Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
23 de Novembro de 2024, as 05:35:59
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Luthieria
>
Confecção de case para guitarra.
Páginas:
1
2
3
[
1
]
2
3
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Confecção de case para guitarra. (Lida 24817 vezes)
yurice
Visitante
Confecção de case para guitarra.
«
:
12 de Setembro de 2012, as 17:59:36 »
Pessoal, muito tem se falado sobre case para pedais, mas se alguém for fazer case para guitarra ou tiver idéias ou dúvidas, gostaría que compartilhássemos nesse espaço. Eu, por exemplo irei me aventurar num case para guitarra nesses próximos dias, e gostaría de usar pelúcia como revestimento interno, mas gostaría de saber se ponho algo por baixo da pelúcia!
Espero que possamos contribuir para o conhecimento de todos nós!
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
Re: Confecção de case para guitarra.
«
Responder #1 :
12 de Setembro de 2012, as 18:02:11 »
Os melhores videos que vi sobre construção de hardcase até hoje (é um só dividido em 2 partes).
É só seguir as dicas e ser feliz com seu case novo.
http://www.youtube.com/watch?v=LemJQDkALcI
http://www.youtube.com/watch?v=nMImunqSJqI
I want to diode!
yurice
Visitante
«
Responder #2 :
12 de Setembro de 2012, as 18:34:26 »
Kem, primeiramente obrigado. Já tinha visto esse vídeo, mas como disse queria usar pelúcia estilo pele de rato tipo esse
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-434768467-case-kgb-para-guitarra-trocas-_JM
Colaborador
Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31
«
Responder #3 :
12 de Setembro de 2012, as 19:45:49 »
Cara, o certo é você ir nessas lojas que vendem espumas e tecidos para sofá e forração, você vai encontrar muita coisa interessante por lá, pretendo fazer o meu case também qualquer dia desses, já pensou em madeira?
yurice
Visitante
«
Responder #4 :
12 de Setembro de 2012, as 19:59:48 »
Diego, já! Na minha cidade tem uma pequena madeireira que vende "retalhos", e como não estou podendo gastar muita grana e estou carecendo muito de um case(tanto que não posso mais esperar), vou usar compensado mesmo mas de 10mm que é bem resistente. Esses cases que vencem no mercado livre, a maioria é de 6mm e custam, por baixo, R$250,00, fora o frete. Fiz um orçamento e vou gastar no máximo R$100,00, isso por que quero deixar mais "bonitinho". O meu grande dilema é se eu ponho algo por baixo da pelúcia!
Handmaker
Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271
«
Responder #5 :
12 de Setembro de 2012, as 20:35:41 »
Se você quiser usar algo por baixo da pelúcia para estofar, que seja uma espuma fininha e LISA. Se você pegar coisas tipo "espuma caixa de ovo" você não vai conseguir colar...
Também estou a fins de fazer um case. Coisas que eu já aprendí:
- Use compensado de virola fino (3 a 6mm, vai do gosto...) para fazer as partes maiores. É muito mais leve que MDF da mesma espessura, e mais resistente que duratex.
- Use cola de contato para colar o revestimento. Para "montar" a pelúcia, cola em spray vai bem, mas ela é "fraca" para fazer a parte de fora (tem que ser a "de latinha" mesmo).
- Você pode usar papelão para fazer o "esqueleto" da parte interna, que será revestida com pelúcia. Parece porco, mas é o que se usa, pois esta parte não vai sofrer grandes impactos e o peso é absurdamente reduzido.
- Ferragens em São Paulo eu achei na Central dos Metais, na Rua dos Lavapés, Cambucí. Tem site, mas eu não sei se vendem pela internet (é uma loja "das antigas"). Mas tem tudo lá: cantoneiras, dobradiças, fechos, alças, em vários tamanhos e materiais.
Por fora, se quiser fazer um trabalho mais invocado, pode fazer recortar um logotipo do seu instrumento em papelão, colar na madeira e aplicar o courvim por cima (demanda capricho), assim você fica com um logotipo em alto relevo.
Agora minha própria dúvida: em que tipo de loja se compra pelúcia? Minha esposa é tão pouco prendada que não pôde me ajudar...
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
y_killer
Iniciante
Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 6
«
Responder #6 :
13 de Setembro de 2012, as 01:15:41 »
Acho que pelúcia é encontrada em loja de tecidos e confecções mesmo, pelo menos aqui em minha cidade tem.
O diego.fcs comentou sobre lojas que vendem artigos para sofás e forração, é uma boa mesmo "assuntar" a loja, ainda mais se for comprar corvin para a parte externa, já aproveita perguntar sobre o resto.
A Loja que vende forrações por aqui, vende também cantoneiras, colas, dobradiças e afins...
Visitante
«
Responder #7 :
13 de Setembro de 2012, as 07:37:05 »
O legal é usar isopor mesmo para isso, absorve bem o impacto e você também pode colocar uma camada fina de espuma de sofá para ter 2 superfícies, o problema mesmo é fazer o encaixe do braço e o encaixe do corpo nas superfícies... acredite, case não é só colocar a madeira, a guitarra não pode balançar, tem que ficar bem justa
Iniciante
Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218
Mateus 11:28
«
Responder #8 :
13 de Setembro de 2012, as 10:38:21 »
Eu já fiz um quadradão uma vez. Como disse o Apache, eu usei isopor e um tecido preto tipo camurça para o revestimento.
Risquei o desenho da guita no isopor e depois cortei com uma faca aquecida no fogo.
Handmaker
Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271
«
Responder #9 :
13 de Setembro de 2012, as 18:51:36 »
O único problema do isopor é a inexistência de cola decente que possa ser usada diretamente nele para fixar os revestimentos. Cola de contato derrete o material, cola branca solta com o tempo, e cola de isopor só gruda no isopor (não pega nos tecidos ou madeiras).
Jeitos de construir os "blocos internos":
- Fazer uma "casca" em papelão e encher com aquela espuma de poliuretano em spray que se usa em construção (depois de seca vira algo que nem um isopor, acomodado à casca de papelão). Ou, para quem conseguir achar, comprar os compostos para fazer espuma de poliuretano (sai mais barato do que usar o spray).
- Fazer uma "casca" de duratex ou compensado fininho, e não encher com nada (essa é mais barata, mas exige trabalho com serra tico-tico).
- Fazer com blocos de espuma densa (essa é prática e resistente, a espuma pode ser cortada com cortador de isopor ou faca quente)
Qualquer que seja a opção, os blocos vão ser revestidos com pelúcia, então seu acabamento "pré-revestimento" não é crítico.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
yurice
Visitante
«
Responder #10 :
13 de Setembro de 2012, as 19:58:17 »
Pessoal agora embaralhou tudo! Já vi que não sei absolutamente nada! Então vamos por partes:
1° Finck, ouvi falar que virola é muito sensível a humidade e a cupins é verdade? Lembro que meu pai já teve um sofá de virola e foi todo comido por cupins. E por que 4 ou 6mm e não 10? Não vai prejudicar a resistência?
2° Fink, y_killer, Apache e Marcos Câmara, com relação ao isopô ou o papelão, o corte que vocês falam é para deixar a parte de dentro anatômica tipo o case dessa guitarra?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-433227471-ibanez-prestige-2550-com-set-de-di-marzio-_JM
Pessoal, muito obrigado pela ajuda, sinceramente não achei que teria esse tanto de respostas, obrigado mesmo, por favor se conhecerem alguém que também tenha experiência no assunto, convidem a participar do tópico! AH se puderem apresentar fotos ou ilustrações das idéias acima e de novas também, seria muito bacana! Obrigado!
Visitante
«
Responder #11 :
13 de Setembro de 2012, as 20:31:02 »
Isso, quando o case é dessa forma, a guitarra fica 100% protegida de movimentos bruscos, os outros deixam o corpo da guitarra solto, que eu acho horrível
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338
«
Responder #12 :
13 de Setembro de 2012, as 20:56:21 »
Quem precisar de ferragens para case indico esse cara, vendedor honesto e super rápido na entrega.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437477909-ferragens-para-case-fecho-engate-rapido-40x60-niquelado-_JM?redirectedFromParent=MLB431010264#questionText
PS: Não conheço o cara só estou indicando pelo ótimo atendimento que tive da parte dele.
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Gilmar
Iniciante
Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19
«
Responder #13 :
13 de Setembro de 2012, as 21:08:44 »
A virola é adorada por brocas e cupins, nada que uma imunizada (borrifada) de PENTOX não dê jeito.
A forma da guitarra pode ser feito com espuma de alta densidade, isopôr e espuma de poliuretano qualquer pancada ou pressão afunda e não volta.
Existe cola de contato a base de água, para colar fórmica funciona melhor que a outra, nunca testei com isopôr.
O compensado de 10mm seria ótimo em resistência, mas ficaria pesado, talvez fazendo a lateral com 10mm e fundo e o tampo com 5 ou 6mm.
A alternativa à virola é o compensado de cedro, é mais caro mas é resistente a pragas, não sei se compensa pois a lata de PENTOX custa menos de 20,00, se houver problemas com umidade é só usar compensado naval.
Visitante
«
Responder #14 :
13 de Setembro de 2012, as 22:34:02 »
Citação de: Espanhol em 13 de Setembro de 2012, as 20:56:21
Quem precisar de ferragens para case indico esse cara, vendedor honesto e super rápido na entrega.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437477909-ferragens-para-case-fecho-engate-rapido-40x60-niquelado-_JM?redirectedFromParent=MLB431010264#questionText
PS: Não conheço o cara só estou indicando pelo ótimo atendimento que tive da parte dele.
Já comprei com o Sidnei (San S3) 3 vezes, e 100% de satisfação, recomendo também!
1
2
3
[
1
]
2
3
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...