Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Novembro de 2024, as 12:44:17

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como aproveitar madeira de moveis antigos pra corpos maciços?  (Lida 50324 vezes)
DeSCaBeLaDoO
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 2

goooooosfraba

« Responder #30 : 15 de Outubro de 2012, as 14:26:39 »

ash ? vê as medidas das peças, por favor.
Psilocybe vibe
Metallover
Visitante
« Responder #31 : 15 de Outubro de 2012, as 14:37:40 »

Achei Ipê amarelo nas propriedades de meu avô  Smiley, Ja da pra um braço e uma escala, so que pesa que é uma beleza rs.
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #32 : 15 de Outubro de 2012, as 18:14:36 »

Ja fui e voltei...
Vi Maple e Ash. O maple custa R$9.800,00 o metro cubico e o Ash R$5.900,00.
Traduzindo isso em peças...
Uma peça de maple com 2.85mts de comprimento, e 15 x 5,3cm (L x E) sai por aproximadamente R$190,00.
Uma peça de Ash com as mesmas medidas sai R$115,00. Mas tem peça com 25cm de largura (seriam necessarios apenas 2 pedaços para um corpo) com 5,3 de espessura e uns 3.15mts de comprimento, que sai por uns R$210,00 (da pra fazer 3 corpos de guitarra).
Tirei foto das peças (nada com zoom). Mais tarde posto aqui...

Ps. Tinha uma peça de ebano... Era quase R$50.000,00 o metro cubico...  Huh? mas não era todo preto... era bem marrom até.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2012, as 18:19:25 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Gilmar
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19

« Responder #33 : 15 de Outubro de 2012, as 20:23:30 »

Madeira selecionada com graduação de qualidade:
http://www.ronay.com.br/

Mas o mais indicado para Braço de Guitarras, e Baixos é o Maple sua sonoridade é inconfundível em relação as outra madeiras citadas acima.

A influência do neck no timbre do instrumento é um tanto quanto questionável, o que se poderia mensurar melhor seria o sustain e a pegada, maple da para fazer baços bem finos tipo Jackson.

Ja fui e voltei...
Vi Maple e Ash. O maple custa R$9.800,00 o metro cubico e o Ash R$5.900,00.
Traduzindo isso em peças...
Uma peça de maple com 2.85mts de comprimento, e 15 x 5,3cm (L x E) sai por aproximadamente R$190,00.
Uma peça de Ash com as mesmas medidas sai R$115,00. Mas tem peça com 25cm de largura (seriam necessarios apenas 2 pedaços para um corpo) com 5,3 de espessura e uns 3.15mts de comprimento, que sai por uns R$210,00 (da pra fazer 3 corpos de guitarra).
Tirei foto das peças (nada com zoom). Mais tarde posto aqui...

O grande problema de peças brutas é a escolha das peças de boa qualidade e que possa ser usada na totalidade, esse feeling só se tem praticando, então nada melhor do que praticar!
OBS: antes de comprar peças seria legal dar uma pesquisada no google nos termos Quartersaw e Flatsaw, isso ajuda a entender a classificação de madeiras para luthieria, é um assunto extenso, mas, interessante.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31

« Responder #34 : 15 de Outubro de 2012, as 23:02:28 »

Quer uma peça boa? Vá até um sítio ou uma casa antiga (tipo a da sua vó) e pega uma porta daquelas maciça, aí vc terá uma madeira boa, nobre e já bem seca.
Parem o mundo que eu quero descer.
mrmagoo
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12

« Responder #35 : 16 de Outubro de 2012, as 00:04:03 »

Madeira selecionada com graduação de qualidade:
http://www.ronay.com.br/

Grande Roni! Esse é o cara!

Certa vez ficamos até altas horas na loja conversando sobre madeiras e timbres..... foi fantástico.
Americana-SP
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #36 : 16 de Outubro de 2012, as 12:52:21 »

Deve ser legal ter o próprio instrumento, feito por você mesmo, você dar mais valor a ele, é como se você tivesse em posse, um pote de ouro, mas só seu (acho que vocês me entenderam Cheesy).

Entendi completamente ! E pode ter certeza de que é muito mais que legal ter um instrumento feito por você mesmo!
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
vinealonso
Visitante
« Responder #37 : 16 de Outubro de 2012, as 14:20:39 »

Falando em madeira boa, minha SG está rachando no Neck  Cry
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82

« Responder #38 : 16 de Outubro de 2012, as 21:40:26 »

Você usa cordas muito pesadas?
Por que ela está assim?

Eclético mas com parcimônia!!!
y_killer
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 6

« Responder #39 : 17 de Outubro de 2012, as 00:58:40 »

Se é legal ter um instrumento handmade? Com certeza!!!

Tenho duas guitarras, uma é uma dolphin telecaster chinoca que eu comprei recentemente só pra meter a faca.

A outra é uma maciça em formato de stratocaster (atualmente com 3 cordas estilo Seasick Steve), feita toda em marfim com um pedaço de madeira escura (não sei o nome) "encravado" no corpo com o formato do escudo da strato.
Minha filha tem 10 anos, eu terminei esta guitarra pouco antes de ela nascer, de lá pra cá nunca mais tive tempo, não tenho mais bancada pra trabalhar, e as ferramentas do meu avô se foram quase todas também.

As madeiras que eu usei nela (e nas que eu fiz antes dela) eu pegava na empresa que eu trabalhava, o dono lá era amigo de uns madeireiros (a empresa fazia máquinas de grande porte pra serraria) e de tempos em tempos ganhava  alguns carregamentos de pedaços "pequenos" de madeira de lei, as quais eram usadas principalmente pra fazer moldes de fundição (desperdício), ele me deu carta branca pra escolher e levar embora o pedaço que eu quisesse na época, eu sempre perguntava pro marceneiro quais eram os estoques mais antigos.

Foto velha. Se voces quiserem, eu posso tirar outra foto dela. Todos os captadores, ponte, molas, tarrachas, etc são "restos" de outras guitarras que eu tinha por aqui parado.

« Última modificação: 17 de Outubro de 2012, as 01:06:14 por y_killer » Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82

« Responder #40 : 17 de Outubro de 2012, as 08:50:55 »

Achei uma grande ideia de encravar o escudo no corpo!
Que barato. Nunca vi igual.
Queria ver uma foto dela mais detalhada.

Parabéns pela guitarra!
Eclético mas com parcimônia!!!
darkislanio
Colaborador

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161

Electronic Mess

« Responder #41 : 17 de Outubro de 2012, as 10:11:53 »

Eu fiz uma telecaster com braço feito em camaru (também conhecida como cumaru) que era parte de uma janela velha, escala em aroeira, que era uma táboa usada para o suporte de uma bomba de água e o corpo fiz com uma madeira que comprei na serraria, mas não souberam dizer o nome, era uma táboa que estava abandonada, mas tinha boas características. o resultado ficou melhor que o esperado.
"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
vinealonso
Visitante
« Responder #42 : 17 de Outubro de 2012, as 10:34:06 »

Roberto, não, eu uso 0.10. Tenho duas hipóteses: Uma é por que muito tmepo carreguei ela em softbag, com cuidado sempre, mas mesmo assim, né...

A outra, é que recentemente minha mãe derrubou a case...
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 6

« Responder #43 : 17 de Outubro de 2012, as 11:36:00 »

Segue umas fotos dela Roberto Alves  Smiley

Atualmente faltando um captador, que nunca funcionou. Quando eu trocar os caps da tele, vou colocar esse do meio no neck, e colocar o cromado da tele no meio desta daí.
Na época, por puro medo de fazer a saída do tensor no head, errar e ficar feio, eu fiz a saída dele no começo do braço. Foi feito com um aço mais "nobre" (leia-se caro), que o ferramenteiro desta mesma empresa que eu trabalhava me recomendou pra aguentar a tração sem escoar, ele mesmo fez as soldas e rosca no tensor (na verdade ele fez também pra mim uma adaptação num bedame de torno pra eu poder fazer os sulcos dos trastes)
Aquele Lock Nut dela eu tinha parado aqui em casa, ficou toscamente posicionado, mas como eu usava originalmente a ponte como flutuante, eu precisava dele, e esqueci de projetar o head pra ele caber decentemente. Logo atrás dele é possível ver uma emenda de uma cagadinha que eu fiz na escala na época.
Ela está só na seladora, e é por isso mesmo que ela está tão marcada do uso e maus tratos de dez anos na minha mão, sou sincero em dizer que nunca fui muito cuidadoso com ela.
Por fim, encarem isto como um trabalho de amador, está de fato bem longe do trabalho de bons luthiers profissionais, até porque eu não tinha e não tenho todo o know how que eu gostaria pra lutheria, e nem as ferramentas eram as mais adequadas.

darkislanio, posta umas fotos da tua, pra animar o pessoal que tem vontade de fazer uma...

É isso, aquele abraço turma!!!
 Legal!
Colaborador

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161

Electronic Mess

« Responder #44 : 17 de Outubro de 2012, as 19:19:58 »

y_killer
Seguem então algumas fotos dela. Legal!

Nessa imagem dá pra perceber que o cover dos knobs que precisava ser de metal foi feito com um pedaço de fenolite cobreado. Por enquanto , serve.

Essa é uma foto dela ainda sem o verniz.

-----
Ah, mais uma foto dela ainda sem acabamento:

Reparem na furadeira de última geração, que foi utilizada até metade do processo, quando criei vergonha e comprei uma furadeira elétrica.
Dá pra perceber também a marca de colagem, poi ela não era suficientemente larga.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2012, as 19:24:11 por darkislanio » Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: