Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Novembro de 2024, as 21:37:01

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sensor Anti-roubo de Estepe (Pneu Sobressalente)  (Lida 11277 vezes)
rafammbass
Visitante
« : 05 de Outubro de 2012, as 15:43:13 »

Olá a todos!

Gostaria de compartilhar uma idéia, já que me faltam recursos escassos como tempo e conhecimento em eletrônica que julgo necessário para essa empreitada.

É cada vez mais comum ouvir casos de roubo de estepe. Sim, aquele pneu+roda que nos salvam nas horas mais oportunas, que quase nunca são vistos/calibrados por nós.

Minha idéia seria fazer algo do tipo 'uma luz' no painel que avisasse a presença/falta do dito cujo no carro.

Para isso, pensei em 3 maneiras:

-Sensor de 'peso'
-Foto-sensor
-Cerca virtual (como por exemplo, aquela região delimitada onde o cachorro pode ficar sem tomar um choque ou algo parecido - aliás, isso é horrível, não façam isso com seus animais de estimação!)

Acho que é uma idéia boa, nunca vi nada parecido e super apóio quem quiser desenvolver, registrar, vender, ficar rico e me pagar uns dividendos, hehe!

Alguém aí compra o negócio? Se não, pelo menos me ajudem a desenvolver!

Abraço!!!
Colaborador

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50

« Responder #1 : 05 de Outubro de 2012, as 16:06:23 »

Hehe, interessante isso. Pode ser que voce não pegue o ladrão, mas vai saber se o seu estepe foi pro brejo. Melhor saber assim do que se surpeender na hora que precisar.

Mas o bom vai ser a versão 2.0 desse modelo ae, com GPS e tudo!  Cheesy

Brincadeira a parte, achei bem interessante sim.
(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #2 : 05 de Outubro de 2012, as 16:12:00 »

A ideia é boa rafammbass .

Será que um simples sensor ON/OFF de contato não seria suficiente.

Ou seja, para roubar o step o amigo do alheio necessita
abrir a "presilha" que mantem o pneu preso, ao abrir o contato é desfeito
e portanto o led acende.

Talvez seja algo bem simples de fazer, mas a ideia é boa sim.

Abraço.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86

« Responder #3 : 05 de Outubro de 2012, as 16:22:35 »

Existem sensores de pressão que você enrosca no lugar da tampa da válvula de cada pneu, eles transmitem sem fio pra um display no painel que mostra a pressão de cada um. Se roubarem o pneu (ou o sensor Smiley), vai indicar no painel.

Na China tem por menos de U$200 o sistema completo.

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #4 : 05 de Outubro de 2012, as 16:23:34 »

E prender o estepe com cadeado? Um cadeado bom custa R$5,00!
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Marcus Vinícius
Colaborador

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81

« Responder #5 : 05 de Outubro de 2012, as 16:29:55 »

E prender o estepe com cadeado? Um cadeado bom custa R$5,00!

Beleza você poe um cadeado e dai o cara serra o teu bom cadeado e como você vai saber que foi roubado sem conferir?
A idéia não é só proteção é monitoramento também....

Da pra adicionar é uma sirene no circuito acionado pelo roubo serve pelo menos pra dar um susto!
HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Espanhol
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #6 : 05 de Outubro de 2012, as 16:41:19 »

Da pra adicionar é uma sirene no circuito acionado pelo roubo serve pelo menos pra dar um susto!
Uma corneta com uma potência de 2000W  gritando "pega ladrão" pra dar um sustinho nele  Cheesy
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #7 : 05 de Outubro de 2012, as 16:42:00 »

Aqui em São Paulo estava com uma onda de furto de estepes de carros nos estacionamentos. Você deixa a chave do carro com o manobrista e eles furtam o estepe do seu carro e você só vai perceber quando precisar do estepe. Um simples interruptor com acionamento quando o estepe for retirado serviria, acendendo um led no painel, não precisa de eletrônica, só passar fio e fazer furos (no painel, na lataria se for o caso). O problema é que não tem padronização do local do estepe. Tem estepe que fica dentro do porta-malas, tem que fica embaixo do carro, tem que fica atrás do carro. O produto tem que ser pensado pra ser adaptável a qualquer veículo.  Sou mais deixar uma cascavel dentro do porta-malas...
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #8 : 05 de Outubro de 2012, as 16:46:34 »

Uma bateria de carro, 12V, provê até uns 40A  + ou -  não é?

Dá pra transformar isso em uns "miles" volts, não dá não?

Evil Evil Evil
« Última modificação: 05 de Outubro de 2012, as 16:51:32 por Ferro_Velho » Registrado
Espanhol
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #9 : 05 de Outubro de 2012, as 16:53:16 »

Como uma cerca elétrica Evil Cheesy
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Marcus Vinícius
Colaborador

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81

« Responder #10 : 05 de Outubro de 2012, as 17:34:36 »

Maldade eu só queria dar um susto os caras tão querendo fazer churrasco, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
felfoldi
Visitante
« Responder #11 : 05 de Outubro de 2012, as 18:31:16 »

Falando sério, é possivel fazer um projeto desses utilizando um microcontrolador e um sensor optoreflexivo; o sensor você deixa proximo ao estepe, e faz o microcontrolador (atmega8 por exemplo) ficar lendo ele pela entrada analógica;caso o valor da entrada varie muito do valor comum, significa que algo está estranho ali perto do sensor, e com isso o microcontrolador pode acionar um led, lampada, rele, buzina, enfim, o que a criatividade mandar.
Visitante
« Responder #12 : 05 de Outubro de 2012, as 18:37:06 »

Não galera, é sério mesmo!

A idéia do cadeado não vale em todos os casos. No meu carro, por exemplo, não funcionaria! Não tem onde prender.

O que eu queria mesmo seria algo que fizesse o monitoramento mesmo. No caso de entrar em um estacionamento, quase ninguém abre o porta-malas quando entrega e quando pega o carro. Com um aviso, seria muito mais fácil.

Deve ser algo que o ladrão não visse e, uma vez acionado, ele não volte ao estado original. Não adianta nego 'trocar' seu estepe, que não vai funcionar! Uma vez triggado, já era!

Vou pensar em alguma coisa... Se alguém tiver uma idéia legal, vamos botar pra funcionar!
Visitante
« Responder #13 : 05 de Outubro de 2012, as 18:45:31 »

Simples e barato.

Visitante
« Responder #14 : 05 de Outubro de 2012, as 18:55:02 »

Pois é fallout, foi isso mesmo que eu pensei, uma chave on/off.

A questão de não desligar se o gatuno colocar um outro step lá é boa.

Talvez uma chave "sempre aberta" que quando "fechasse" detonaria um
fusível bem sensível.  Algo assim...
  Imprimir  

Ir para: