Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Novembro de 2024, as 12:56:48

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como aproveitar madeira de moveis antigos pra corpos maciços?  (Lida 50333 vezes)
pit.du
Visitante
« Responder #45 : 17 de Outubro de 2012, as 21:16:15 »

Falando em madeira boa, minha SG está rachando no Neck  Cry

Vinialonso no neck ou no headstock?
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82

« Responder #46 : 17 de Outubro de 2012, as 22:38:15 »

Vocês dois estão de parabéns!
Como eu quero parar com um pedaço de madeira e transformá-lo em uma guitarra!
Adorei as fotos.
Y_killer, dê um trato nessa sua para ficar linda e viva.

abraços,
Roberto

Eclético mas com parcimônia!!!
darkislanio
Colaborador

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161

Electronic Mess

« Responder #47 : 17 de Outubro de 2012, as 23:21:09 »

Roberto
muito obrigado! Por que você não constrói a sua? O que é preciso é começar.
Nessa telecaster usei apenas ferramentas manuais, com exceção da furadeira. O formato foi feito com facão e acabado com grosa. O engraçado é que alguns amigos meus a princípio não acreditam que usei apenas uma parafernália manual. Se você observar bem aprimeira foto, verá que até a ponte é parcialmente handmade, apenas comprei os carrinhos.
"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
y_killer
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 6

« Responder #48 : 17 de Outubro de 2012, as 23:27:40 »

Vocês dois estão de parabéns!
Como eu quero parar com um pedaço de madeira e transformá-lo em uma guitarra!
Adorei as fotos.
Y_killer, dê um trato nessa sua para ficar linda e viva.

abraços,
Roberto

Obrigado mestre Roberto!!!
Eu muitas vezes penso em refazer algumas coisas nela, como aquelas tampas de plástico, substituir por tampas de madeira encaixadas num rebaixo no corpo... o grande problema é tempo mesmo...
E esses dias tava pensando de arrancar essa seladora, passar umas duas ou treze demãos novas e levar na casa de um amigo pra passar um verniz PU nela, e toda a ferragem nova.
E a ponte né... tirar essa coisa feia daí e colocar uma floyd de verdade, não pelo uso, eu até prefiro a simplicidade das pontes "fixas" mesmo (o meu nível técnico/musical é um fator impeditivo no uso de alavanca Cheesy), mas pela parte estética. Se eu fizer isso tudo mesmo, abro um tópico pra mostrar todo o serviço de funilaria, desamassamento, lanternagem e pintura... hehe

Se voce for mesmo fazer uma guitarra, faz igual eu, totalmente sem pressa, demorei mais de meio ano pra terminar. Eu fazia ela aos poucos, quando voltava do trabalho, geralmente esgotado mentalmente, eu ia lá pra bancada fazer um pouco de buia e sujeira, pra cansar a parte física, e  esvaziar a cabeça. E não era todo dia, só quando dava vontade MESMO, porque(pelo menos pra mim) se tivesse que mexer só por obrigação, pra ver o final chegar mais rápido, fatalmente acabava dando algum probleminha.
Na época que eu fiz esta, usei apenas tico-tico, furadeira manual, furadeira elétrica manual leve, grosas, um jogo de formões que ia de 1/4" até 1.1/2" e um taco lixador de borracha da Norton, e a tal ferramentinha de abrir trastes que o ferramenteiro fez pra mim.

E tudo que dependia de colagem nela, feito com Araldite 24horas mesmo, li muito em fóruns gringos e comunidades do orkut (tá aí a utilidade pratica do orkut no meio da futilidade toda) sobre a "hot glue", feita à base de gordura animal, e que pode ser feita à partir de gelatina incolor preparada numa concentração bem mais alta, e aplicada à 70~80 graus (banho maria na hora da aplicação), mas em guitarras nunca experimentei, por medo do resultado prático no que diz respeito à propriedades mecânicas... uma coisa é pegar a solução correta e própria pra esta cola, que tem lá no exterior pra vender... outra coisa é "adaptar" com gelatina, pode ser que funcione como alguns dizem, mas eu não tive coragem. Apenas utilizei este tipo de cola pra fazer cinzeiros e objetos decorativos pequenos numa geral. Nunca descolaram, mas eu nunca coloquei 6 cordas afinadas em Mi num cinzeiro pra experimentar.

Boa sorte quando for fazer a tua, e conte comigo pro que precisar... não sou um ás da lutheria nem tenho aqueeeele know how todo, mas te ajudo no que tiver ao meu alcance...
 Legal!

darkislanio Essa é tua primeira guitarra? Que coisa mais linda!!! Adorei os veios da madeira do corpo, e gostei da pintura que tu aplicou nela.
Tá de parabéns!!!!
E parabéns também pela inventividade pra fazer o control plate dela... achei muito jóia!! hahaha
Eu usei muito uma dessas furadeiras manuais, tenho a do meu avô até hoje, aqui na minha região chamam isso de "verruma", usei a minha inclusive pra abrir as laterais das cavidades de captador desta strato das fotos, com uma daquelas brocas largonas próprias dessa ferramenta mesmo.

Aquele Abraço galera!!!!
« Última modificação: 17 de Outubro de 2012, as 23:41:56 por y_killer » Registrado
darkislanio
Colaborador

Obrigado

Electronic Mess

« Responder #49 : 17 de Outubro de 2012, as 23:49:14 »

y-killer
muito obrigado, a sua guitarra também é show. Essa é na verdade a segunda que faço. A primeira é a que mais se encaixa nesse tópico, pois foi feita inteiramente com um baú de cedro mais velho do que eu que estava quebrado. Assim como você comentou, isso é uma coisa que você faz durante as poucas horas vagas, sem pressa. O legal é ir testando antes de concluir.
"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Gilmar
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19

« Responder #50 : 18 de Outubro de 2012, as 02:57:57 »

É muito importante começar a por a mão na massa e serrar umas madeiras, tanto pra quem quer seguir nesse caminho ou quem deseja um instrumento handmade. É difícil, mas dá driblar a dificuldade com paciência, pois, o que se busca é um instrumento que satisfaça. Uma dica importante é ter toda ferragem na mão pra não ter surpresas.
Se servir de inspiração dá uma olhada na guitarra maneira que esse cara fez usando ferramentas manuais adequadas:

http://www.mylespaul.com/forums/luthiers-corner/190571-sparta.html

A propósito, esse fórum é muito bom!
Colaborador

Obrigado

Electronic Mess

« Responder #51 : 18 de Outubro de 2012, as 07:19:44 »

Algumas ferramentas podem ser improvisadas. Por exemplo, o martelo de plástico para o trasteamento, você pode fazer um com madeira(como eu fiz) ou colocar uma tampa de garrafa PET na cabeça do martelo de ferro. Dá certo. Legal!
y_killer
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 6

« Responder #52 : 18 de Outubro de 2012, as 09:23:06 »

Pra instalar os trastes eu sempre usei um martelo de ferro comum (daqueles com cabeça de ferro de um lado e um "arrancador de pregos" do outro) de tamanho pequeno, pela leveza, e um toquinho de madeira de pinus, por ser bem macia, e batendo bem com carinho no traste, bem na manha mesmo pra não amassar e nem inclinar. Interessante essa de colocar uma tampinha de PET.
Visitante
« Responder #53 : 18 de Outubro de 2012, as 11:32:34 »

Eu estou fazendo uma tele com madeira de mogno de Laterais de cama, inspirado no video abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=TMpO67kYEo4
Colaborador

Obrigado

Electronic Mess

« Responder #54 : 18 de Outubro de 2012, as 11:51:01 »

Marcio,
Legal sua ideia de usar laterais de cama. Bravo Quantas colagens foram feitas?
Nos envie umas fotos de como ela está agora Legal!
Metallover
Visitante
« Responder #55 : 18 de Outubro de 2012, as 17:51:49 »

Eu estou fazendo uma tele com madeira de mogno de Laterais de cama, inspirado no video abaixo.
Aqui tem uma quase indo pro lixo, nem sei qual e a madeira, mas sei que agora ela vai ter um fim otimo Evil... talvez eu use pra escala.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 66

« Responder #56 : 18 de Outubro de 2012, as 19:34:40 »

Gostei do tópico...Estou experimentando juntamente com um amigo da faculdade a fabricação de uma guitarra também. Por aqui tivemos um pouco de dificuldades de conseguir as madeiras mais tradicionais na fabricação de instrumentos deste tipo. Para começar, consegui um móvel muito antigo feito por meu pai que estava esquecido num quarto de bagunça dele. Era na verdade uma pequena mesa que usávamos para por a televisão em cima, resolvi reaproveitar o que provavelmente iria para o lixo. Não sei informar qual a madeira, suspeitamos de Jequitibá mas apenas uma suspeita, mas já está totalmente seca (Afinal tem mais de trinta anos com certeza). Vou postar algumas fotos tiradas de celular de algumas etapas.
O modelo da guitarra escolhido foi baseado na Gibson Firebird, pesquisei sobre plantas na net e o pouco material em boa qualidade que achei me serviu de referência para redesenhar no AutoCAD, fiz algumas modificações no projeto para deixar mais a meu gosto.
Dividimos a parte do corpo em 3, uma central onde irá receber a ponte, captadores, braço, e outras duas para dar o contorno e entrar com os controles, jacks, etc. Resolvemos também fazer o braço inteiriço (Mais como um desafio mesmo). A peça central estamos fazendo com o Louro, encontramos o Cedro mas não estava muito bom para o que precisávamos, tinha também o Freijó mas estava na mesma condição do Cedro, acabamos achando uma boa peça de Louro, acabou ficando até legal a combinação das madeiras.
No momento estamos dando uma pausa, retornamos re um período longo de greve e estamos envolvidos mais na faculdade agora, mas no período de recesso vamos adiantar um pouco mais a construção. Vou deixar o link para que possam ver as fotos que foram tiradas até o momento.
Quando avançar o processo posto mais fotos, mas vou adiantando que vai demorar um pouco...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...
Abraço!
Segue link --> http://www.flickr.com/photos/holyfootpedals/sets/72157631801486883/
Long live the King!
darkislanio
Colaborador

Obrigado

Electronic Mess

« Responder #57 : 18 de Outubro de 2012, as 21:38:55 »

Dá uma olhada nesse link:
Nele há uma série de planos para gibson e fender. E nele há o pplano para Firebird e é bem completo. Legal!

-----
Faltou o link:
https://sites.google.com/site/guitarplanscollection/pdf-files/gibson-e
diego.fcs
Colaborador

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31

« Responder #58 : 18 de Outubro de 2012, as 22:11:58 »

Interessantíssimo isso hein, dá para comprar armários antigos por preços bons e ter muita madeira para fazer instrumentos. Aqui tem uns armários de cozinha que as portas são de cerejeira, já andei analisando ele, tem também muito armário antigo de caviúna, que dá um acabamento muito legal se quiser deixar ela natural.
Parem o mundo que eu quero descer.
Herberthpv
Colaborador

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 66

« Responder #59 : 18 de Outubro de 2012, as 22:32:14 »

Diego.fcs - Creio que a ideia seja essa mesmo. Eu procurei aproveitar o que para outros podem ser lixo e topei o desafio com este amigo meu, que aliás já trabalha com madeira há muito tempo e soube escolher bem a peça de Louro que compramos, faltou dizer que a escala será feita de Ipê, vai dar um contraste bem legal. E o importante também é pesquisar, ler sobre madeiras, há um material, que não me lembro quem aqui do site dispôs sobre espécies brasileiras de madeiras utilizadas para construção de guitarras elétricas, me ajudou bastante na elucidação de alguns questionamentos, vale a pena conferir.
Abraço!
darkislanio - Muito obrigado pelo site, se tivesse este material anteriormente teria me poupado um bom trabalho...Valeu!
« Última modificação: 18 de Outubro de 2012, as 22:35:11 por Herberthpv » Registrado

Long live the King!
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: