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Autor Tópico: Como limpar braço da guitarra?  (Lida 31670 vezes)
bossman
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« Responder #30 : 19 de Novembro de 2012, as 17:51:30 »

Algumas vezes costumo usar lustra moveis para polimento do corpo e pinturas foscas.

Eu usava Tacolac em escalas e ficava ótima ! Que pena que não acho mais aqui.
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kem
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« Responder #31 : 19 de Novembro de 2012, as 17:53:26 »

Eu usava Tacolac em escalas e ficava ótima ! Que pena que não acho mais aqui.
Tem uma cera pra piso que tem uma resina similar a do tacolac...
Não lembro a marca certa, mas ja citaram ela aqui no forum...
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« Responder #32 : 19 de Novembro de 2012, as 19:40:42 »

Kem, talvez não ocorra nada, mas, na dúvida, porque arriscar? Ainda mais numa madeira nobre...

Sobre a cera Tacolac, vejam se isso ajuda:

http://www.lojavirtualsegura.com.br/produto_2933_189326_cera_tacolac_tradicao_c500ml.loja
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Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
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« Responder #33 : 19 de Novembro de 2012, as 22:39:04 »


Ajuda por demais!
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kem
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« Responder #34 : 20 de Novembro de 2012, as 11:55:34 »

Kem, talvez não ocorra nada, mas, na dúvida, porque arriscar? Ainda mais numa madeira nobre...
É que eu já arrisquei um zilhão de vezes... e nada de ruim aconteceu.
Ficou a escala limpa, perfeita. Por isso recomendei.
Mas é sempre bom ouvir outras opiniões.
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« Responder #35 : 20 de Novembro de 2012, as 13:41:00 »


Gente...na boa...vamos direto á praticidade.

Se a escala não for envernizada...sem mistérios...molhe e tire o excesso de água de uma escova de lavar roupas, dessa amarela. Coloque um pouco de detergente neutro, esses de lavar pratos mesmo....e mande ver na escala. Vai fazer muito mais espuma do que molhar a escala. E escove com vontade. Mas proteja os captadores com um pano, para não molharem.

Depois e imediatamente, limpe aquela espuma toda com um pano molhado.

Coloque a escova debaixo da torneira e aprecie a SUJEIRA AMARELA e NOJENTA descer por água abaixo!

Agora seque a escala com o pano seco.

E para terminar, passe "lustra móveis" na escala e dê uma lustrada com o pano seco e ....pronto!

Esse é o método que grande quantidade de luthiers utilizam.

Nada de frescuragens e produtos químicos, e caros, de marca x ou y.

É água e sabão na madeira. E depois secar bem.

Se a escala for envernizada...use apenas lustra-móveis, de preferência siliconado.

Faço isso há uns 25 anos e nunca tive problemas. E nenhum dos meus clientes também.  Legal!
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« Responder #36 : 31 de Março de 2013, as 14:20:58 »

Vim aqui postar resultados que observei, com graxa de sapato:
Posts atrás, sugeri graxa marron, e o Kem sugeriu preta mesmo.
O que preciso limpar na minha tele é que a escala ficou meio "branqueada depois que usei Brasso nos trastes.
Se for escala escura, vai a dica:
Graxa se sapato, marrom.
Recomendo cera de carnauba (ou graxa de sapato, porque não - se quiser a escala um pouco mais escura, usa a preta mesmo).

Experimentei as seguintes marcas:
Nugget
Wassington
Ingleza
Ambas na cor preta (eu já tinha usado a cor marrom mas em objetos de decoração, e não em escalas).

Os resultados forão o seguinte (após passar, retirar excesso, e polir):
A Wassington deu um brilho meio fosco.
A Ingleza mesma coisa, mas prefiro fazer um novo teste com esta marca.
A Nugget, deu "medo", realmente assustou quando passei. Ficou um pretão danado.
Mas depois ao retirar o excesso e polir, nenhuma das marcas deixou a escala preta, ou escureceu significamente.

Pude observar que apenas da um brilho fosco, e não escurece, com excessao de lugares onde tem algum resíduo ou mancha causada por algum produto.

Nota: A escala que foi testada era Rosewood, cada casa foi testada uma marca de graxa para se comparar lado a lado e garantir mesmo resultado, já que se tratava exatamente da mesma superfície.

Nota 2: Experimentei também uma de cor branca, da marca Wassington, e o resultado foi o mesmo da cor preta, mas aparenta um brilho pouco mais forte.

Nota 3: Esta branca fica ótima para polir a parte do headstock e parte de tras do braço, quando não é pintado.
Para guitarras envernizadas, tipo sumbrust, ou aquelas que você ve que tem uma boa camada de verniz, é muito bom também. Mas da trabalho para polir.
Por isso prefiro usar só no head e lado de tras do braço mesmo.


Farei novos testes usando outras marcas que tenho aqui, e testarei a cor marrom também.
Farei um outro teste, mas usando uma escala clara.
Não, não estou louco  Cheesy
É que quero fazer um experimento, e tenho uma escala clara aqui que era de um braço que estragou.
Então tudo esta propicio.  Wink

Um segundo teste, será testar as mesmas marcas ja testadas, mas desta vez esperar secar um pouco, para depois polir.
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kem
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« Responder #37 : 31 de Março de 2013, as 16:13:42 »

Amorin, algumas considerações.
Para que voce consiga escurecer um pouco (pouco mesmo, mas da pra notar a diferença) é necessário remover toda cera / gordura que tem na escala. Eu uso removedor caseiro para isso. Alguns aqui usam outros produtos (oleo de limão, fluido de isqueiro, etc).
Agora sobre a escala clara. Na maioria das vezes, escalas claras são envernizadas. Se for o caso, não adianta passar nenhum tipo de cera.
Mas se o preto do nugget ficasse ia ser legal heim!?! Cheesy
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« Responder #38 : 31 de Março de 2013, as 16:23:41 »

Bem lembrado essa do verniz na escala clara.
É que a escala que tenho aqui não é invernizada, é apenas polida.
É um pouquinho diferente das escalas típicas.

Minha intenção não é deixa-la preta inteira.
Seria criar manchas, tipo as das vintages, se é que entendeu o que quero fazer.

Na escala escura, eu tinha passado acetona, ou álcool, antes da graxa.
Pensei em experimentar o Nugget liquido.

Um detalhe sobre as marcas, é que cada uma delas tem uma diferença de características ate para seu uso próprio, conforme a marca, uma deixa mais brilho, outro mais preto, outra hidrata, outra resseca, etc...
Mas na madeira não deu muita diferença.
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« Responder #39 : 31 de Março de 2013, as 16:29:07 »

...Minha intenção não é deixa-la preta inteira.
Seria criar manchas, tipo as das vintages, se é que entendeu o que quero fazer....
Opa, claro que entendi...
Guitarras novas assim custam uma pequena fortuna...
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« Responder #40 : 05 de Abril de 2013, as 01:38:24 »

O melhor solvente: Óleo de banana.
O melhor tira-grude: Óleo de limão (tira até cola de adesivo)
Solvente moderado Thinner, fluído de isqueiro(nafta), querosene, gasolina, álcoois em geral,
Glicerina é um álcool, além de limpar hidrata, porque é higroscópico.

Tudo isso serve para limpar, com níveis de trabalho diferente.

Óleos de madeiras hidratam.
Para preservar o ideal são óleos secantes como o óleo de linhaça sem excesso, o melhor preservante é o óleo de Tung que preenche os poros depois de seco.
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« Responder #41 : 05 de Abril de 2013, as 21:51:15 »

Além do acabamento magnífico que o óleo de tungue dá!
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« Responder #42 : 03 de Maio de 2013, as 14:03:36 »

Alguem ai sabe me dizer se o removedor de tintas agride a madeira do braco? quero retirar o verniz e a tinta de um braco de uma sx da shelter e na lixa ta meio embassado

alguem ai ja usou removedor deu certo?
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« Responder #43 : 03 de Maio de 2013, as 14:24:31 »

Alguem ai sabe me dizer se o removedor de tintas agride a madeira do braco? quero retirar o verniz e a tinta de um braco de uma sx da shelter e na lixa ta meio embassado

alguem ai ja usou removedor deu certo?

Eu já usei e tive de ter o mesmo trabalho de lixamento depois pra não deixar resquício nenhum de removedor nos poros da madeira, porque se ficar amigo... um abraço pra pintura que vai por cima depois porque o removedor que estará entranhado nos poros continuará fazendo seu serviço, então EU acho que "o crime não compensa".
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« Responder #44 : 03 de Maio de 2013, as 14:29:31 »

entao o negocio e ter paciencia mesmo ne...
outra pergunta

a sx as marcações do braco sao pintadas, comprei um jogo de 10 dots em madreperola devo colocalas primeiro para depois passa o bloco de raiar ne...
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