xformer, desculpe se pareceu uma bronca, mas nao foi isso. Postei na intenção de um alerta.
O autor do topico mencionou no post inicial um "J", claro que tem que procurar as possibilidades, mas quando eu postei, ele ja tinha postado o esquema do circuito, e estava mais claro sobre o que se tratava, entao apenas alertei sobre J e 2SJ.
Sobre junção P ou N, foi erro de expressao minha.
Sobre a possibilidade de se usar um JFET de canal N, tem que lembrar que um JFET de canal N funciona com variação de tensão NEGATIVA no GATE em relação ao pino de SOURCE (exatamente como uma válvula) sendo o Dreno mais positivo do que o Source, ao contrário do JFET de canal P do esquema (que funciona com variação de tensão positiva vindas do AO e do BC337) onde o Dreno está aterrado e o Source flutuante (mas mais positivo que o Dreno). Então precisa mudar mais coisas pra trocar a polaridade do canal do JFET.
Observe que coloqueio da seguinte forma:
Neste circuito pode ser usado um FET de uso geral, desde que seja junção P, ou experimentar usar um de junção N e inverter o diodo do Gate.
Mencionei que neste circuito em questão, e nao que de um modo geral é funcional. Assim como mencionei experimentar, e nao garantir.
Ao que eu vejo neste circuito, o FET faz uma comutação (chaveamento) quase similar aos convencionais chaveamentos eletronicos dos pedais.
No caso, o FET comuta quando recebe o sinal vindo do BC337, este sinal alterna entre "baixo" e "alto", portanto se for invertido o diodo teria o sinal para comutar o FET.
Mas o que vi depois, é que tambem pode comutar de forma inversa, ao invez de comutar quando tem audio, comutar quando nao tem audio.
POr isso tem que experimentar.
...onde o Dreno está aterrado e o Source flutuante...
O dreno nao esta diretamente aterrado, é um resistor de valor consideravelmente alto (1M).
Certo que talvez precise alterar mais alguma coisa.
Eu apostaria na ideia do Patines, de mudar o resistor do dreno... tem que experimentar...
Patines, nao sei se o BF 245 seria indicado aqui.
Como mencionei acima, o FET atua tambem como uma chave, e o BF245 nao da certo para isso.