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Autor Tópico: Confecção de case para guitarra.  (Lida 24816 vezes)
Finck
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« Responder #15 : 13 de Setembro de 2012, as 23:11:07 »

Sobre a virola e os "blocos internos", acho que as respostas já foram muito bem dadas...

Sobre a cola base d'água, essa é boa, não conhecia! Tem para vender em latas pequenas?

Aproveitando, olha o cortador de isopor/espuma (como referência, acho que tem mais barato):

http://www.casadaarte.com.br/produtos.php?prod_rg=398
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JoaoVarios
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« Responder #16 : 14 de Setembro de 2012, as 00:07:05 »

O compensado de 10mm seria ótimo em resistência, mas ficaria pesado, talvez fazendo a lateral com 10mm e fundo e o tampo com 5 ou 6mm.
Ia dizer a mesma coisa. E se houver o receio de que fique muito frágil, pode se colocar algumas travessas, como as que existem no tampo do violão.

Aproveitando, olha o cortador de isopor/espuma (como referência, acho que tem mais barato):

http://www.casadaarte.com.br/produtos.php?prod_rg=398
Acho que esse cortador de isopor dá pra fazer com um dimmer e um arame de aço fino, como uma corda de guitarra. Na net existem vários tutoriais ensinando a montar um. É que pra quem vai fazer apenas o seu case talvez não compense ficar comprando ferramenta.

Outra ideia pra fazer os recortes internos, diga-se as curvas, é curvando a madeira, o que é relativamente fácil no caso do MDF 3mm.
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Gilmar
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« Responder #17 : 14 de Setembro de 2012, as 00:24:55 »

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Sobre a cola base d'água, essa é boa, não conhecia! Tem para vender em latas pequenas?

A cola vende em ebalgens de 1Kg se não me engano, esqueci de dizer a vantagem principal, diferentemente das colas de contato convecionais, você pode deixar uma peça sobre a outra que ela não gruda, ficando mais facil para enquadrar, ela só gruda se fizer pressão.
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yurice
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« Responder #18 : 14 de Setembro de 2012, as 16:13:48 »

E qual seria altura ideal?
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Zedosal
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« Responder #19 : 14 de Setembro de 2012, as 19:24:12 »

Quem precisar de ferragens para case indico esse cara, vendedor honesto e super rápido na entrega.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437477909-ferragens-para-case-fecho-engate-rapido-40x60-niquelado-_JM?redirectedFromParent=MLB431010264#questionText

PS: Não conheço o cara só estou indicando pelo ótimo atendimento que tive da parte dele.

Já comprei com o Sidnei (San S3) 3 vezes, e 100% de satisfação, recomendo também!
[/quote]

Também já comprei com o cara e 100% de satisfação!
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Dubium Sapientiae Initium
pit.du
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« Responder #20 : 14 de Setembro de 2012, as 21:25:05 »

Acho que isopor não seira muito legal para case o ideal é espuma dessas bem firmes.
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diego.fcs
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« Responder #21 : 17 de Setembro de 2012, as 16:32:25 »

Cara, acho o 10mm muito grosso, talvez fique muito pesado o case, pode usar tranquilo o de 6mm, a não ser que você queira dar um sapateado encima dele. hehehe...

Essas espumas mais rígidas normalmente são muito caras, e é difícil de achar um lugar que corte para você a espessura que vc quer, vc pode achar nessas lojas retalhos e ir cortando conforme o necessário, isopor é uma boa também, por ser barato e leve.

As ferragens deixa para último, que daí dá para vc ir usando sem elas, compre somente o necessário no começo, algo que fiz quando montei meu gabinete é usar cantoneiras plásticas, apesar de feias, não estraga o porta-malas.
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Parem o mundo que eu quero descer.
yurice
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« Responder #22 : 17 de Setembro de 2012, as 20:25:07 »

Sei as medidas de comprimento e altura, mas estou com dúvidas com relação a altura, aluma recomendação?
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Finck
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« Responder #23 : 17 de Setembro de 2012, as 20:58:25 »

Para fazer bem justo, posicione sua guitarra numa mesa de modo que o corpo fique completamente apoiado e horizontal, e a ponta do headstock fique no alto ou apenas encostando na mesa (use livros para "elevar" o corpo, se necessário).

Meça da base (a própria mesa) até a maior altura que tiver (olhe de lado, provavelmente será na região dos saddles em guitarras com headtock reto, tipo Strato, ou do nut em guitarras com headstock angulado, tipo Les Paul). Acrescente mais 1mm de folga (*) se NÃO for usar espuma, ou desconte 2 mm se for usar (a espuma vai se comprimir quando o case estiver fechado).

Esta será a sua medida interna livre total, daí é só acrescentar as espessuras do revestimento, espuma (se for usar) e madeira, e terá a altura total do seu case SEM REVESTIMENTO EXTERNO. Em guitarras com headstock angulado, a espessura dos livros será equivalente ao "calço" que você terá que fazer como base para o corpo (desconte as espessuras do revestimento para ter a medida do "recheio").

(*) Parece pouco, mas quando você fizer o revestimento com courvin, haverá mais 2 vezes a espessura desse material no espaço entre a base e a tampa, ou seja, na superfície onde as duas partes assentam. Além disso, a pelúcia sempre fica "fofa".

Ou... Deixe um pouco mais de folga e compense com espuma, assim fica "burro proof" (eu prefiro fazer desse jeito...).
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« Responder #24 : 16 de Dezembro de 2012, as 02:29:56 »

Comecei a fazer um ontem com compensado de 10mm ficou com aproximadamente 4kg(se quiserem posso postar fotos),vou fazer o interior com isopor e tecido pelúcia.
Meu grande problema e fazer a parte exterior,nos cantos fica marcado e feio aparecendo o corte do courvin,não quero usar perfil de alumínio para esconder,alguém saberia como fazer os cantos?
Abraços Legal!
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« Responder #25 : 16 de Dezembro de 2012, as 11:08:05 »

Se você estiver usando um courvin sem revestimento no verso tudo fica mais fácil, por causa da espessura. Mas com um pouco de capricho dá para fazer com courvin normal.

Assente o courvin na superfície maior, deixando sobra suficiente em todos os lados para fazer as laterais.

Apoie o case numa mesa grande (ou no chão, se este for plano e liso)  com o corvin para baixo.

Usando um estilete e uma régua, faça os cortes para cobrir um dos lados, deixando uma pequena "aba" para virar nos cantos adjacentes. Faça a mesma coisa no lado oposto.  Se não quiser deixar as abas, o acabamento ficará mais bonito (sem "relevos"), porém menos resistente. Minha opinião é que você deve fazer as "abas", deixando-as bem retinhas e com as mesmas dimensões, o resultado não será ruim.

Cole estes dois lados que já estão recortados. Use cola forte de sapateiro, mas aplique camada fina, não deixe formar "bolinhas", que ficarão aparecendo com relevos no courvin.

Por fim, cole os dois lados que sobraram (eles tem que remontar por cima das abas que você deixou) e, usando a régua e o estilete, apare os excessos bem rente das arestas.

Se ficarem marcas de cola, deixe secar bem, e remova depois usando um pedaço de esparadrapo (vá grudando o esparadrapo e puxando, que as manchas de cola saem), ou esfregue um pano umedeciso com WD40.

Nas arestas, se ficar aparecendo o tecido branco do courvin, use uma caneta de retroprojetor ou marca-CD para disfarçar, ficará imperceptível.

A qualidade dos seus cantos dependerá diretamente do capricho que você tiver na hora de fazer os cortes, use um estilete bem afiado, e tome cuidado para não riscar a mesa ou o chão (um pedaço de vidro ajuda)!

Importante: NÃO ESTIQUE O COURVIN. Se você fizer isso, com o tempo ele vai começar a encolher, e abrirá "brechas" nas emendas. Aí sim vai ficar feio.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2012, as 11:15:12 por Finck » Registrado

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« Responder #26 : 16 de Dezembro de 2012, as 11:51:33 »

Amanhã tentarei fazer da forma que me explicou,acho que o problema é que o courvin que tenho aqui tem um tecido dentro e é muito grosso.
Muito obrigado pelas dicas Finck.
 Legal!
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« Responder #27 : 12 de Junho de 2015, as 12:13:11 »

Galera,

aproveitando a deixa do tópico, peço a orientação para construção de um case para minha guitarra.

Tenho a ideia de fazer o case em MDF 6mm, com perfis de alumínio  rebitado na madeira. Dentro, pretendo fazer um molde da guitarra em espuma de alta densidade, coberta com pelúcia. O fundo, preciso ver algum material que proteja o corpo e seja no estilo da espuma de alta densidade (aqui na minha cidade só vende com espessura a partir de 4cm).

Minhas dúvidas são:

1° - para o corpo e braço ficarem bem acomodados, sem forçar o braço, tem alguma dica boa? Vi as dicas do Finck, são ótimas! o ideal é deixar o braço apoiado em um único ponto, ou fazer um molde que o braço inteiro fique apoiado?

2° - o molde em espuma, deve ficar justo ou  apertado? Tem algum macete para a guitarra ficar bem acomodada?

3° - A tampa deve ter espuma de alta densidade também? ou existe alguma outro material que seja melhor para a tampa?


Obrigado!!
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GuitarCris
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« Responder #28 : 14 de Junho de 2015, as 18:05:46 »

Pessoal alguem já pensou em usar espuma de poliuretano? Pois bem, ela é resistente e leve. Alem do que rende muito.
Acabamento nela tambem é fácil, um bom estilete e uma lixa já dão conta do recado.
Fica a dica.
« Última modificação: 15 de Junho de 2015, as 09:11:27 por xformer » Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
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« Responder #29 : 14 de Junho de 2015, as 21:12:13 »

GuitarCris, a espuma de poliuretano à qual você se refere é aquela bem durinha, que parece isopor? Se for isso, sim, é muito boa para moldar o corpo da guitarra, e tem a vantagem de não ficar deformando quando for fazer o revestimento com pelúcia. Espuma normal, mesmo a de alta densidade, é mais manhosa neste trabalho. Mas não confundir com isopor, que também é feito com poliuretano, mas se derrete em contato com a cola de sapateiro.

Nefi,

1) Os cases que tem aqui em casa tem o braço apoiado no meio, mais perto do corpo. Dentro do case tem um "estojo" para guardar acessórios, e a tampa desse estojo forma o apoio do braço. A parte do headstock fica solta nos cases "retangulares", mas naqueles que tem o formato da guitarra essa parte é bem acolchoada (o headstock fica "preso", mas não sob pressão).

2) Nem muito justo a ponto da guitarra precisar ser forçada, nem folgado a ponto dela poder balançar dentro do case. Lembre que a pelúcia ocupa espaço, deixe uns 2mm de "folga" ao redor de todo o corpo.

3) A tampa dos meus é acolchoada apenas na região do centro do corpo, com uma espuma macia. Quando se fecha o case, esse acolchoamento faz um pouco de pressão no corpo, mas não a ponto de forçar as cordas (vale o mesmo do ítem 2, acima). Você pode acolchoar toda a tampa, mas se a estiver projetando para fechar "por cima do corpo" (quero dizer, com o case fechado, as paredes da parte de baixo ficam por dentro, que nem numa caixa de sapato), lembre de deixar um contorno sem espuma em toda a volta, para não precisar fazer força na hora de fechar. Senão, dependendo do posicionamento das trancas, a tampa vai acabar empenando, porque a espuma vai ficar forçando os lugares onde as trancas exercem menor pressão.

Aproveitando, uma dica para quem quiser fazer case no formato do instrumento: Faça o fundo e a tampa em compensado mais grosso, e use compensado de virola de 3mm para as laterais. O compensado fino curva fácil quando é umedecido com água bem quente. Cuidado com acidentes! Não precisa derramar água na madeira, usar um pano bem molhado e ir ensopando a peça dá certo e faz menos lambança. 

Para curvar, pregue e cole (com cola de contato) o começo da lateral num trecho que seja mais reto, e vá molhando, curvando, colando e pregando ao fundo/tampa, um trecho de casa vez. Recomendo testar antes, com retalhos de madeira, para pegar o jeito.

Obviamente, como se vai trabalhar com água, deve-se deixar a peça secar muito bem antes de começar a dar acabamento. Também devido ao uso de água, usar cola branca na etapa de montagem não será uma boa (depois do case totalmente moldado e seco, pode-se passar cola branca em todo o contorno, para "reforçar", mas não acho que seja necessário).
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