Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 08:14:46


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como limpar braço da guitarra?  (Lida 31134 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #15 : 19 de Novembro de 2012, as 14:25:01 »

Que tipo de comércio vende o óleo de limão, pessoal?

As próprias casas que vendem os instrumentos
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #16 : 19 de Novembro de 2012, as 14:31:10 »

Se sua escala não for envernizada (creio que não seja) pode-se usar um pedaço de Bom Bril que vai sair tudo. Mas lembre-se de proteger os captadores, senão vai enche-los de farelo de Bom Bril.

Pra escala sem verniz é o melhor método, bombril, no sentido da escala, e com vontade, não é pra fazer carinho! É vital proteger os captadores (e no caso de acústicos a boca), um pouco de fita crepe resolve.

A escala e os trastes ficam brilhando, sem um risquinho. A esponja de cozinha pode deixar riscos (mesmo com a parte amarela).

Faço isto em todos os meus instrumentos (violões, guitarras, baixo, cavaquinho, guitarra portuguesa,...) há quase 30 anos (mas nunca tive instrumentos com escala envernizada, todos são ébano ou jacarandá). Se a memória não me falha, quem me ensinou foi o Martau. O luthier Ricardo Dias (violões clássicos) tem um vídeo no youtube mostrando o procedimento.

https://www.youtube.com/watch?v=9-tEeeqFO5M

Óleos podem penetrar na madeira, que pode inchar um pouco e dar um monte de problemas, até de empeno, descolar, problemas com os trastes, pestana... O fluido de isqueiro (nafta) pode ser uma opção antes do bombril, se estiver muito brabo.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2012, as 14:37:38 por gfr » Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #17 : 19 de Novembro de 2012, as 14:41:22 »

Que tipo de comércio vende o óleo de limão, pessoal?

O correto seria vender em lojas de música. Fui na dica do Adiel e comprei da Planet Waves pelo Mercado Livre.
O que eu tinha veio dos EUA há meio milhão de anos...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #18 : 19 de Novembro de 2012, as 14:49:02 »

Valeu.

Sobre o Bombril. sinceramente:Eu tenho é medo mesmo de limpar assim, hehehee...Principalmente porque sou inesperiênte, hehehehe...
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #19 : 19 de Novembro de 2012, as 14:51:10 »

Valeu.

Sobre o Bombril. sinceramente:Eu tenho é medo mesmo de limpar assim, hehehee...Principalmente porque sou inesperiênte, hehehehe...

Pode fazer sem medo. Já tem uns 20 anos que faço isso e nunca tive problemas.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #20 : 19 de Novembro de 2012, as 14:54:41 »

Amorin, alcool pode manchar a guitarra se não prestar atenção.
É algo que se deve ter cautela no uso.
Ja a escova é muito util, principalmente para remover aquelas crostas que se acumula com o tempo.
A esponja de cozinha so rasga se for velha, ou se os trastes estiverem mau polidos.

A querosene com o tempo passa a ressecar o braço, mesmo contendo óleo, alem do mais, o uso continuo põe em risco soltar a escala do braço, ja que querosene é solvente ate para cola.

Sempre usei óleo de peroba, tem gente que reclama que engordura e tal...
O óleo de peroba é muito bom, ja usei bastante.
Um óleo legal que tenho usado ultimamente (alem do de limao), é o óleo de cedro. É da mesma fabricante do oleo de peroba, e quase igual.
Para nao ficar engordurado, é so passar, com um algodão ou esponja, esperar alguns minutos e passas um papel toalha para retirar o excesso, e deixar secar...
Citar
Sem falar que o rosewood fica lindo com ele.  Grin
E demais  Wink

... pode-se usar um pedaço de Bom Bril que vai sair tudo. Mas lembre-se de proteger os captadores, senão vai enche-los de farelo de Bom Bril.
Cheesy
Sinal que mais alguem alem de mim ja passou por isso  Cheesy

Eu uso uma lixa daquelas que de tão finas da pra assoar o nariz, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ,...
Lixas, mesmo que finas, sao abrasivas, com o tempo, deixara a escala "feia".

Fico com GrAmorim, também uso óleo de limão (da Planet Waves), barato e eficiente.
Alem do mais, hoje esta facil de encontrar.
10-12 anos atras, em minha cidade o pessoal nem sabia o que era isso.

E ele, o óleo de limão, tirado da casca do próprio, ainda lubrifica a escala de jacarandá/rosewood para não ressecar demais com o tempo.
POr isso ele é a melhor alternativa, alem de ser proprio para este fim.
Já vi na web a maluquice de alguém achar que faz óleo de limão juntando suco de limão com óleo de cozinha... Péssimo!
O certo seria fazer com oleo mineral e nao de cozinha.
O oleo de cozinha criará uma crosta com o tempo.
Mas mesmo assim nao recomendo "fabrica-lo".

Que tipo de comércio vende o óleo de limão, pessoal?
Como ja respondido pelo Bossman, em lojas de intrumentos musicais.
Tem no mercado livre, e em luthiers.
Registrado

GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #21 : 19 de Novembro de 2012, as 15:00:37 »

Uma de minhas guitas tem ate hoje alguns vestigios, desde 10 anos atras, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ  Cheesy
Registrado

diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #22 : 19 de Novembro de 2012, as 15:06:23 »

A minha sempre faço o esquema do bombril, sempre deu certo, e passei e muito por isso, os malditos farelos de bombril, minha Gianini Sonic deve ter até hoje vários desses farelos lá impregnados.

O que preciso limpar na minha tele é que a escala ficou meio "branqueada depois que usei Brasso nos trastes.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #23 : 19 de Novembro de 2012, as 15:09:54 »

O que preciso limpar na minha tele é que a escala ficou meio "branqueada depois que usei Brasso nos trastes.
Se for escala escura, vai a dica:
Graxa se sapato, marrom.
Passa, retira o excesso, polimento, e depois um oleo.
Pode passar so o oleo tambem.

Para este caso de passas brasso nos trastes, tem que cobrir a escala com fita crepe antes.
Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #24 : 19 de Novembro de 2012, as 15:58:19 »

Para os trastes eu uso massa de polir fina com estopa, 3 segundos em cada traste e um brilho absoluto por 6 meses.
Acho o bombril abrasivo demais...
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #25 : 19 de Novembro de 2012, as 16:18:12 »

Eu uso brasso, mas passo com algodão.
Mantem um bom brilho, por um bom tempo.
Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #26 : 19 de Novembro de 2012, as 16:31:40 »

A querosene com o tempo passa a ressecar o braço, mesmo contendo óleo, alem do mais, o uso continuo põe em risco soltar a escala do braço, ja que querosene é solvente ate para cola.
Amorin, não é querosene... é removedor, um produto diferente. Ele é usado justamente para remoção de gordura. Mas não é pra encharcar a escala... molha a escova de dentes (não va usa-la na boca depois né?) e esfregue onde tem gordura /sujeira. Pode ser usada até na pintura... limpa e não ataca em nada a pintura.
Experimente que você vai gostar do resultado...
Mas o removedor remove qualquer cera que exista na escala... deixa a madeira nua. Então é necessario passar alguma cera depois para protege-la.
Recomendo cera de carnauba (ou graxa de sapato, porque não - se quiser a escala um pouco mais escura, usa a preta mesmo).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #27 : 19 de Novembro de 2012, as 17:00:11 »

Kem, removedor resseca a madeira do mesmo jeito.  Na verdade, querosene seria até menos prejudicial. A composição química do removedor, do fluido de isqueiro, do Varsol, da querosene e da gasolina é quase a mesma. O fato de você aplicar uma cera depois cria uma falsa ilusão de hidratação por causa do brilho, mas por baixo os poros da madeira vão se abrindo, e a sujeira/cera/gordura dos dedos vai se impregnando cada vez mais, entrando num círculo vicioso.

Um solvente FORTE, não derivado de petróleo, e que pode tirar encardidos difíceis (pode tirar até a tinta, então recomendo cuidado) é o óleo de banana. É o produto preferido pela mulherada mais cuidadosa, como solvente para esmalte de unhas, no lugar da acetona, justamente porque não resseca.

Pessoalmente, em escala sem verniz, eu uso óleo de peroba (por dó de gastar dinheiro com óleo de limão...). Não é forte o suficiente para tirar encardidos, mas também eu não deixo a sujeira acumular.... Aplico com os dedos, deixo absorver por uns minutos, depois tiro tudo esfregando com uma flanela seca.

Em escala envernizada, uso WD40, aplicando com flanela. Excelente também para o corpo do instrumento, SE FOR PINTADO/ENVERNIZADO COM PU OU NITRO BRILHANTE (em acabamento fosco nem pensar). Mas tem que ser WD40 original, que não contém solvente de espécie alguma. Lubrificantes em spray "genéricos" não servem, podem até estragar o acabamento!
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #28 : 19 de Novembro de 2012, as 17:06:48 »

Nao quis dizer que o produto é querosene, o Lamer comentou que tem alta concentraçao de querosene:
o Removedor em questão tem uma alta concentração de querosene...

Recomendo cera de carnauba (ou graxa de sapato, porque não - se quiser a escala um pouco mais escura, usa a preta mesmo).
Ate mesmo porque algumas graxas de sapato tem cera de carnauba  Grin

Em escala envernizada, uso WD40, aplicando com flanela.
Em escalas invernizadas eu uso (de novo, graxa de sapato  Cheesy ), e para pintura fosca tambem da um bom resultado.
Algumas vezes costumo usar lustra moveis para polimento do corpo e pinturas foscas.
Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #29 : 19 de Novembro de 2012, as 17:24:20 »

Finck, numa madeira densa como o jacaranda... isso também ocorreria?
Não vejo esse efeito quando aplico o removedor... A madeira fica com um aspecto natural. Não chega nem a perder o "brilho"...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal