Este tipo de transformador é conhecido como "choque" ou estou fazendo confusão?
Abraço!
Não Lamer, choque é o exatamente o tipo de negócio que não vai ajudar em nada.
O transformador isolador é um transformador mesmo, com primário e secundário separados, de relação de transformação 1:1, ou seja, entra 120V, sai 120V, se entra 220V, sai 220V.
Ele só serve para fazer um isolamento elétrico entre a "rede" que alimenta o rádio e a rede pública. Observe que em um transformador desse tipo a energia é transferida exclusivamente por via magnética. Por isso que não serve autotransformador, como aqueles antigos ajustadores de voltagem com chave na frente.
Fica externo ao rádio, não alterando sua característica.
Assim, o chassis do rádio, que fatalmente ficaria ligado ao terra da guitarra, não tem mais como fazer um indesejado contato com a fase da rede. Após o transformador de isolaçao não existe mais o conceito de fase/neutro (nesse caso).
Esses "rabos quentes" quando em guitarras, são conhecidos como "fazedores de viúvas" (widow maker) porque no caso do fio da fase ficar ligado ao chassis da guitarra, o músico praticamente abraça a fase, fecha contato com os pés no terra, e já era; ainda mais se o padrão for como no litoral de SC, onde fase-neutro é 220V (fase-fase 380V).
Desculpem ter sido tão prolixo, mas como o assunto envolve segurança achei que valia a pena.
Sds.
Aron