queima antes do original.

Abraço
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« Responder #2 : 21 de Novembro de 2012, as 19:28:51 »

Citar
Ah.. alumínio ou Kepto? heheh

O nome correto é Kapton, um filme de poliimida da DuPont.

http://www2.dupont.com/Electrical_Solutions/pt_BR/segments_industry/needs_applications/components/kapton.html
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« Responder #3 : 22 de Novembro de 2012, as 07:17:39 »

Oi amigo xformer,

Então, fiquei com vergonha, mas eu esqueci de dizer que eu sabia o nome correto, eu só estava resaltando a qualidade dos vendedores e tentando demonstrar o tipo de ajuda de que disponho por aqui!

Mesmo assim, obrigado pela instrução!

Wink

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« Responder #4 : 22 de Novembro de 2012, as 10:08:45 »

A Selenium disponibiliza os melhores documentos sobre falantes que eu ja vi...
O do 12PW3: www.selenium.com.br/site/assets/produtosfinal/50_pdfManual.pdf
Pelo documento, a bobina é de Kapton, diametro de 46mm e altura do enrolamento de 10,5mm.
Pelo qe conheço de lojas de insumos para falantes, você não vai achar uma bobina com essas especificações, ou seja, não vai conseguir deixar ele como original.
Tente ver se acha alguém que enrole essa bobina para você seguindo essas especificações.
Quando for montar com essa bobina, deixe menos de 1mm do enrolamento da bobina acima da arruela superior.
Caso não consiga uma com essas especificações, o mais proximo que vai achar no mercado é com altura do enrolamento da bobina de 13mm. No caso desta, tente deixar uns 3mm do enrolamento da bobina acima da arrulea superior.
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« Responder #5 : 22 de Novembro de 2012, as 10:50:03 »

Cara, eu reformo alto-falantes já a uns 5 anos,

A durabilidade depende muito da qualidade da bobina, procura usar bobinas originais que não terá problemas.
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« Responder #6 : 22 de Novembro de 2012, as 12:33:10 »

A Selenium disponibiliza os melhores documentos sobre falantes que eu ja vi...
O do 12PW3: www.selenium.com.br/site/assets/produtosfinal/50_pdfManual.pdf
Pelo documento, a bobina é de Kapton, diametro de 46mm e altura do enrolamento de 10,5mm.
Pelo qe conheço de lojas de insumos para falantes, você não vai achar uma bobina com essas especificações, ou seja, não vai conseguir deixar ele como original.
Tente ver se acha alguém que enrole essa bobina para você seguindo essas especificações.
Quando for montar com essa bobina, deixe menos de 1mm do enrolamento da bobina acima da arruela superior.
Caso não consiga uma com essas especificações, o mais proximo que vai achar no mercado é com altura do enrolamento da bobina de 13mm. No caso desta, tente deixar uns 3mm do enrolamento da bobina acima da arrulea superior.

Pow, legal essa dica, eu sempre tive essa dúvida sobre o quanto a bobina deve ficar pra dentro quando o sistema tá relachado!
Obrigado!

Bom, somente para ratificar então, você está me dizendo que a bobina fica sempre de 9,5 a 10mm para dentro, confere?

Abraços!
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« Responder #7 : 22 de Novembro de 2012, as 15:52:09 »

Oi amigo xformer,

Então, fiquei com vergonha, mas eu esqueci de dizer que eu sabia o nome correto, eu só estava resaltando a qualidade dos vendedores e tentando demonstrar o tipo de ajuda de que disponho por aqui!

Mesmo assim, obrigado pela instrução!

Wink

abs []

Eu também estranhei. Mas entendi agora que era uma gozação com os vendedores.  Em todo caso, se precisar de alto-falantes novos, meu irmão vende esses modelos (e também o 10PW3):

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-449413104-selenium-12pw3-woofer-8-ohm-_JM

Pode perguntar direto pra ele no ML se ele consegue as bobinas originais pra você, quem sabe né ...

Abraço.
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« Responder #8 : 22 de Novembro de 2012, as 17:14:03 »

Bom, somente para ratificar então, você está me dizendo que a bobina fica sempre de 9,5 a 10mm para dentro, confere?
A espessura da arruela superior do conjunto magnetico desse falante é de 8mm.
No caso de uma bobina de 13mm, tente deixar pelo menos 3mm para cima da arruela (10mm para dentro, como você falou).
Deixando 2,5mm acima da arruela, você terá 8mm dentro da arruela e 2,5mm para baixo da arruela, teoricamente ideal.
Mas como a bobina original tem enrolamente com 10,5mm de altura, quando usada fica aproximadamente 1,25mm para baixo da arruela.
Usando uma bobina com enrolamento maior, e deixando mais bobina para baixo da arruela, você aumenta o risco de num grave mais forte a bobina bater na arruela inferior e queimar seu falante na hora.
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« Responder #9 : 22 de Novembro de 2012, as 18:24:06 »

Massa!

Estou começando a pensar que pela falta desse conhecimento, esse foi o erro que cometi! Bom, pelo menos não sou apenas eu, pois as duas vezes que reformaram para mim isso ocorreu também!

Obrigado pelas explicações!

Como nada é tão simples como parece hehe, deixa eu entender esse lance das arruelas.

Ocorre que eu já reformei meus falantes, mas nunca foi necessário descolar o conjunto magnético, daí a ignorância!

Então, pelo seu texto (Dr. Kem), você diz que no caso da bobina de 13mm, deixando 3 para fora e 10 para dentro, dos 10mm, 2,5mm fica abaixo da arruela e 8mm dentro da arruela. Não entendi!

O que é que você chama de arruela superior e inferior?

Tá, vou tentar aqui:
A arruela inferior é o "PISO" daquele sulco onde entra a bobina, quer dizer, quando o falante está desmontado e eu coloco a bobina lá e a solto, ela entra até bater nisso que chamou de arruela inferior e parar, certo? Então é o final do sulco.

A arruela superior é o início do sulco, quer dizer, quando eu inserir a bobina 10mm no sulco, eu vou ser capaz de enxergar 3mm do enrolamento da bobina, aí o resto eu não consigo ver, pois passa a arruela superior.

Rapaz, perdão pelo nível amador da pergunta, mas sabe como é, nunca chamaram aquilo de arruela perto de mim! E meu conhecimento é totalmente auto didata quanto a alto-falantes.

Abraço!


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« Responder #10 : 23 de Novembro de 2012, as 07:16:29 »

Uma imagem fala por mil palavras...

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« Responder #11 : 23 de Novembro de 2012, as 08:45:34 »

Pow, pena que acabou aquilo de karma, era legal! +1 karma pra vocês todos! +2 karma pro Kem!

Abraços!

-----
Agora que entendi Kem, deixa eu lhe perguntar sobre uns detalhes:
1 - O problema a ser resolvido, proposto pelo tópico, é justamente que as bobinas vem queimando facilmente;
2 - O falante que leva bobina original, tem apenas 1,5mm para baixo da arruela superior;
3 - O ponto teoricamente ideal para uma bobina que tem enrolamento de 13mm é com 2,5mm abaixo desta, 1mm a mais do que o original;

Já que o ponto a ser atacado aqui, para resolver meu problema, é justamente a montagem MAIS SEGURA, não acha então que utilizando a bobina de seja qual for o tamanho do enrolamento, eu deveria trabalhar com 8mm + 1,5mm = 9,5mm para dentro do GAP, de forma a reduzir a chance de bater a dita cuja na arruela inferior?

Se achar que é besteira eu desisto e monto com 10mm pra dentro, senão, estou inclinado a optar pela montagem mais segura.. Na verdade, ainda nem tentei fazer isso com tamanha precisão, então não sei nem se vou ser capaz de escolher entre 10 e 9,5 mm, mas vamos dizer que sim, ao menos na montagem teórica ok?

Muito grato!
« Última modificação: 23 de Novembro de 2012, as 08:54:13 por mclasta » Registrado
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« Responder #12 : 23 de Novembro de 2012, as 09:18:15 »

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Pelo documento, a bobina é de Kapton, diametro de 46mm e altura do enrolamento de 10,5mm.
...
O ideal seria você usar uma bobina com as especificações da original (acima).
Mas como você pode não conseguir achar, sobra a de 13mm.
Deixando 3mm do enrolamento da bobina pra cima da arruela superior, vai sobrar 2mm pra baixo dela, muito proximo dos 1,25mm originais. Deve ser o suficiente (meça 0,75mm com uma regua - como você disse, é dificil mesmo)...
Não tem mais o karma... mas tem o obrigado em cada post, em cima a direita...
« Última modificação: 23 de Novembro de 2012, as 09:21:32 por kem » Registrado

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« Responder #13 : 23 de Novembro de 2012, as 10:48:54 »

mclasta.
Também reformo alto-falantes; sem conhecimentos técnicos específicos.
A minha preocupação (quanto à bobina) é a impedância e após a montagem "sempre" funcionam de acôrdo com o esperado.
Acredito que: após bem centralizado e colado à contento; tudo deve corresponder.

Abraços.
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« Responder #14 : 23 de Novembro de 2012, as 11:36:08 »

É, tudo que eu faço, em relação à reforma de alto-falantes, é com base em conhecimentos buscados na rede.
Não sei se eu estou errado, mas a montagem em si é relativamente simples de se obter um resultado satisfatório, se utilizadas técnicas adequadas para a montagem, como garantir o correto posicionamento da bobina com a utilização de tiras de radiografias, a colagem das coisas garantindo-se que estas estão realmente em sua posição neutra, isto é, relaxadas, e o capricho.. para mim, a parte mais difícil ainda é fazer o corte do cone perfeitamente ajustado à bobina, mas eu chego lá.. derepente você têm alguma dica para esse corte Smiley Eu costumo riscar à lapis, colocando a bobina manualmente no cone, e usando-a como régua.. faço um corte menor com o estilete (1 cm menor), e então tiro a borda mais precisamente usando uma tesoura.. As vezes ocorre de amassar um pouco o cone quando de celulose, mas dá certo.. Diretamente com estiulete é complicado, pois há a chance grande dele deslizar mais do que devia em algum ponto do corte!
Para mim, ignorante do assunto, o meu problema parece ser que a altura da bobina, em relação à o quanto ela deve entrar no GAP, era totalmente decidida no chute.., então esse deve ser o problema que vinha causando a perda dos alto-falantes..

Eu decidi que vou fazer com as bobinas encontradas aqui em Porto Velho mesmo, pois não quero ter que esperar pelo frete de algo tão barato e frágil.. enfim.. tem que dar certo!

É isso por enquanto, obrigado.
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