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Autor Tópico: Captadores de braço x Captadores de ponte  (Lida 31775 vezes)
bossman
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« : 29 de Setembro de 2012, as 10:53:52 »

Pessoal estou com dois captadores humbuckers de braço aqui e gostaria de saber oque difere um tipo "neck" de um tipo "bridge" além da resistencia DC e consequentemente o ganho que ele pode gerar. Aspectos construtivos internos ? Porque externamente tanto o da ponte como o do braço são iguais!

Emfim quero saber se tem alguma coisa que me impeça de instalar esse captador de braço também na ponte. (se é que existe alguma coisa a se impedir quando o assunto é guitarra Cheesy )

Aqui o link dos fatídicos captadores que tenho em mãos pra que os senhores possam me ajudar melhor:

http://www.rockfieldpickups.com/fat_ass.html
« Última modificação: 29 de Setembro de 2012, as 10:55:31 por bossman » Registrado

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« Responder #1 : 29 de Setembro de 2012, as 11:52:28 »

Na junção do corpo com o braço, a amplitude de vibração das cordas é maior do que perto da ponte. Então o captador do braço geralmente é menos sensível, pra não haver uma disparidade de volume com o da ponte.



PS. Mas funciona, e fica um sinal bem forte. A minha Squier só tinha um captador, um humbucking na ponte, coloquei um humbucking no braço transplantado da ponte de uma Giannini Les Paul que eu tinha. No final, como o da Giannini não era tão sensível e o da Squier por outro lado era bem forte, acabou ficando equilibrado. Atualmente o da Squier foi substituído por um SD JB, que também tem uma saída boa.

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O Peter Green tinha uma Les Paul cujo captador do braço foi substituído por um captador de ponte, instalado "errado" (com os polos ajustáveis longe do braço, ao invés do usual pra captador de braço), e ainda por cima fora de fase (o ímã foi invertido),  e é considerado um dos melhores sons de Les Paul da história Smiley

Não sei se na época do John Mayall a Les Paul já tinha este mod, então seguem uns vídeos do Fleetwood Mac (quando eles ainda eram legais):

http://www.youtube.com/watch?v=KE4HGlmtOcg&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=rxux5LdmjQU&feature=player_embedded

O Gary Moore comprou esta guitarra (e usou muito), mas depois vendeu pra um colecionador.



Com o John Mayall, ouça o solo, incrível:
http://www.youtube.com/watch?v=zxLfaa_f-M8&feature=relmfu
« Última modificação: 29 de Setembro de 2012, as 12:20:11 por gfr » Registrado

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« Responder #2 : 29 de Setembro de 2012, as 12:30:40 »

Muito obrigado pelas informações e pelos vídeos Guilherme! Em especial o do solo, que timbre! Eu já ia fazer a modificação de qualquer jeito, mas queria algum "respaldo"  Smiley
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« Responder #3 : 29 de Setembro de 2012, as 17:33:07 »

Quanto mais conheço captadores, penso que menos sei spbre eles...rs

Experimentar está na ordem do dia!  Legal!

A Vintage V100 Lemon Drop tenta agregar as idéias da LP do Mr Green e pareceu convencer. Difícil é encontrar esse modelo específico por aqui.

Bossman, vá fundo, experimente aí e conte-nos dso resultados, ok?

Uma coisa que pode diferenciar é o espaço entre os pólos de captadores de braço para os de ponte, por conta da distância entre as cordas, mas nã maioria dos casos não é crítico.

Outra coisa que muda tanto o timbre quanto o nível de saída é a distância do captador para as cordas. E me, sempre um captador muito próximo às cordas gera o melhor timbre.

-----
Pode notar na LP do Mr Green, no primeiro video, que o pup do braço está bem baixo e mais próximo nas cordas agudas e até meio enfiado na moldura na parte mais grave. Até acho que o da ponte segue esse padrão, mas só dá pra ver de relance...
« Última modificação: 29 de Setembro de 2012, as 17:47:54 por Alex Frias » Registrado

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« Responder #4 : 29 de Setembro de 2012, as 18:28:44 »

Experimentar está na ordem do dia!  Legal!

Pode notar na LP do Mr Green, no primeiro video, que o pup do braço está bem baixo e mais próximo nas cordas agudas e até meio enfiado na moldura na parte mais grave. Até acho que o da ponte segue esse padrão, mas só dá pra ver de relance...

Com certeza vou experimentar! E sobre o vídeo uma das coisas que me chamou a atenção foi isso do captador estar mais baixo de um lado do que no outro o da ponte eu não reparei se seguia esse tipo de montagem.
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« Responder #5 : 29 de Setembro de 2012, as 18:56:08 »

Usei durante muito tempo um HB Dimarzio para braço, na ponte da minha Samick.

Soava lindo.
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« Responder #6 : 29 de Setembro de 2012, as 20:43:09 »

Se soa bem, é isso!

Eu sempre coloquei o captador humbucking um pouco mais baixo do lado grave das cordas, mas nunca tanto assim como no video. E com o tempo passei a curtir o som deles um pouco mais distante das cordas, ficando mais focados, mais articulados e com um certo brilho, menos "entupidos".

Já os singles ponho com uma grnde diferença entre os lados.
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« Responder #7 : 29 de Setembro de 2012, as 20:50:42 »

Mas agora segue a pergunta polêmica:

Para se obter uma saída balanceada entre o captador do braço/ponte, sem que haja diferença de volume assombrosa, qual seria a fórmula de resistência DC? (Se bem que não depende só disso em um captador)
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« Responder #8 : 29 de Setembro de 2012, as 21:18:03 »

Acho que não há fórmula, apenas um estudo de ganho e de potência dos captadores, para que haja algum equilíbrio.  Há quem prefira que tal discrepância exista, para dar um boost nos solos, por exemplo.
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« Responder #9 : 29 de Setembro de 2012, as 22:08:40 »

Pessoal,

Se olhar bem a para a moldura do captador do braço da LP do Peter Green,
vão ver que é muito alta, ou seja, aquela é uma moldura de captador da
ponte e não a moldura normal, mais baixa, do captador do braço.

Por isso que o captador esta tão enterrado na moldura.


Acabei de assistir no Iutubi um documentário sobre o Peter Green e vi que a guitarra dele
não tem a moldura do captador da ponte mais alta, e sim uma moldura normal.
Voltei aqui e estou corrigindo. Por favor desconsiderem esta parte em verde.
Desculpem o engano.


Eu troquei os captadores originais da minha Cort CR200, uma LP, pelos
originais Gibson Classic 57 (braço) e Classic 57+ (ponte).

O "plus" (+) segundo a própria Gibson, significa mais voltas dadas na "bobina"
tornando-o mais forte justamente para compensar a maior "potencia de saída"
que ocorre no captador do braço.

A explicação é que no meio do comprimento, a corda vibra mais forte, com maior
amplitude, e portanto induz mais sinal no captador que esta mais próximo deste meio
de corda, neste caso o captador do braço.

Daí deve-se compensar esta maior indução no captador do braço mantendo-o
um pouco mais longe das cordas, mais enterrado na moldura.

Uma dica para você Bossman é a seguinte: depois de instalar os dois captadores,
coloque a chave seletora para o da ponte e vá tocando e alterando a distancia dele
para as cordas até que você goste do som que ouve.

Quanto mais próximo das cordas, mais forte é o sinal, porém um pouco mais embolado,
e quanto mais longe, mais baixo mas também mais claro e articulado.
Isto vai depender do seu gosto.

Depois que achares o ponto que te agrada, então é a hora do captador do braço, que
deve ficar no mesmo nível de "volume" do da ponte.

Tocando alguma coisa, vais mudando a chave seletora de um para o outro, e vai subindo
ou descendo o captador do braço até o som ficar no mesmo nível.

Quanto ao fato de deixar o captador com a parte das cordas grossas (bordões) mais baixo que das mais
finas (primas), é que como os bordões tem mais massa, mais metal, ao vibrar induzem
mais sinal que as primas no campo magnético gerado pelo captador.
Portanto, os graves se sobrepõem aos agudos pois as cordas mais finas não conseguem
induzir da mesma forma o campo magnético gerado pelo captador.

Aí também é uma questão de gosto, se queres os graves mais fortes, deixas os captadores
nivelados, mas se achas o grave forte demais, afastas o lado "de cima" do captador das cordas
enterrando ele um pouco na moldura. Como fez o Peter Green no vídeo.

Um outro detalhe relacionado a grossura das cordas é com relação as tarraxas, ao colocar
as cordas, deve-se dar poucas voltas no "pino" da tarraxa (duas ou três) nas cordas grossas, e mais
voltas ( cinco ou seis ) nas mais finas, pelo mesmo motivo que falei acima, a maior massa
das cordas grossas "facilita" a passagem da vibração da corda para a tarraxa e as cordas
mais finas tem mais dificuldade em passar a mesma vibração.

Claro que tudo isso são apenas parâmetros, em se tratando de gosto vale tudo.

Espero ter ajudado.

Abraço.      
« Última modificação: 01 de Outubro de 2012, as 02:07:59 por Ferro_Velho » Registrado
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« Responder #10 : 29 de Setembro de 2012, as 22:25:31 »

Um detalhe na guitarra do Peter Green  é que o captador do braço está fora de fase. Então, se os níveis estivessem perfeitamente equilibrados, quando combinasse os dois captadores o cancelamento ia ser muito forte, haveria muita perda de volume. Acredito que neste caso haja um certo desnível de sinal, desejável, pra que a combinação dos captadores dê uma anasalada no som, mas sem atenuar demais. Lembrando que ficam fora de fase e em paralelo, se fosse fora de fase e em série (como na guitarra do Brian May) a conexão em série já dá uma saída maior, compensando o que se perde com o cancelamento (aí dá pra deixar muito anasalado sem deixar o sinal fraco).
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« Responder #11 : 30 de Setembro de 2012, as 08:58:08 »

Mas no caso dele provavelmente um dos caps está ligado "invertido".
Nesse caso não há cancelamento.
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« Responder #12 : 30 de Setembro de 2012, as 10:21:27 »

Não sei, existe alguma discussão na rede sobre se apenas o captador foi invertido, se a barra de Alnico foi invertida e se os cabos foram invertidos também.

É bom lembrar também que esses captadores PAF antigos tinham nível de saída bem baixo e médios bem menos pronunciados. Possivelmente usando-se esses captadores de 12k não vá se conseguir um timbre muito próximo.
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« Responder #13 : 30 de Setembro de 2012, as 10:54:24 »

[...] Nesse caso não há cancelamento.

Quando existe inversão de fase entre captadores em paralelo, há cancelamento de frequências, com aquele som mais agudo e mais baixo.  Eu brinco muito com isso aqui:

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« Responder #14 : 30 de Setembro de 2012, as 11:08:12 »

Eu acho que só o ímã foi invertido, porque o som parece bem diferente de uma Les Paul "normal" com os dois captadores combinados. Quase como se tivesse um treble booster.

http://www.youtube.com/watch?v=AQXw9Ir5Iwc&feature=related

Uma coisa a observar, principalmente se o captador tiver capa metálica: a posição da sáida do cabo...



Dependendo das cavidades no corpo, pode ficar complicado de passar o fio, pode ser necessário abrir o captador pra mudar a posição, ou mesmo deixar com os polos "ao contrário" como na guitarra do Peter Green.
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