Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Novembro de 2024, as 13:52:10

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como aproveitar madeira de moveis antigos pra corpos maciços?  (Lida 50360 vezes)
Metallover
Visitante
« : 13 de Outubro de 2012, as 13:11:56 »

E vi em algum lugar que da pra fazer isso, so nao sei como isso se procede. Alguem pode me dar uma luz?
Agradeço desde ja. Legal!
Abraços
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #1 : 13 de Outubro de 2012, as 13:37:32 »

Hahaha... ja vi que não sou o unico doido aqui...
Minha sogra tem uma mesa enorme de mogno maciço, e toda hora que olha pra mesa vejo um monte de corpos de Les Paul...
Não é dificil aproveitar. Veja só se você consegue tirar do movel uma peça que seja suficiente para fazer um corpo (ou braço - dependendo da madeira). Lembre-se de que você sempre tem a opção de colar 2 ou mais pedaços lado a lado ou em camadas.
I don't want to die young...
I want to diode!
edyguitar
Colaborador

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 284

« Responder #2 : 13 de Outubro de 2012, as 13:42:36 »

isso me lembra Brian May.
Visitante
« Responder #3 : 13 de Outubro de 2012, as 13:55:12 »

O bom é ver se a peça tem PELO MENOS a espessura de um corpo, daí pode se fazer colagens, mas aqui na Bahia é o que bem tem: Móveis de Jacarandá-da-Bahia, umas mesas, guarda-roupas e camas, meu pai tem uma porta de Jacarandá-da-Bahia, só não tem a espessura certa.... uma pena   Toma na Cabeça
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #4 : 13 de Outubro de 2012, as 14:57:23 »

Apache... você pode colar 2 camadas de madeira. Ou da mesma, ou você faz a base de jacaranda (não vai ficar muito pesado?) e um top de mapple...  Evil
I don't want to die young...
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #5 : 13 de Outubro de 2012, as 15:17:53 »

Deixa as de jacarandá pra fazer escalas! Corpo de jacarandá fica muito pesado!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
gfr
Colaborador

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86

« Responder #6 : 13 de Outubro de 2012, as 15:34:48 »

Jacarandá da Bahia? Faixa, fundos e cavalete de violões. O problema é certificar, um luthier sério vai querer documentar que é reciclado de madeira cortada antes da proibição (especialmente se o violão for pra exportação, ou pra um músico que costume se apresentar no exterior), e o processo é meio complicado. Mas uma vez certificado vale ouro (afinal, é a madeira mais desejada pra esta finalidade e a única fonte legal é a reciclagem). Lembrando que a algum tempo teve uma operação grande da polícia federal que causou muita dor de cabeça a diversos luthiers, isto é um assunto sério.

Pra fazer escalas, jacarandá indiano serve até melhor, porque é mais homogêneo, e é bem mais barato e mais simples de obter legalmente.
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
diego.fcs
Colaborador

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31

« Responder #7 : 13 de Outubro de 2012, as 16:37:31 »

Opa, dá tranquilo, inclusive se quiser vc pode comprar somente a madeira, comprei já muita madeira de demolição para fazer mesas etc. Conheço um cara que fez um violão com tábuas de peroba, e ficou bem bonito. Tem cara que compra casas antigas de madeira e desmonta elas, separa as madeiras, e vende separado, aqui como tinha muita madeira antigamente é comum ver ainda essas casas, porém o pessoal tá demolindo ela para aproveitar a madeira.
Parem o mundo que eu quero descer.
Gilmar
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19

« Responder #8 : 13 de Outubro de 2012, as 20:45:08 »

e o processo é meio complicado. Mas uma vez certificado vale ouro
Jacarandá não dá para certificar, o prazo terminou há algum tempo, se houver algum tipo de estoque, mesmo antigo, não é possível legalizar. Quem possui, geralmente comercializa com valor abaixo do mercado e mistura em estoque legalizado. A última cotação que vi, se bem me lembro, o jacarandá da Bahia estava valendo em torno de R$ 45,000,00 o metro cúbico

Minha sogra tem uma mesa enorme de mogno maciço, e toda hora que olha pra mesa vejo um monte de corpos de Les Paul...

Mesmo que não dê espessura, é possível construir, por exemplo, as SG possuem o corpo entre 3,5 e 3,7 cm, as gibson modernas são feitas com três peças de madeira, a alembic fabrica corpos com várias camadas de madeira tipo um sanduíche. Uma combinação muito legal é mogno, marfim e imbuia.
Visitante
« Responder #9 : 14 de Outubro de 2012, as 01:03:39 »

Legal hein  Smiley. Eu estou atrás de madeira, ainda não achei nem um móvel velho disponível para Destruir  para o bem Cheesy. Nem estou levando em consideração o timbre, pois sou iniciante no mundo musical, e só me interesso na experiência da Construção do instrumento. To pensando em Telecaster ou SG (caminho mais difícil?). Deve ser legal ter o próprio instrumento, feito por você mesmo, você dar mais valor a ele, é como se você tivesse em posse, um pote de ouro, mas só seu (acho que vocês me entenderam Cheesy).
Abraços.
Visitante
« Responder #10 : 14 de Outubro de 2012, as 01:11:14 »

O bom é ver se a peça tem PELO MENOS a espessura de um corpo, daí pode se fazer colagens, mas aqui na Bahia é o que bem tem: Móveis de Jacarandá-da-Bahia, umas mesas, guarda-roupas e camas, meu pai tem uma porta de Jacarandá-da-Bahia, só não tem a espessura certa.... uma pena   Toma na Cabeça

Eu já estaria metendo a chave nas dobradiças, da para fazer muita escala com uma porta inteira. Evil Head Banger
Visitante
« Responder #11 : 14 de Outubro de 2012, as 09:06:02 »

A porta tá solta, praticamente, "praticamente" sem uso! Talvez eu faça uma oferta pela porta hehehe
Visitante
« Responder #12 : 14 de Outubro de 2012, as 11:09:12 »

Apache se você conseguir a porta tenho interesse em um pedaço....... isso logicamente se você tiver interesse em me vender um?!   
Visitante
« Responder #13 : 14 de Outubro de 2012, as 12:03:37 »

Cara, no MercadoLivre tá cheio de móveis de Jacarandá da Bahia, não é algo impossível de se conseguir, e nem sai caro, tem móvel de R$ 250,00, e perguntei aqui, sem chance de vendas, ele vai querer a porta ainda....
Handmaker

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142

« Responder #14 : 14 de Outubro de 2012, as 12:40:19 »

Certa vez aonde eu trabalhava achamos um berço de mogno parcialmente quebrado, levamos para a oficina e fizemos diversas escalas para guitarras. Ficou show de bola as escalas, deu uma grana boa a venda das escalas
Em busca do drive perfeito!!!
Páginas:  [1] 2 3 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: