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Autor Tópico: Captadores de braço x Captadores de ponte  (Lida 31757 vezes)
Roberto Alves
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« Responder #15 : 30 de Setembro de 2012, as 11:08:26 »

Que delícia de post!

A vontade que dá é comprar zilhões de guitarras e captadores para poder testar todas as combinações ao mesmo tempo mas isso é ....para nós...impossível.

Eu só queria lembrar que quanto mais próximo das cordas, o captador tem um campo magnético mais forte e diminui o sustain delas. O imã faz com que as cordas vibrem menos.
Isso é bem fácil de sentir no som.

abraços a todos,
Roberto

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« Responder #16 : 30 de Setembro de 2012, as 11:50:32 »

A minha guitarra tem dois captadores, um seletor de 3 posições do tipo "telecaster", uma chave de "split" e os dois pots, vol e tom, são push-pull (volume seleciona série/paralelo e tom seleciona em fase/fora de fase). Então eu posso ter qualquer combinação, série, paralelo, em fase, fora de fase, split ou humbucking. O split seleciona as bobinas de cada captador de modo que as combinações ficam humbucking.

Por exemplo:

http://k006.kiwi6.com/hotlink/85b2w7tq26/ste-008.mp3

Início: ponte como humbucker
00:10 ponte, split
00:22 ponte e braço, ambos humbucker, em paralelo e em fase (combinação normal numa Les Paul)
00:30 ponte e braço, ambos split, em paralelo e em fase
00:39 braço como humbucker
00:47 braço, split
repetindo, pra referência:
00:59 ponte e braço, ambos humbucker, em paralelo e em fase (combinação normal numa Les Paul)
01:07 ponte e braço, ambos split, em paralelo e em fase
01:16 ponte e braço, ambos humbucker, em paralelo e fora de fase (supostamente a "Peter Green" mod)
01:26 ponte e braço, ambos humbucker, em série e em fase
01:34 ponte e braço, ambos humbucker, em série e fora de fase ("Brian May" Smiley)
repetindo pra referência:
01:43 ponte e braço, ambos humbucker, em paralelo e em fase (combinação normal numa Les Paul)
01:51 mais um pouquinho no modo "Peter Green"

Se houver interesse e eu achar o rabisco com o esquema eu abro um tópico separado...

PS. gravado com o POD, modelo do JTM45, sem muito ganho pra não mascarar a diferença entre os sons (se usar o modelo "insane" fica tudo igual!!!(.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2012, as 11:52:16 por gfr » Registrado

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« Responder #17 : 30 de Setembro de 2012, as 12:18:58 »

Não há consenso sobre isso.Em minha strato, uso um potenciômetro extra(que consegui enfiar entre os outros knobs!) como volume individual para o captador do braço, o que faz com que eu tenha certo controle sobre o sinal de cada captador. Isso é útil caso esteja usando um captador de ganho maior do que o normal no braço. E em uma tele que estou construindo, estou usando um captador que retirei da ponte de minha strato. O único problema é a distância entre os polos do captador, que é um pouco maior nos captadores inclinados de pontes de stratos.
Espero que tenha contribuído.
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« Responder #18 : 30 de Setembro de 2012, as 12:37:35 »

Eu só queria lembrar que quanto mais próximo das cordas, o captador tem um campo magnético mais forte e diminui o sustain delas. O imã faz com que as cordas vibrem menos.
Isso é bem fácil de sentir no som.

Se chegar a extremos, a corda fica até desafinada (mais comum em captadores de strato).
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« Responder #19 : 30 de Setembro de 2012, as 17:05:22 »

Bem lembrado, Guilherme!
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« Responder #20 : 30 de Setembro de 2012, as 17:30:11 »

A quem interessar possa:

O esquema de ligação de uma guitarra famosa por suas possibilidades de
ligar os caps em fase ou não.

Brian May's "Fireplace Red Special".

http://4.bp.blogspot.com/-f6xFGl1mOLw/TaQyCGz_c2I/AAAAAAAAAWE/fSczq-ganjM/s1600/mayredspecialwiring.png

Abraços.
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« Responder #21 : 30 de Setembro de 2012, as 20:47:27 »

Pois bem srs., fiz a troca de captadores e o resultado foi muito positivo! Ao tirar o captador original da guitarra sem marca (acho que é um chinesinho safado) medi a resistência DC com o multímetro e tomei um susto ao ver na tela os 17.33 k !!!

IMG674.jpg

Como não deveria deixar de ser fui logo ao captador que iria entrar no lugar desse (um Rockfield FAT ASS) medir também e já fui logo me desanimando ao ver os 10.79 k e notar o tamanho disparate de medidas entre eles.

IMG675.jpg

Mas fui em frente e o resultado final agradou a mim e ao dono da guitarra demais! Não tenho palavras pra descrever aqui como ficou o som mas, se fosse usar uma usaria a palavra definição! Melhorou em TODOS os aspectos, todos mesmo. Com essa aprendi que resistência DC e ganho de um captador não é tudo!

Esses testes foram feitos numa Memphis.... Fico imaginando como seria numa guitarra melhor Roll Eyes

Fotos dos dois captadores pra efeitos de comparação:

IMG671.jpg

Agradeço a todos que me incetivaram a seguir e ajudaram com as informações
« Última modificação: 30 de Setembro de 2012, as 20:53:13 por bossman » Registrado

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« Responder #22 : 01 de Outubro de 2012, as 09:24:04 »

Interessante essa questão dos captadores perto das cordas, não sabia disso. Na minha Tele durante um bom tempo usei um captador da ponte de uma Strato no braço da minha tele, ficou bom.
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« Responder #23 : 01 de Outubro de 2012, as 21:06:40 »

Bossman, se quiser ter uma idéia da variação de resistência DC de captadores humbuckers e de outros tipos também, dê uma olhada na tabela de captadores da Seymour Duncan! Eu descobri que normalmente os de menor valor de resistência e pico de ressonância alto me agradam mais, como os Seth Lover, Pearly Gates e 59. Eles apresentam resistência entre 7 e 8k.
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« Responder #24 : 01 de Outubro de 2012, as 21:42:17 »

Ganho e definição andam em sentidos contrários, quando mais de um menos do outro, o ideal é descobrir qual é o nosso meio termo, por que temos de levar em consideração os gostos pessoais.

Um ponto que não vejo quase ninguém tocar quando se fala de captadores, é em relação a indutância dos mesmos, o que interfere diretamente na resposta de frequência dos captadores.


« Última modificação: 01 de Outubro de 2012, as 21:46:11 por pit.du » Registrado
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« Responder #25 : 01 de Outubro de 2012, as 22:42:41 »

A indutância depende do número de voltas na bobina. A indutância faz com que a formação da corrente elétrica seja menos brusca, ou seja, mais suave (O que não significa exatamente que o som será suave, ele apenas suaviza as curvas do gráfico da oscilação da onda) É isso que de certa forma distingue captadores AlNiCo por cerâmicos. O fenômeno da indutância é usado também nos reatores de lâmpadas fluorescentes, para evitar uma descarga inicial brusca que queimaria a lâmpada.
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« Responder #26 : 02 de Outubro de 2012, as 01:01:40 »

A indutância depende do número de voltas na bobina. A indutância faz com que a formação da corrente elétrica seja menos brusca, ou seja, mais suave (O que não significa exatamente que o som será suave, ele apenas suaviza as curvas do gráfico da oscilação da onda) É isso que de certa forma distingue captadores AlNiCo por cerâmicos.

Pode explicar melhor isso aí? Desculpe, mas achei meio confuso... Batendo Cabeça
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« Responder #27 : 02 de Outubro de 2012, as 01:12:53 »

Quando uma bobina é atravessada  por um campo magnético variável, ela acaba induzindo um segundo campo magnético de sentido oposto, que cancela parte do primeiro. Esse efeito só ocorre quando há variação do campo magnético, e é proporcional a essa variação. Isso atenua o formato da  onda.
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« Responder #28 : 02 de Outubro de 2012, as 01:21:36 »

OK, mas ficou embolado com o número de voltas apenas para definição da indutância final. Há mais variáveis nao cálculo da indutância resultante. Até o material do núcleo, se é usado material magnético e/ou magnetizante... Até a forma com que se enrola muda o valor final, pois tal diferença não será desprezível no caso de 6.000 a 8.000 espiras.
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« Responder #29 : 02 de Outubro de 2012, as 01:52:33 »

OK, mas ficou embolado com o número de voltas apenas para definição da indutância final. Há mais variáveis nao cálculo da indutância resultante. Até o material do núcleo, se é usado material magnético e/ou magnetizante... Até a forma com que se enrola muda o valor final, pois tal diferença não será desprezível no caso de 6.000 a 8.000 espiras.
Ok, desculpe, força do hábito em fazer idealizações. No entanto, essas outras variáveis, como resistência ohmica do fio, disposição das espiras, etc., são praticamente desprezíveis em relação ao número de voltas, pois são valores levados em conta tanto para o campo magnético original como para o induzido, ou seja, seus efeitos acabam por se cancelar quase que completamente.
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