Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Novembro de 2024, as 13:30:55

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como aproveitar madeira de moveis antigos pra corpos maciços?  (Lida 50339 vezes)
vinealonso
Visitante
« Responder #90 : 20 de Outubro de 2012, as 02:21:22 »

Que triste, o cara teve que arrancar fora o headstock... ja ouvi dizer que acontece em les paul também.

Vou procurar um bom luthier pra arrumar isso, tenho experiência zero com luthieria.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161

Electronic Mess

« Responder #91 : 20 de Outubro de 2012, as 07:57:38 »

Só voltando para a questão das ferragens. Algumas podem ser feitas sem grandes problemas, como a base para os carrinhos. no meu caso a ponte saiu por 15,00 pois comprei cada carrinho por 2,50. O mesmo se aplica ao pickup control. Quanto às buchas, eu pretendia colocar aqueles reguladores metálicos para freios de bicicleta, mas acabei não encontrando e a guitarra ficom sem buchas. Mas não tive nenhum problema sequer. Afro
"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #92 : 24 de Outubro de 2012, as 23:59:43 »

Deixa as de jacarandá pra fazer escalas! Corpo de jacarandá fica muito pesado!

Por isso esse cidadão toca sentado com essa tele né?  Cheesy

http://www.youtube.com/watch?v=t_WeAOlLvdU

Acho que essa é a tele de que o Big Louis comentou aqui no site uma vez. Mas só de olhar meu ombro já doi...
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
anaksun
Visitante
« Responder #93 : 25 de Outubro de 2012, as 08:25:23 »

Moleza o reparo......... pega uma seringa e agulha e injeta cola de madeira no local...  o lascado foi ocasionado por queda.. ela caiu de "lado"..... tenha um torno para fazer pressão no local... deixe por um dia no torno ... só lixar depois.... já fiz isso nos meus instrumentos acústicos.... fica como novo... Não tem como consertar sem mudar a estrutura do braço, desde o tensor até o tipo de colagem do headstock... na boa...
Visitante
« Responder #94 : 26 de Outubro de 2012, as 09:22:57 »

Marcio,
Legal sua ideia de usar laterais de cama. Bravo Quantas colagens foram feitas?
Nos envie umas fotos de como ela está agora Legal!
São 3 laterais coladas em paralelo formando um top e mais tres formando outro, e depois colando as duas, assim que eu descolar um cabo USB vou postar as fotos em um tópico separado.
Visitante
« Responder #95 : 26 de Outubro de 2012, as 09:26:57 »

Moleza o reparo......... pega uma seringa e agulha e injeta cola de madeira no local...  o lascado foi ocasionado por queda.. ela caiu de "lado"..... tenha um torno para fazer pressão no local... deixe por um dia no torno ... só lixar depois.... já fiz isso nos meus instrumentos acústicos.... fica como novo... Não tem como consertar sem mudar a estrutura do braço, desde o tensor até o tipo de colagem do headstock... na boa...

Então, mas ela soh trincou mesmo, nem tem espaço pra injetar com seringa, vi no link que o Gilmar postou que o cara teve que terminar de quebrar pra fazer, ai não sei. Não tenho experiência nenhuma nisso, acho que vou procurar um luthier mesmo... Mas obrigado!
Colaborador

Obrigado

Electronic Mess

« Responder #96 : 26 de Outubro de 2012, as 09:42:27 »

Marcio
Não precisa colocar as fotos em outro tópico, pois esse fala justamente em aproveitar madeira de móveis antigos.
Parece a primeira que eu fiz com um baú de cedro, tive que colar sete peças para o corpo. Até que não ficou tão ruim. Afro
"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Rafa blues
Visitante
« Responder #97 : 12 de Novembro de 2012, as 22:45:26 »

Eu faço isso, pelo jeito não sou o único! (que bom pois tem muita gente que me acha meio doido). todo mês eu saio com meu pai pela cidade em busca de casas antigas  que estão sendo demolidas, e já encontrei muita madeira de qualidade!!!
Colaborador

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31

« Responder #98 : 13 de Novembro de 2012, as 08:39:30 »

Só uma dúvida, nessa colagem no corpo, tem que fazer algum esquema tipo "macho e fêmea", ou cola direto?
Parem o mundo que eu quero descer.
darkislanio
Colaborador

Obrigado

Electronic Mess

« Responder #99 : 13 de Novembro de 2012, as 19:02:32 »

Diego,
O ideal é planificar bem as superfícies, lixá-las para melhorar a aderência, fazer furos longitudinais na madeira (2 ou três) e colocar cavilhas de madeira coladas. melhora a resistência e inclusive o timbre.

Sugestão: faça suas próprias cavilhas com a mesma madeira que estiver usando no corpo.
diego.fcs
Colaborador

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31

« Responder #100 : 13 de Novembro de 2012, as 22:13:09 »

interessante, não tinha pensado nas cavilhas, fica bem mais fácil de fazer.
Parem o mundo que eu quero descer.
darkislanio
Colaborador

Obrigado

Electronic Mess

« Responder #101 : 13 de Novembro de 2012, as 22:21:42 »

Foi a técnica que eu utilizei em minha telecaster, é que eu não confiei apenas na cola. Smiley
Fisioterapeuta
Handmaker

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 16

« Responder #102 : 14 de Novembro de 2012, as 11:35:02 »

meu avo construiu uma casa na decada de 50 ela vai ser demolida sei que ela possui muita peroba em sua estrutura porem sera que posue outras madeiras como cedro jacaranda etc...? quais madeiras voces acreditam que eram comuns naquela epoca...?
Colaborador

Obrigado

Electronic Mess

« Responder #103 : 14 de Novembro de 2012, as 19:27:33 »

Talvez mogno, cedro, depende também da localização e da disponibilidade de madeiras. O melhor é dar uma boa inspecionada e separar de antemão as madeiras que mais lhe agradarem de acordo com as características que apresentam, como textura, densidade, resistência, formato, etc. O bom é testar madeiras que você não conhece ou que não são comuns em luthieria. Os resultados podem surpreender. Legal!
marcioxande1
Visitante
« Responder #104 : 12 de Dezembro de 2012, as 11:20:17 »

Finalmente tive tempo de mexer no serviço que comecei, mas estou contando com os feriados, meu tempo é muito curto, as fotos são de celular, mas da p ter uma ideia, agradeço qualquer comentário e crítica, pois não nasci sabendo tudo, obrigado.

colagem de três partes das laterais cortadas de uma cama.

nota-se a divisão das peças aqui.

Aqui foi só cola, e mais nada.

ai galera assim que der eu posto mais fotos.
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: