Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Novembro de 2024, as 14:28:50

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como aproveitar madeira de moveis antigos pra corpos maciços?  (Lida 50366 vezes)
darkislanio
Colaborador

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161

Electronic Mess

« Responder #60 : 18 de Outubro de 2012, as 23:18:58 »

Só mais umas imagens da minha:

Essa é a do headstock, que fiquei devendo. Reparem no baixa cordas, que é handmade: um pedaço de caneta Bic e arrielas de potenciômetros.

Outra imagem do corpo, que mostra melhor o shape. Suporte para os carrinhos handmade e control plate handmade(com killswitch!);

Nessa dá pra ver que o jack plate também é handmade: trata-se de uma peça de uma fechadura e algumas arruelas...

-----
Coriigindo a frase da primeira foto: arruela e não arriela. Cheesy
« Última modificação: 18 de Outubro de 2012, as 23:21:02 por darkislanio » Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
diego.fcs
Colaborador

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31

« Responder #61 : 18 de Outubro de 2012, as 23:24:03 »

Que show essa Tele hein, me deu até vontade de tentar fazer uma, sempre tive esse pensamento também de guardar as coisas, tanto que tenho muito material de demolição aqui de reformas antigas de casa, inclusive umas vigas de peroba, quem sabe um dia eu encaro de fazer uma dessas, porém o braço acho complicado, eu pensaria em comprar um pronto.
Parem o mundo que eu quero descer.
Alfredo Padrao
Handmaker

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311

"Fui eu que fiz"

« Responder #62 : 18 de Outubro de 2012, as 23:37:49 »

Parabéns pela guitarra, também penso em fazer uma Tele.

Têm uma foto da parte de tráz do corpo de onde saem as cordas?
darkislanio
Colaborador

Obrigado

Electronic Mess

« Responder #63 : 18 de Outubro de 2012, as 23:44:28 »

Muito obrigado, Diego.
O braço dela foi feito com uma das táboas de uma janela que estava jogada lá em casa. E a escala é de aroeira. Era uma táboa que ficava dentro de um poço para suporte de uma bomba de água. Ficou lá embaixo por quase trinta anos, secando lentamente em meio a umidade. Tanto que tive de raspar uma crosta escura de madeira levemente apodrecida de uns dois milímetros, depois foi só se maravilhar com um veio escuro que é paralelo à madeira vermelha. Amanhã vou postar uma foto da escala mostrando esse veio.

Lá em casa, as toras de madeira que suportam os caibros são todas de aroeira, pois meu avô era carpinteiro(telhado handmade?) e fiquei louco para substituir uma delas apenas para fazer escalas. Isso porque há uma perfeita divisória entre o interior da madeira(bem escuro) e a madeira mais externa(amarela), bem definida por sinal. Minha ideia é construir uma escala metade clara e metade escura, sem fazer emendas. Mas pelo visto será difícil. Teria que comprar uotra na serraria e pagar a alguém para substituí-la. Se puer, depois mando uma foto da madeira em questão, e verão por que essa vontade. Legal!

-----
Alfredo Padrao,
Eu até tenho imagens da parte de trás dela, mas não estão upadas e não estou conseguindo faze-lo deste computador. Mas amanhão poderei mostrar. E aproveitado a mensagem, ainda estou devendo as fotos do pickup handmade no outro tópico, pois não consegui todos os ímãs. Mas em breve conseguirei.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2012, as 23:47:59 por darkislanio » Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Gilmar
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19

« Responder #64 : 19 de Outubro de 2012, as 00:34:08 »

Nele há uma série de planos para gibson e fender. E nele há o pplano para Firebird e é bem completo.

Só gostaria de fazer um adendo quanto as Gibsons, como a maioria usa pontes Tune-o-matic, fiquem atentos, pois o braço (neck) não é paralelo ao corpo como nas Strato, ele é ligeiramente angulado para trás entre 3 e 4 graus, dependendo do ano e modelo. Isso ocorre porque as Tune-o-matic são altas, se não angular, as cordas ficam longe da escala e dos pickups.

Pra começar o instrumento sem gastar muito, vá a uma marcenaria (serraria) e compre um pedaço de massaranduba, peroba, roxinho, ipê ou pau-marfim para o braço e uma ripa de 10cmx60cmx1,0cm para escala, prefira ipê ou roxinho para escala, mas qualquer anterior serve. Pergunte se tem Marupá ou Caixeta, que é usado para reforço e enchimento interno de móveis, podem ser três peças para formar um corpo, lembando que para Strato é 4,5cm e SG em torno de 3,5cm de espessura. Nisso tudo dá para gastar um 40,00 pila. Aí vai no Ebay e compra as ferragens e captador da china:
http://stores.ebay.com/musicalparts
Dá uma olhada na sessão Prewired Pickguard
Já comprei desse cara e é tranquilo, inclusive os trastes já vem angulados em rolo, facilitando o trabalho.

Nisso tudo se gasta em torno de 150,00 pila, mas, te garanto que a guita vai ser melhor que uma Tagima de 300,00, porque foi feita a mão e muita expectativa!

OBS: As Tagimas quando não eram feitas na china, eram de Marupá.

Depois de apanhar pra cacete, por 1hora, consegui upar as plantas:

http://www.4shared.com/office/Vu41mMo-/Guitar_Building_Plans.html

Se houver algum problema me avisem pois foi a minha primeira vez!
Colaborador

Obrigado

Electronic Mess

« Responder #65 : 19 de Outubro de 2012, as 00:55:01 »

Esse é aquele documento que tem a les paul, sg, strato, tele, flying v e ibanez jem? Se for, foi ele que usei para a minha tele. Ele mostra todos os ângulos e medidas. Mas nesse outro link que repassei alguns modelos, como o firebird e epiphone dot possuem todas as anglaturas.
Gilmar
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #66 : 19 de Outubro de 2012, as 01:23:16 »

Esse é aquele documento que tem a les paul, sg, strato, tele, flying v e ibanez jem?

Positivo, é esse mesmo!

Eu baixei alguns que eu não tinha, eu só lembrei da angulatura, porque, para quem for montar a primeira guitarra é melhor pegar uma com angulo zero no braço!
Colaborador

Obrigado

Electronic Mess

« Responder #67 : 19 de Outubro de 2012, as 07:34:01 »

Foi exatamente por essa razão que resolvi fazer um modelo da Fender. Mas já iniciei uma sg, e durante o processo aprenderei(ou não) como fazer corretamente as anglaturas.
diego.fcs
Colaborador

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31

« Responder #68 : 19 de Outubro de 2012, as 09:53:02 »

O pessoal fala sempre corpos feitos de pedaços e a influencia do número de pedaços, olha essa que eu tava vendo agora e não sabia:

São vários filetes de madeira o corpo?
Parem o mundo que eu quero descer.
darkislanio
Colaborador

Obrigado

Electronic Mess

« Responder #69 : 19 de Outubro de 2012, as 11:41:53 »

Diego,
Bem legais essas sg's Legal!
Sou  ainda um embrião em matéria de luthieria, mas eu não acredito que haja uma diferença muito significativa entre instrumentos de peça única e instrumentos de várias peças coladas. Talvez até soe diferente, ams não pior, comu muitos acreditas. Isso por que as duas guitarras que eu fiz são compostas de mais de uma peça coladas, e soam bem melhor que a minha menphis, que é teoricamente de peça única. Guitarrista
Gilmar
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #70 : 19 de Outubro de 2012, as 14:33:49 »

Sou  ainda um embrião em matéria de luthieria, mas eu não acredito que haja uma diferença muito significativa entre instrumentos de peça única e instrumentos de várias peças coladas.

Quando se fala em sanduíche de madeira eu lembro logo dos baixos Alembic, coisa fina. Existe uma grande resistência de muita gente quanto a colar várias peças, mas, geralmente é Mojolice, em certos casos pode soar diferente, mas, diferente não quer dizer necessáriamente pior, vai do gosto. Quando se busca algo expecífico tipo: eu quero uma guitarra x, que possui o timbre y, que foi fabricada em 19xx e que era feita com peça única da madeira w, isso deve ser levado em conta, mas, do contrário o que vale é busca de algo que agrade.

http://www.alembic.com/info/fcvault.html
Colaborador

Obrigado

Electronic Mess

« Responder #71 : 19 de Outubro de 2012, as 15:21:25 »

è exatamente disso que eu estou falando. Legal!
Alfredo Padrao
Seguem algumas fotos de minha tele, incluindo umas da parte de trás e umas do braço:

Olhem os veios mais escuros da escala.

Gilmar
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #72 : 19 de Outubro de 2012, as 15:31:54 »

O difícil é só o começo, sair da teoria e botar a mão no serrote, depois a coisa evolui, experiência se adquire com prática!
Bonita escala!
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #73 : 19 de Outubro de 2012, as 16:49:08 »

Bonita escala!

Faço coro ao comentário do Gilmar! Gosto muito de madeira desenhadas assim. Fico imaginando um desenho desses num tampo.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Alfredo Padrao
Handmaker

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311

"Fui eu que fiz"

« Responder #74 : 19 de Outubro de 2012, as 23:30:21 »

darkislanio, obrigado pelas fotos.  Vi que estão sem as "buchas" metálicas por onde passam as cordas; é esta parte que eu tinhas minhas maiores dúvidas.

Eu pretendo me aventurar na construção de uma guitarra "telecaster" mas sem nenhum compromisso da cobrança de ter uma guitarra, mas pelo desafio assumido!

Pretendia fazer "tudo handmade" com excessão das cordas, mas como não vi como poderia construir os trastes e as tarrachas, então vou comprar as ferragens.

Onde vocês custumam comprar o materia (ferragens e eletrônica) preferênciamente no Brasil?
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 8   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: