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Autor Tópico: Mullard 3-3  (Lida 4717 vezes)
Guilherme
Visitante
« : 28 de Outubro de 2012, as 17:00:47 »

Editei agora esse tópico de quase cinco anos para poder ser melhor relacionado com o atual sobre o Mullard 3-3

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Em quase quatro anos tentei duas vezes fazer do Mullard 3-3 um amplificadorzinho single-ended Hi-Fi razoavel. Não deu.

Acho que os engenheiros da Mullard quiseram esgotar as possibilidades da EF86 e desenharam um amplificador exótico.

Para não perder os componentes, decidí por um projeto solo com EF86 em triodo e EL84 idem, alimentadas por uma GZ34.

O circuito está aquí:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/triodamp.gif

Uma vista interior do amplificador, com a bus-bar ligada ao chassis no RCA de entrada, que proporcionou nível de hum e buzzz 1000% quieto, está aquí:

www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/busbar_amp.JPG]http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/busbar_amp.JPG]www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/busbar_amp.JPG

O bicho de frente está aquí:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_frente.JPG

Por cima aquí:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_superior.JPG

E finalmente a traseira do cara:

[urlhttp://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_tras.JPG[/url]

Não foi possivel audição "realista" mesmo com um par de bass-reflex duas vias AUDAX, como era de se esperar. Para audições realistas com single-ended é necessario falantes com eficiencia perto dos 100dB/W/m.

Sempre testo com o mestre EVH tocando 5150 no DVD da turne OU812. Bom, mas faltou a "ponta".

Já o trumpete/maestro-fuzz/echoplex de Miles Davis, com a guitarra mágica de J.MacLaughin em Bitches Brew, soou fantástico, como tambem os Piano Concertos 1-5 do Mestre dos Mestres LVB.

Qualquer info sobre esse amplificadorzinho é só pedir.

abraços

Guilherme Peregrini
« Última modificação: 09 de Outubro de 2017, as 22:15:02 por Guilherme » Registrado
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« Responder #1 : 28 de Outubro de 2012, as 17:07:32 »

Amigo faltou o // depois do http: nos links por isso os mesmo não estão funcionando,
modifique sua mensagem para que os outros possam ver o belo projeto!
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Eduardo
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« Responder #2 : 29 de Outubro de 2012, as 20:07:58 »

Oi Guilherme

Mas que baita transformador de saída! Tem mais ferro nele que no de força! Qual é o corte em baixa frequência que você usou?

Abraços

Eduardo
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Guilherme
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« Responder #3 : 30 de Outubro de 2012, as 15:46:44 »

Eduardo,

É plano entre 12Hz...28kHz (re. 1kHz), 33mA DC, 1,4W sobre 8 ohms resistivos e demais condiçoes constantes no circuito abaixo.
A distorção no nucleo desse OPT é centenas de x menor do que a do estagio de saida.

Ainda não aprendí fazer single-ended de 6W com EL84, 50mA quiescentes, resposta ultra-extendida e distorção hiper-baixa com transformadores de saida miniaturizados. Com o tempo, quem sabe.....

O transformador de saida tem 2kg de GO-M4 Tessin, bobina unica, quatro seçoes primarios e cinco de secundarios. Cada seção do secundario, por sua vez, é dividida em duas partes iguais lateralmente. Para simplificar o strapeamento do secundario com uma unica impedancia escolhi 6 ohms para refletir 5k (Mullard 3-3). Carregando com 4 ohms (duas caixas em paralelo)  reflete 3,5k, base do projeto para EL84 em triodo.

Meu set-up para S.E. é monoaural (não confundir com monofonico). CD Player stereo, buffer-preamplificador stereo com a chave mono-stereo na posição mono. Assim tenho L+R no canal L e R+L no canal R, obviamente. No monobloco foram ligadas duas caixas audax com rendimento de 94dB/W/m em paralelo, midbass de 8 pol e tweeter domo de 1 pol.

Abraços

Guilherme Peregrini

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/triodamp.gif

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_frente.JPG

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_superior.JPG

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_tras.JPG

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/busbar_amp.JPG
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Eduardo
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« Responder #4 : 30 de Outubro de 2012, as 21:29:27 »

Caríssimo Guilherme

A fórmula para se conseguir 6W (na verdade dá 5 ou 5.5) com uma EL84 é jogar ma tonelada de realimentação negativa sintonizada na frequência de corte do amplificador não-realimentado. Para isso é preciso um estágio de ganho bem grande na entrada.

Tente fazer este mesmo amplificador com as duas válvulas ligadas em pentodo. Coloque um elo de realimentação que limite bastante o ganho global em tensão. No elo, inclua uma rede RC que não permita realimentação da baixa frequência. No osciloscópio fica lindo!

Abraços

Eduardo
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Guilherme
Visitante
« Responder #5 : 09 de Outubro de 2017, as 22:44:51 »

Apesar da sugestão do Forum de optar pela criação de um novo tópico, pelo fato do tópico em questão não ter sido movimentado nos últimos 120 dias, achei melhor editá-lo por ter sido de minha autoria e, também, para poder ser melhor relacionado com o novo tópico que trata do mesmo assunto.

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Em quase quatro anos tentei duas vezes fazer do Mullard 3-3 um amplificadorzinho single-ended Hi-Fi razoável. Não deu.

Acho que os engenheiros da Mullard quiseram esgotar as possibilidades da EF86 e desenharam um amplificador exótico.

Para não perder os componentes, decidi por um projeto solo com EF86 em tríodo e EL84 idem, alimentadas por uma GZ34 (atualmente 5Y3-GT).

O circuito está aqui:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/triodamp.gif

Uma vista interior do amplificador, com a bus-bar ligada ao chassis no RCA de entrada, que proporcionou nível de hum e buzzz 1000% quieto, está aqui:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/busbar_amp.JPG

O bicho de frente está aqui:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_frente.JPG

Por cima aqui:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_superior.JPG

E finalmente a traseira do cara:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/amp_tras.JPG

Não foi possível audição "realista" mesmo com um par de bass-reflex duas vias AUDAX, como era de se esperar. Para audições realistas com single-ended é necessário falantes com eficiência perto dos 100dB/W/m.

Sempre testo com o mestre EVH tocando 5150 no DVD da turne OU812. Bom, mas faltou a "ponta".

Já o trumpete/maestro-fuzz/echoplex de Miles Davis, com a guitarra mágica de J.MacLaughin em Bitches Brew, soou fantástico, como também os Piano Concertos 1-5 do Mestre dos Mestres LVB.

Qualquer info sobre esse amplificadorzinho é só pedir.

abraços

Guilherme Peregrini
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