Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
25 de Novembro de 2024, as 07:26:44
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Luthieria
>
O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
Páginas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
[
1
]
2
3
...
9
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços... (Lida 59028 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369
Flanelinhas, cuidado!!!
O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
«
:
05 de Novembro de 2012, as 21:37:19 »
Creio que, como eu, haja outros com a fé de que bons captadores são peças chave para se alcançar o timbre desejado.
Minha idéia com esse tópico é a de trocar experiências pessoais sobre captadores, principalmente entre quem vive abrindo a guitarrinha pra tentar um novo set de captadores ou somente aquele que irá complementar perfeitamente o original...
Por minhas mãos já passaram algumas marcas e mais recentemente pude conhecer algumas novas (novas para mim, claro... rs.) e posto aqui minha experiência. Para facilitar já vou deixando claro que os captadores de minha preferência normalmente são os que oferecem sinal não muito alto, privilegiando mais a clareza, o corpo, a articulação e o brilho.
Tanto a Fender quanto a Gibson, de um bom tempo para cá passaram a produzir modelos de linha com captadores que não me agradam tanto quanto outros, alguns inclusive considerados vintage, com características mais agradáveis aos meus ouvidos e alguns novos com essas características mas só disponíveis em modelos pra lá de especiais.
Duas marcas de captadores de reposição feitos em grande escala e com nomes aliados à qualidade são a DiMarzio e a Seymour Duncan. No meu caso particular, nunca me decepcionei com a SD, porém com a DiMarzio... Mas é um caso particular e que envolve gosto pessoal. Não refuto a qualidade de ambos.
Mesmo assim, por já terem seus nomes famosos e bem sucedidos, os preços desses captadores ficam num meio termo entre os nomes de boutique e os menos conhecidos ou mesmo considerados genéricos.
Recentemente tive duas surpresas bem agradáveis: os Wilkinson licenciados originais e uma marca que até então eu desconhecia: Tonerider. Esses Tonerider, para quem curte o tipo vintage, tanto de humbuckers quanto singles, pode ser uma solução de custo mais baixo que as duas marcas conhecidas já citadas.
-----
Já com os considerados de boutique, pude experimentar alguns que me agradaram muito!
Os Lollar eu já conhecia e tive a oportunidade de comprar um set de Blackfaces para Stratocaster. Eu posso dizer sem sombra de dúvida que são os melhores singles que eu já tive numa guitarra. E numa de um amigo que testei, um set de humbuckers de chorar de tão detalhados e dinâmicos. Fiquei com uma impressão da Lollar melhor da que eu já tinha.
http://www.youtube.com/watch?v=dJxey59H7uY&feature=related
Outros dois que eu destacaria são os Klein e os Suhr. mas infelizmente só experimentei em guitarras de amigos. Aliás um deles sempre me diz: se você quer um bom som de Fender single, nunca use captador Fender!
Mas surpresas boas mesmo foram dois "enroladores" de primeira linha, mas com preços bem razoáveis: os americanos Benson Custom e os brasileirros
Vintage
Guitar Garage. O set Two Tone desse último é de espantar de tão bom!
«
Última modificação: 05 de Novembro de 2012, as 23:20:20 por Alex Frias
»
Pagão e feliz!!
Ferro_Velho
Visitante
Re: O que falar de captadores, marcas, idustriais, enroladores, preços...
«
Responder #1 :
05 de Novembro de 2012, as 22:02:52 »
Ótimo tópico Alex!
Eu não tenho a experiência que você tem com várias marcas, mas tive um
Seymour Duncan (não lembro o modelo) humbucker numa strato fender made
in brasil (gianninni) no começo dos anos 90 e guardo boas recordações dele.
Recentemente troquei os originais da minha LP Cort por um par de Gibsons
classic 57 e classic 57 plus e adorei o timbre vintage deles.
Mas te pergunto, o que achas dos fender custom shop 69?
Eu dei uma olhada em alguns modelos fender e achei o 69 o mais "bell like"
deles.
Foi como dizer: ai sim é uma stratocaster fender.
Conheces? Gostas?
Abraço.
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #2 :
05 de Novembro de 2012, as 22:20:13 »
Não posso sobrepor meu gosto ao seu, o que importa é que você curta seus captadores. É bem pessoal.
Eu fui seduzido pela velhinha que assina os 69, sem trocadilhos, por favor... rs. Ela, Dona Abigail Ybarra, é do tempo do "Seu Léo". Porém ainda não os achei "os captadores", mas estão perto. Um outro amigo diz que ela já está caducando... Na verdade eles tem uma coisa mais na onda dos captadores dos anos 50, só que mais fraquinhos, magrelinhos... mas tem o "bell like sound"!
Dos Fender eu ficaria com os Fat 50's se fosse obrigado a escolher um deles. Mas tudo depende da aplicação. Numa Squier 51 eu coloquei um Fender CS Texas Special de braço e ficou uma maravilha naquela guitarra, sozinho ou combinado com o humbucker original da ponte,
? ? ?
ou não.
Eu, se fosse o caso, aconselharia a você tentar escutar o timbre dos Vintage Garage, esse Two Tone que eu comprei. São mais baratos e bem legais.
De qualquer forma, tanto os 69 da Fender quanto esses Two Tone da VG tem uma coisa que não me agrada totalmente: o captador da ponte não é mais potente e mais corpulento que os outros dois. Bom, isso é por conta da coisa vintage total... mas eu nessa hora pulo fora da embarcação...rs. Por isso na guitarra que eu coloquei os Two Tones, uma Fender AmStd, o da ponte é um Lollar com bem mais voltas que os outros. Eu achei que ela assim ficou perfeita! O que é apenas um "achismo" da minha parte.
-----
Obs: os Two Tone vieram com orientação magnética diferente dos Custom Shop / Lollar / Seymour Duncan.
«
Última modificação: 05 de Novembro de 2012, as 22:24:47 por Alex Frias
»
Pagão e feliz!!
Ferro_Velho
Visitante
«
Responder #3 :
05 de Novembro de 2012, as 22:36:47 »
O meu interesse numa strato (AmStd se possível) com os 69 seria para blues puro mesmo.
Clean total com no máximo um reverbzinho. Por isso gosto do "bell like sound".
Vou buscar informação (ouvir) desses Vintage Garage. Até mesmo porque os 69 são os olhos
da cara e uma opção que me agrade e seja mais barata seria ótimo.
Como tenho outras guitarras, gosto de "setorizar" bem o som delas, do blues "quase acustico"
a um EMG ativo para metal, passando pelos PAFs e quem sabe um dia um "soapbar".
Valeu abraço.
Para quem quiser conferir também:
http://guitargarage.com.br/novo/portal/php/home.php
«
Última modificação: 05 de Novembro de 2012, as 22:54:39 por Ferro_Velho
»
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #4 :
05 de Novembro de 2012, as 23:06:57 »
Dona Abby em ação:
http://www.youtube.com/watch?v=8M2a1yUmvEQ
O (Big) Gilson esteve com ela lá na Fender. Ele me garantiu que senhora continua sendo explorada pela grande marca...rs.
Vacilei, é Guitar Garage, não Vintage Garage!
http://www.guitargarage.com.br/novo/portal/php/pickups.php
-----
Quanto aos Gibson: eu gosto dessa linha BurstBucker e dos 57, muito! Mas gamei no Seth Lover da Seymour Duncan no braço. Talvez eu ponha um Burstbucker 3 na ponte , mas só se aparecer um mais barato que o Imperial humbucker da Lollar.
«
Última modificação: 05 de Novembro de 2012, as 23:13:49 por Alex Frias
»
Pagão e feliz!!
Jairo
Handmaker
Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
«
Responder #5 :
05 de Novembro de 2012, as 23:16:34 »
Eu tenho um set de two tone, da guitar garage, do solon fishbone, strateiro do rio grande do sul. Gosto bastante deles. Os lollar, todos que eu tive oportunidade de conhecer são sensacionais, e o lollar charlie chyristian é excepcional...
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Alex Frias
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #6 :
05 de Novembro de 2012, as 23:22:31 »
Pois é, e o Charlie Christian do Jason Lollar tem modelos que cabem em várias guitarras.Tem um som único e ótimo!
O Sólon mantém um trabalho muito bacana mesmo.
-----
Os Tonerider valem uma conferida também! Eu coloquei um set de humbuckers vintage numa Cort Source, a qual tem captadores originais bem razoáveis. Agora está com aquele brilho e articulação que eu sonhava.
«
Última modificação: 05 de Novembro de 2012, as 23:24:43 por Alex Frias
»
Pagão e feliz!!
Fisioterapeuta
Handmaker
Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 16
«
Responder #7 :
10 de Novembro de 2012, as 16:31:12 »
Nao podemos esquecer de marcas como cabrera, rio grande, malagoli e menos conhecida porem muito boa a stelffner....
a malagoli eu possuo um set de custom alnico 50 timbre bem vintage e os custons deles estao dando o que falar... e o melhor preco bem justo...
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #8 :
10 de Novembro de 2012, as 18:18:09 »
Com certeza a Malagoli está mostrando-se cada vez mais séria em relação à qualidade.
Os RioGrande, só tive oportunidade de experimentar um set de singles e um humbucker, não são do meu gosto. Talvez outros modelos...
Já os Cabrera, os considero regulares, mas ainda um pouco genéricos em termos de timbre. Mas isso é apenas minha opinião...
Quero aproveitar para deixar um testemunho sobre o que me aconteceu recentemente. Depois de um mês de espera, quinta passada pude ir pegar o Lollar Blackface, singles para Stratocaster, que eu havia encomendado diretamente no site da marca. Eu havia comprado um jogo desses pups por um preço excelente aqui no Brasil, porém ele continha dois singles para o lugar da ponte e nenhum para a posição do meio. O sujeito usava dessa maneira, mas a mim não agradou. Como eu também precisava de um para a ponte, nem pensei duas vezes. Para mim até o momento são os captadores em uso em minhas guitarras que mais me agradou, nada chega perto! Finalmente na sexta-feira, ontem, pude ter tempo para instalar o novo pup e retirar o Fender TexMex que estava quebrando um galho. Tudo pronto, fui testar e o som era magnífico, tudo certo... Ou quase. O bordão E simplesmente estava morto, ninguém em casa! Testando constatei o óbvio: eles trocaram a polaridade desse último pino de AlNiCo... Que vacilo da famosa compania! Ainda chateado com a coisa toda lá pelas 21:30 hs mandei um email bem detalhado sobre o acontecido junto com uma cópia da Invoice que eles haviam mandado por email no ato da compra. Cinco minutos depois recebi a resposta do gerente comercial pedindo mil desculpas e se dispondo a enviar na segunda-feira próxima um novo captador sem custo nenhum para mim e enviado como GIFT (presente) como pessoa física para não haver problemas aduaneiros.
Fiquei um pouco mais aliviado, pois eu cheguei a pensar em eu mesmo reverter a polaridade do tal pino, mas diferentemente dos genéricas que tem uma armação de plástico para facilitar a construção da bobina, os feitos a mão com os materiais originais não tem essa "proteção" e o risco de danificar o pickup seria quase certeiro. Não fiquei contente, pois achei que isso até pode acontecer, mas não deve acontecer com um bom controle de qualidade! Vou ter que esperar novamente por um item que já paguei e bem caro! Não tenho certeza se a Receita liberará realmente o captador, pois já estão tão acostumados com os golpes e "estratégias" mis que nosso povo aplica para burlar que os que estão corretos dançam junto... Ainda é possível usar a guitarra nas posições 2 e 4, porém com um som engraçado na sexta corda. Na posição do meio, só se evitar tocar esta corda, orquestra é um saco!
No final das contas tenho ao menos que tirar o chapéu pelo serviço de atendimento ao cliente da Lollar, nisso estão de parabéns! Tomara que enviem por Fedex ou UPS!
«
Última modificação: 10 de Novembro de 2012, as 19:13:07 por Alex Frias
»
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #9 :
10 de Novembro de 2012, as 18:57:55 »
Alex... O captador não esta inutilizavel? Poxa... manda bala na troca de posição desse pino ai.
Se não der certo, vai perder o que?
Se cortar o fio, depois enrola de novo. A Malagoli faz esse serviço. Vai ser outro captador, mas quem sabe fique bom...
I want to diode!
ApAcHe*
Visitante
«
Responder #10 :
10 de Novembro de 2012, as 19:14:05 »
Poxa, como sou leigo em relação a música! Eu achei os Fenders Texas Especial tão bons! Agora com distorção pesada, pra mim, tudo soa igual!
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #11 :
10 de Novembro de 2012, as 19:19:52 »
Kem,
Eu sondei a possibilidade... Mas o cara lá da Lollar me deu a real. Eles são colados na base e na parte superior, feias daquela fibra, de celulose vulcanizada, algo assim. Bem colados!
Pergunta meio absurda: seria possível desmagnatizar esse pino com aqueles magnetos "rare earth" e depois remagnetizá-lo de forma inversa?
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #12 :
10 de Novembro de 2012, as 19:37:44 »
Sim, é possivel, mas com imãs bem grandes.
Mas se você tiver ai por perto alguma empresa que faça falantes, eles tem magnetizadora...
I want to diode!
sabadini69
Visitante
«
Responder #13 :
10 de Novembro de 2012, as 19:52:42 »
Alex,
Ignorando o fato dos pinos estarem uns próximos aos outros, e o campo magnético chegando a todos os pinos devido o alto campo do rare earth,
seria possível, porem seria melhor saber qual o campo do rare earth e o material exato do pino( ou melhor, sua curva de histerese).
Assim você saberia se o pino mudou sua polaridade.
ps.1. Você teria que saber qual lado do imã está na mesma direção dos pinos certos.
ps.2 Não seria possível desmagnetizar e depois remagnetizar o pino com o mesmo imã, pois de acordo com a curva de histerese, ou ele se desmagnetiza ou ele muda sua polaridade.
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #14 :
10 de Novembro de 2012, as 20:11:59 »
O material é o AlNiCo 5. Verificar se repolarização aconteceu também não seria problema... Quanto à curva de histerése só procurando a informação pela rede.
Realmente seria tão simples inverter o pino...
Para vocês terem uma idéia, a posição do meio é uma das que menos uso. Mas uso! As posições 2 e 4 do seletor no entanto uso bastante. Só que o som desse captador do meio me deixou mais inclinado a usar essa posição central do seletor. É extremamente equilibrado o timbre. Mas sem bordão praticamente...
-----
http://professores.unisanta.br/santana/downloads%5CTelematica%5CMicroondas_1%5CEletromagnetismo%5Ccap21.pdf
«
Última modificação: 10 de Novembro de 2012, as 20:15:33 por Alex Frias
»
Pagão e feliz!!
Páginas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
[
1
]
2
3
...
9
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...