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Autor Tópico: Marshall JTM 50  (Lida 44266 vezes)
Eduardo
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« Responder #30 : 04 de Outubro de 2012, as 18:13:45 »

Mas então, consigo níveis aceitáveis de clean com ele num palco, ou devo montar o jtm50 como estou planejando?

Eu acho que você deveria começar com 5W, mas se está pensando em placo, vai ter que arrancar os cabelos em um projeto de 50W pelo menos.
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« Responder #31 : 04 de Outubro de 2012, as 19:02:01 »

Pessoal, 2 EL-84 dão 15 Watts! os 18, 20, 22 e até 25 são fruto da mais pura e simples picaretagem marketeira! Por favor, não vamos cair nessa. Este é um forum honesto!

É, mas se procurar esquemas, layout, manuais, livros, todos chamam estes modelos de "18W" e "20W", que é como o marketing da Marshall "batizou". Como se referir a estes amplificadores? "Marshall 20W(*)"(*) este amplificador não tem 20W de verdade? Fica meio chato botar nota de rodapé cada vez que citar o nome do amplificador. Smiley

Citar
gfr, sinto dizer que a polarização através de resistor de catodo é uma forma de realimentação negativa! Pode ser que ele não realimente a saída do transformador, o que poderia melhorar um pouquinho a linearidade do amp como um todo, mas a realimentação a partir do catodo faz um pouco deste trabalho!

Vitor, no palco não teria condições de microfonar o amplificador e mandar pro PA? Aí até os 5W resolvem.

Faria, se o resistor de catodo não estivesse bypassado por um capacitor bem grande.

No caso de um amplificador classe AB, como a corrente não é constante como em classe A, até piora a linearidade, pois com o aumento da corrente este capacitor se carrega, o catodo fica mais positivo (e portanto a grade mais negativa em relação a ele) e vai aparecendo uma distorção de crossover em níveis mais elevados. Que leva um tempo (até o capacitor descarregar) pra sumir.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2012, as 19:05:23 por gfr » Registrado

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Ferro_Velho
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« Responder #32 : 04 de Outubro de 2012, as 19:33:46 »

 victor nery, estamos no mesmo barco amigo.

Também estou montando devagarinho um JTM, só que vou montar o 45 mesmo.

Vi que você esta preocupado com o clean, eu também, e foi por isso que me
decidi pelo 45, que só distorce quando você enfia as esporas nele.

Também li por ai que o JTM45 é um amp conhecido por aceitar muito bem pedais.
Então fiquei mais tranquilo pois sem matar os vizinhos pelos ouvidos posso
usar pedais de drive e até pedais valvulados como drive nele.

Se você preferir o tão falado e cultuado crunch do JTM45, pode também usar um
atenuador como o THD Hot Plate, ou fazer uma mod para colocar um master volume.

Os primeiros componentes você encontra na Altana e na Mult, depois tem que recorrer
aos sites gringos mesmo.

Como inspiração eu xereto os seguintes sites:

http://www.joepopp.net/jtm45.htm  ( o cara construiu alguns JCM800 e um JTM45, vale a pena ler
as páginas dos JCMs também).

http://plexireplicas.com/metropoulos-amplifiers/gpm-45-head/  ( Eles se gabam que fazem as
réplicas mais exatas dos JTM45 atualmente, embora sejam carissimos.  O ACDC usa estes amps.)

http://www.marshallforum.com/  (como o nome já diz...)

A CeriaTone você já conhece né.

Os componentes que eu vou comprar na gringa serão top, sou mojista.  Cool

Os capacitores da placa, eu vou de Sprague Atom e Sozo Mustard Vintage.

Estes Sozos Mustard Vintage você só compra na própria página deles:

http://www.sozoamplification.com/purchase_vintage.html  (repare que mais para abaixo
na página tem os kits para determinados amps. O do JTM custa US$ 49,95 Obamas.)

O "can cap" 32+32uF F&T ou JJ você encontra também na Altana ou na Mult.
Já o de 16+16uF, só na Mult e é da marca LCR.  (Eduarrrrrrdoooooooo ?!?!?)

Os resistores eu vou aloprar no mojismo, serão TODOS de composto de carbono
Allen Bradley, e sempre que possível, de 1 watt pra cima.

Os transformadores? Dá-lhe mojismo, Mastran.
http://www.marstran.com/JTM45%20TRANSFORMERS.html ( o choke será o de 20H ).

Potenciômetros Alpha de 23mm, na Altana.

Chassis, face plate, gabinete, seletor de impedância e outras peças, eu achei melhor
comprar na Tube Depot: http://tubedepot.com/

Válvulas, ai as válvulas...
Bom, eu já comprei 3 Teslas 12ax7 NOS, uma sovtek GZ34 e duas KT66 Shuguang na Altana.
Mas isto pode mudar pois se eu acho umas Mullards NOS, eu não respondo por mim. Roll Eyes

Bem por enquanto é só o que tenho pra te ajudar.

Abraço e "atola o pé nessa jaca".  Cheesy


PS.: Uns videos interessantes para te inspirar:

http://www.youtube.com/watch?v=b6U08udfjMQ

http://www.youtube.com/watch?v=s1OYzH0Teo8  (Este aqui é muito bom, o cara que toca e o amp.)
Repare o atenuador azul em cima do amp, que é um JTM45 Park, marca usada por Jim Marshall para
comercializar os amplificadores dele sem ferir um contrato de exclusividade que ele tinha com um lojista.
Este do video esta com EL34 no power.
 


    
« Última modificação: 04 de Outubro de 2012, as 20:29:11 por Ferro_Velho » Registrado
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« Responder #33 : 04 de Outubro de 2012, as 22:30:40 »

Tenta o Jubilee, que tem uma chave 25/50w, só não sei se dá diferença no timbre.
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Marcel.
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« Responder #34 : 04 de Outubro de 2012, as 23:36:30 »

Eu fico pensando em montar um valvulado futuramente e tenho o pensamento igual ao do Victor, penso logo no jcm800, só que tenho medo de choques também, Marcel tem algumas dicas a mais da onde veio essa?

_
Dicas sobre o quê? Segurança?
Pergunte que, se eu puder, eu tento lhe responder.  Wink
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Eduardo
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« Responder #35 : 05 de Outubro de 2012, as 06:41:58 »

O "can cap" 32+32uF F&T ou JJ você encontra também na Altana ou na Mult.
Já o de 16+16uF, só na Mult e é da marca LCR.  (Eduarrrrrrdoooooooo ?!?!?)

A JJ não faz capacitores 16+16uF. Melhor colocar dois de 15uF da Epcos.
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« Responder #36 : 05 de Outubro de 2012, as 08:18:51 »

Tenta o Jubilee, que tem uma chave 25/50w, só não sei se dá diferença no timbre.

O Jubilee é complicado pra caramba, muito mais do que o JTM 50 ou os outros citados.

Ferro_velho, o vídeo do cara com do Park é excelente, valeu! Os outros links também, muito legais.
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Ferro_Velho
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« Responder #37 : 05 de Outubro de 2012, as 17:58:04 »

Citar
A JJ não faz capacitores 16+16uF. Melhor colocar dois de 15uF da Epcos

Eu já sabia Eduardo, mas me referia aos F&T e LCR que são comercializados pela Mult.

Outro artigo legal, para você e para nos, se você pudesse colocar à venda
lá na Altana:

Seletor de impedância  4, 8 e 16 Ohms.  (muito útil)
Como este aqui:
http://tubedepot.com/p-rotary-switch.html


Capacitores eletrolíticos Sprague Atom também seria legal.

Só sugestões, claro.  Eu gostaria muito de comprar tudo na Altana, só por isso.

Abraço.


« Última modificação: 05 de Outubro de 2012, as 18:18:03 por Ferro_Velho » Registrado
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« Responder #38 : 06 de Outubro de 2012, as 14:45:51 »

Pessoal, quero reformar um pré Super Tremendão Giannini, e ele está com capacitores parecidos com o 2º e 3º, da esquerda para direita. Deixo eles ou troco por outros melhores? OBS: imagem roubada do link do GFR Roll Eyes Roll Eyes Roll Eyes

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Guilherme
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« Responder #39 : 06 de Outubro de 2012, as 19:47:53 »

Assunçao

Esses caps, tanto os que estão na imagem quanto os que estão no seu Tremendão, são os legítimos  Philips "mustard".

Eles estão em curto ? Eles estão abertos ? Caso a resposta seja negativa, para que troca-los ?

Guilherme Peregrini
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« Responder #40 : 07 de Outubro de 2012, as 16:39:46 »

Obrigado pela resposta, é que eu não conhecia esses capacitores. Os resistores estão enferrujados, vou ter que troca-los, então pensei em aproveitar e trocar tudo. Mas vou só verificar o estado dos mesmos.
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Eduardo
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« Responder #41 : 08 de Outubro de 2012, as 06:53:04 »

Só sugestões, claro.  Eu gostaria muito de comprar tudo na Altana, só por isso.

Este tipo de sugestão é sempre bem vinda! O problema é que leva $tempo$ para se montra um estoque. No momento estou tentando fechar os buracos no estoque de potenciômetros.

Mas se o assunto for válvula, a Mult deve ter uns 10 tipos diferentes. Eu tenho hoje 2424!  Grin

Abraços

Eduardo
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« Responder #42 : 12 de Janeiro de 2013, as 23:17:01 »

Pessoal, tou muito desesperado... \o/

Seguinte: Acabei de montar a cópia do Plexi 1987x, seguindo o layout da Ceriatone.
Simplesmente usei tudo top quality, importado... Gastei meros R$4.500,00. Mojismo total: capacitores Sozo Mustard, resistores carbon comp, válvulas Mullard Reissue, transformadores de fabricação norte-americana, pots alpha (claro), falantes Celestion G12M Greenback, a maioria dos eletrolíticos Illinois e JJ, enfim...

Antes de ontem, porém, havia terminado de soldar TUDO, mas, o amp tá como se tivesse com a metade da potência (25W ao invés de 50W), como se uma das EL34 estivesse sem funcionar.
Segui o passo-a-passo inteiro do debugging da Geofex, ali da parte de "Low Power or Loss of Volume", mas ainda não consegui detectar onde está o problema. Já revisei esse circuito e essa montagem umas 3 vezes e me parece TUDO correto. Realmente não estou entendendo o que está acontecendo.

Sintomas:
1) Volume baixo (claro);
2) Válvulas do power (EL34) ficam com a placa se avermelhando bastante quando fico tocando por cerca de 1 minuto (principalmente com acordes abertos) e, quando começam a ficar vermelhas, sobe um cheirinho de queimado, então paro de tocar, pra normalizar;
3) Me parece que o timbre está como se o amp tivesse no talo, trabalhando com volumes altos, pois consigo a distorção do plexi;
4) Nada mais esquenta ou fede, como está acontecendo com as válvulas do power.

Perguntas:
1) Pra quem entende de transformadores, como o a.sim, é normal existir continuidade (testada com o multímetro, claro), no secundário do PT, entre o Centar Tap da alta tensão e os fios da mesma (os dois fios de 345V)? Nunca tinha percebido isso antes e notei nesse.
2) Eu sei regular o BIAS e tal, mas nunca li em canto nenhum alguém dizendo como a corrente do BIAS varia enquanto se está tocando, após o BIAS regulado. Fiz a regulagem do meu e deixei entre 33mV e 36mV (ou seja, 33/36mA). Acontece que eu deixei o multímetro na mesma posição (no resistor de 1R) e fui tocar pra ver como tava e foi quando percebi que, enquanto eu tocava, a tensão naquele ponto pulou de 33/36mV pra coisa de 120mV. Isso é normal também?

Ambas as dúvidas são sobre coisas para as quais eu nunca havia atinado antes, durante minhas montagens.

Tou realmente me descabelando aqui pra resolver esse mistério do volume tão baixo, se vocês puderem dar AQUELA força, ficarei MUUUITO grato!! _

Abração!

FOTOS:


« Última modificação: 13 de Janeiro de 2013, as 13:20:51 por Marcel. » Registrado
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« Responder #43 : 12 de Janeiro de 2013, as 23:25:47 »

Marcel., qual a tensão que esta seu BIAS?
Quanto ao consumo é isso mesmo. Aumenta. Veja no datasheet da EL34... Consumo de placa em repouso e em carga maxima... muda bastante.
Conferiu as tensões todas? Estão corretas?
E você esta usando a saida de 16 Ohms do transformador de saida certo?
E sua pergunta sobre o CT é se no secundario de 345+345 o CT tem continuidade com os outros 2 fios?
Sim, tem... Na verdade, imagine esse secundario como sendo um de 690V com um fio saindo bem no meio dele (no caso o CT).
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2013, as 23:31:14 por kem » Registrado

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« Responder #44 : 13 de Janeiro de 2013, as 10:18:38 »

Marcel, o ajuste de bias é feito com o amplificador em repouso (sem sinal), e uma corrente de catodo até 40mA ainda é um ajuste bem frio. Talvez seu problema seja nos capacitores de acoplamento (os de 100nF 600V), se eles não estiverem bons (com fuga), vão deixar passar uma alta tensão positiva DC para a grade das EL34 e aí elas vão conduzir o diabo ! (elas estão dissipando uma potência maior do que a máxima, por isso a placa fica vermelha)   Tire as EL34 e meça a tensão nos pinos de grade (5) nos resistores de 220k, tem que ter uma tensão negativa em relação ao terra (se for positiva, tá errado). E a medição tem que ser com um multímetro dos bons (com alta impedância de entrada, pelo menos 10Mohms). Deixe o ajuste de bias (a tensãp na grade) o mais negativo que puder e aí ponha as válvulas e veja se esquentam e meça a tensão na grade pra ver se ela se mantém negativa, a partir daí acerte de novo para os 36mA de corrente de catodo.
Caso esteja tudo certo, tente trocar as válvulas. Tem de outra marca ? Essas Mullard são NOS (genuínas) ou novas mesmo (que o Eduardo explicou que são chinesas apenas com carimbo com a marca Mullard).
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