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Autor Tópico: Marshall JTM 50  (Lida 44298 vezes)
Basoni
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« Responder #45 : 13 de Janeiro de 2013, as 10:41:21 »

Marcel, ja tive problemas com essas valvulas Mullard (reissue), mas era uma 12ax7 (inversora) em um 5F6A que fiz, um dos triodos estava ruim, foi só trocar por uma JJ... E parabéns pela bela montagem, fique tranquilo que vai dar tudo certo! T+
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Marcel.
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« Responder #46 : 13 de Janeiro de 2013, as 13:18:00 »

Pessoal, antes de qualquer coisa, obrigado pela atenção!

Marcel., qual a tensão que esta seu BIAS?
Quanto ao consumo é isso mesmo. Aumenta. Veja no datasheet da EL34... Consumo de placa em repouso e em carga maxima... muda bastante.
Conferiu as tensões todas? Estão corretas?
E você esta usando a saida de 16 Ohms do transformador de saida certo?
E sua pergunta sobre o CT é se no secundario de 345+345 o CT tem continuidade com os outros 2 fios?
Sim, tem... Na verdade, imagine esse secundario como sendo um de 690V com um fio saindo bem no meio dele (no caso o CT).


Kem, ajustei meu BIAS em cerca de 36mV. Na verdade uma EL34 está com 35.algumacoisa (quase 36) e outra está com pouco mais de 33mV.
Cara, eu comparei as tensões do meu com as do esquemático original do plexi 1987x e as tensões estão bem próximas. As minhas estão, em alguns pontos, até uns poucos volts a menos, mas acho normal devido a rede elétrica não fornecer 220V exatos, e sim um pouco menos.
Os falantes Celestion são de 8Ohms, mas, como estão em série (pra 50W), o gabinete fica em 16 Ohms. Sim, estou usando o tap de 16 Ohms do transformador.

Marcel, o ajuste de bias é feito com o amplificador em repouso (sem sinal), e uma corrente de catodo até 40mA ainda é um ajuste bem frio. Talvez seu problema seja nos capacitores de acoplamento (os de 100nF 600V), se eles não estiverem bons (com fuga), vão deixar passar uma alta tensão positiva DC para a grade das EL34 e aí elas vão conduzir o diabo ! (elas estão dissipando uma potência maior do que a máxima, por isso a placa fica vermelha)   Tire as EL34 e meça a tensão nos pinos de grade (5) nos resistores de 220k, tem que ter uma tensão negativa em relação ao terra (se for positiva, tá errado). E a medição tem que ser com um multímetro dos bons (com alta impedância de entrada, pelo menos 10Mohms). Deixe o ajuste de bias (a tensãp na grade) o mais negativo que puder e aí ponha as válvulas e veja se esquentam e meça a tensão na grade pra ver se ela se mantém negativa, a partir daí acerte de novo para os 36mA de corrente de catodo.
Caso esteja tudo certo, tente trocar as válvulas. Tem de outra marca ? Essas Mullard são NOS (genuínas) ou novas mesmo (que o Eduardo explicou que são chinesas apenas com carimbo com a marca Mullard).

Na verdade, cara, primeiro eu testei o amp com as minhas válvulas JJ. Agora eu coloquei apenas as EL34 da Mullard, mas as 12AX7 são JJ.
Quanto aos capacitores de acoplamento, você quer dizer os de 22nF, correto? Vou conferir isso!
Fico mais aliviado quanto à continuidade entre o CT e os dois fios de 345V. Valeu!
Vou fazer esses testes hoje, xformer!
Minhas Mullard não são NOS, eu acho, mas sim as novas (Reissue): http://www.tubesandmore.com/products/T-EL34-MUL, http://www.tubesandmore.com/products/T-12AX7-MUL.
E lembrando que as EL34 estão se avermelhando e esquentando muito apenas enquanto eu tou tocando no amp.

Mas eu tenho um par de EL34 aqui da JJ, no meu JCM800, vou testar trocar.

Na verdade, na primeira vez que eu fui ligar peguei as válvulas do meu soldano (que ainda não tá montado) e coloquei no plexi. O problema é que as válvulas de potência dele são 6L6GC e não EL34. Eu usei um par de 6L6GC no lugar de EL34 e só fui ver isso 30min depois de ficar testando. Mas se isso tivesse de fazer algum mal, faria à 6L6, nera não?

Abração, pessoal!
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Guilherme
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« Responder #47 : 13 de Janeiro de 2013, as 18:32:55 »

Marcel,

Seu JTM50, assim como os JCM e JMP, operam em classe AB e, por isso mesmo, apresentam uma enorme variaçao nas correntes de placa em torno daquela determinada pela ***Tensão de BIAS***.

Se as EL34 estão avermelhando quando você está tocando significa que seu amp está muito mal polarizado, e a culpa disso é uma ***PRAGA*** chamada resistor de catodo de 1 ohm.

Praga porque o que deveria ser apenas um bom auxiliar no ajuste da ***Tensão de BIAS*** passou a ser o elemento fundamental na determinação do ponto de trabalho de amplificadores valvulados em geral.

O resultado disso é que virou  Lei ajustar o ponto de trabalho (idle, steady, quiescente) medindo a corrente de placa  isoladamente ao inves de medir a corrente de placa ***na tensão de BIAS especificada pelo fabricante do amp***.

Moral da historia: amplis que são e soam iguais, geralmente ruins, alguns ruins de doer.

Bom, é logico que você quer uma solução para seu problema, certo? Então qual foi a ***Tensão de BIAS*** que v. mediu na união dos resistores de grade de 220k ? Não meça diretamente nas grades das EL34 porque tenho quase certeza que seu voltimetro não é de alta impedancia e ele vai te dar um valor não confiavel.

Para os JTM-45/50, GZ34/5AR4/2xEL34, transformador de saida com impedancia no primario de 3500 ohms placa-placa, em torno 420Vdc medidos no CT do transformador de saida, a ***Tensão de BIAS*** medida na união do resistores de 220k, deve ser ajustada entre -42 e -45V. Agora sim, meça indiretamente  a ***CORRENTE DE PLACA nesse BIAS*** com o auxilio do resistor de 1 ohm sabendo que para cada milivolt sobre esse resistor você tem 1mA para placa/screen. Nessas condições seu amplificador tem obrigação de operar redondo o tempo todo.  Caso contrario, reveja tudo o que você fez até aqui.

Essas condiçoes de operação são validas tambem para os ***JMP PLEXI DE 50W SS*** mas não para os JCM de 50W. Com 5881 ou 6L6-GC a tensão de BIAS deve ser um pouco mais negativa, talvez -48...-50V e para 6550 entre -30...-35V.

Handmades: façamos um Plexi soar como Plexi, um JCM800 como um JCM800, um Hiwatt como Hiwatt etc. etc. etc. O primeiro passo, na minha opinião, é considerar  o resistor de 1 ohm apenas como um auxiliar e entendermos que BIAS significa tensão de polarização e não corrente de placa.

Guilherme
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« Responder #48 : 13 de Janeiro de 2013, as 19:23:16 »

Que aula Guilherme!  Bravo

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Marcel

Eu aposto nesses capacitores de acoplamento ai também... Já me dei mal durante muito tempo por ter usando uns à óleo e só depois de comprar um capacímetro descobri que eles não prestavam.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2013, as 19:26:01 por bossman » Registrado

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Marcel.
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« Responder #49 : 14 de Janeiro de 2013, as 16:40:51 »

Guilherme, quando você fala em ajustar a tensão entre os resistores de 220K em -42V é pra antes de colocar as EL34, correto? Porque enquanto a tensão nesse ponto fica em -42V, a tensão sobre o resistor de 1R de cátodo fica em menos de 9mV. Se eu estiver certo, como as EL34 já estão em seus lugares, não preciso colocar os -42V, né? Apenas me certifiquei de que a corrente pelo resistor de 1 ohm está em 36mA. Ok. A tensão no CT do primário do transformador de saída está em 436V. Este transformador possui 3200 Ohms placa-placa.

xformer, a tensão nos pinos 5 das EL34, tanto no ponto dos resistores de 220k quanto diretamente nas válvulas, está em -27V/-28V.

Vou tentar correr agora no centro da cidade pra comprar uns capacitores de 22nF, pra testar fazer a troca dos "acopladores".

Ah, tirei as EL34 Mullard e coloquei as JJ que tenho aqui no meu jcm. O volume continua baixo pro que deveria ser, quando comparado com esse meu jcm, por exemplo. Timbra como um plexi, no entanto. Cry Cry
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2013, as 18:00:32 por Marcel. » Registrado
Guilherme
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« Responder #50 : 14 de Janeiro de 2013, as 19:09:30 »

Marcel,

A tensão medida no CT do transformador de saida está OK, 3200 ohms PP está abaixo da especificaçoes para o estagio de saida do JTM-50 e
 -27...-28V está muito positivo para EL34 levando em consideração 436V e 3200 ohms.

É exatamente nas condiçoes acima que as EL34 avermelham quando v. toca Huh?
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« Responder #51 : 14 de Janeiro de 2013, as 19:48:18 »

Qual a impedância de entrada do seu voltímetro/multímetro ? Se a impedância dele for baixa, essa medida de tensão de bias da grade tá furadíssima (uma impedância de entrada baixa - por ex. 1Mohm -  introduz um erro muito grande na medição).
Pelo gráfico da EL34, com essa tensão de grade de -28V e a tensão de placa (deve ser >400V) estimada, a corrente de placa seria na ordem de 90mA (mais a de screen por volta de 10mA) e você mede 36mA no catodo.  Qual a tensão na grade de screen pino 4 da EL34 (pelo esquema que tenho do JTM50, deve estar perto dos 400V, pois só tem o choke a separá-la da tensão de 436V)?   Cuidado, muito cuidado ao fazer as medições !!!
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2013, as 19:52:54 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Marcel.
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« Responder #52 : 14 de Janeiro de 2013, as 20:10:13 »

Calma.
O que eu tou fazendo não é exatamente o JTM 50, pessoal. É o próprio Plexi 1987x, que se difere um pouco do jtm 50, pelo que vejo nos dois esquemáticos.
O esquemático que estou seguindo e no qual a Ceriatone se baseia é este (olhem a página 3 do PDF, que é mais legível):


Acho que isso ficou meio confuso devido ao fato do título do tópico ser "Marshall JTM 50". Me desculpem se não deixei isso mais claro. Achei o esse tópico bem similar ao conteúdo que ia postar, portanto preferi não abrir outro tópico. Caso os admins prefiram separar o tópico, criando um novo, entitulado de "Marshall Plexi 1987x", têm o meu aval. Talvez seja até melhor, já que o assunto está se estendendo e já que a "confusão" quanto aos nomes apareceu...

Guilherme, o transformador que comprei possui as mesmas especificações do feito pela hammond, ambos voltados para os JMP's e o JCM800 de 50W.
Como deve ser feito, então, já que a corrente do BIAS fica em torno de 9mA, quando ajusto a tensão do ponto de junção dos resistores de 220K para -42V? 9mA é muito baixo, não?

O meu é esse: http://www.tubesandmore.com/products/P-TM050.
O da Hammond é esse: http://www.tubesandmore.com/products/P-T1750N.

Abraços a todos.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2013, as 21:29:11 por Marcel. » Registrado
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« Responder #53 : 14 de Janeiro de 2013, as 20:18:52 »

Não tem como postar o esquema ?  Odeio o 4shared, não consigo baixar as coisas.
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« Responder #54 : 14 de Janeiro de 2013, as 20:32:23 »

Olá.

Meça a tensão de grade diretamente sobre C13 ( pág 2 ) ou C17 ( pag. 3 ).
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« Responder #55 : 14 de Janeiro de 2013, as 21:20:17 »

Marcel, quando te perguntei a tensão do BIAS, era a tensão do BIAS, e não do resistor.
Ja trocou a bateria do seu multimetro?
E quando você coloca o BIAS em -42V (9mA no resistor de 1R) como fica o som?
Pela sua configuração pode deixar a tensão de BIAS até um pouco mais positiva...  até uns -38V. Mas -28V é muito alto mesmo.
E não ligue nunca ele com a chave stand-by acionada... esse capacitor de 450V esta em cima da risca...
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2013, as 22:01:37 por kem » Registrado

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« Responder #56 : 14 de Janeiro de 2013, as 21:25:05 »

Pessoal, as péssimas novas são que agora ferrou tudo.
Fui fazer o que o Guilherme disse, ajustando a tensão de BIAS em -42V e tocar pra ver se as EL34 se avermelhavam. Quando eu comecei a tocar, deu uma doida e o amp começou a apitar MUITO alto, como se o amp de 50W tivesse normal e com o volume no talo. Mas o barulho é lembra uma microfonia, "ziiiiuuuummm-ziiiiiiiiiiiiuummm", sabe? Então eu desliguei tudo. Fui tentar novamente, liguei a chave do power, aguardei e liguei o standby. Só que o barulho aparece exatamente quando ligo o standby, ou seja, a alta tensão.

Não sei se tem alguma a ver, mas apareceu um aranha do demônio, de uns 2cm, do lado da chave de standby. Tirei ela de lá e vi que tinha umas poucas teias pela chave do standby. Pelo rápido que olhei no google, teia conduz. Mas, raciocinando, se fosse o caso das teias terem conduzido alguma coisa, faria apenas um curto entre os 2 pinos do standby, o que, teoricamente, não faria mal algum, além de "ligar" a chave. Como foi que essa danada fez teia pela chave de standby e não morreu eletrocutada na alta tensão??? _

De qualquer forma, eu dei uma limpada em todos os contatos, soquetes, chaves etc. com um pincel, mas o barulho do além ainda aparece. E é muito alto, chega dá uma dor...

Cara, como diria um colega meu, "Isso não é coisa de Deus não, velho...". kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Troquei as EL34 JJ, pra ver se elas tinham fritado e coloquei as Mullard, mas nada... Os 2 transformadores estão frios...
Visualmente não há nada estranho, os capacitores eletrolíticos, inclusive os de filtro, visualmente não parecem danificados, estourados, ou sei lá o quê... Não tem nada com cara diferente do que tava antes...

xformer, o melhor que eu pude fazer foi isso:


Já tava quase chorando sem descobrir o mistério desse amp, agora vou entrar em depressão... Puts....  Cry

Kem, me desculpe pelo engano, devo ter misturado as bolas na cabeça. A bateria do meu multímetro é praticamente nova, troquei ela faz muito pouco tempo.
Quando coloquei o BIAS em -42V, antes de dar essa maluquice, o som saiu normal. Aos meus ouvidos, não pareceu muito diferente... TALVEZ, com um pouco menos de ganho, tanto que o "hum" reduziu (a rede elétrica da minha casa não é aterrada).
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« Responder #57 : 14 de Janeiro de 2013, as 21:33:56 »

Esse "o som saiu normal" é baixo como antes ou mais alto?
E a aranha não morreu porque não fechou circuito nenhum.
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« Responder #58 : 14 de Janeiro de 2013, as 21:38:57 »

Esse "o som saiu normal" é baixo como antes ou mais alto?
E a aranha não morreu porque não fechou circuito nenhum.

Kem, mais alto, muito mais alto. Como se você pegasse um valvulado de 50W e tocasse nele com o volume no talo, estando do lado do gabinete de falente. Dói os ouvidos, certo? Pronto, é isso. Nessa altura. Só que normal só tá a altura... se não fosse o barulho...
E detalhe: o som da guitarra some nesse meio.

Parei de mexer nele por hoje, amanhã volto, senão meus vizinhos me matam, mesmo morando em casa agora...
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« Responder #59 : 14 de Janeiro de 2013, as 21:46:24 »

...
Quando coloquei o BIAS em -42V, antes de dar essa maluquice, o som saiu normal....
Melhor citar...
Minha pergunta foi se antes do barulho doido, o som normal que você citou acima era mais alto que antes ou mesma coisa?
Continue amanhã mesmo. Com calma e com a cabeça mais fria.
Abraços.
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