Pessoal, tenho uma boa notícia para vocês! Todos estão absolutamente CERTOS!
Vou explicar. A sequência de pedais depende unica e exclusivamente da vontade do guitarrista!
Vamos aprender a pensar logicamente então?
Vamos lá!
Digamos então que eu tenho os seguintes pedais:
- A/B Box (serve para Chavear. Isto é, você pode ter dois canais de utilização de efeitos)
- Booster (serve para elevar o nivel de sinal produzido pela guitarra)
- Chorus (cria uma onda defazada, dando a impressão de acompanhamento por um som ligeiramente desafinado)
- Delay (cria repetições do sinal da guitarra, podendo-se regular o volume das repetições, a quantidade e o intervalo de tempo entre elas)
- Wah Wah (difícil explicar melhor do que o próprio nome explica, mas cria um som de pato na sua guitarra. Técnicamente, ele é um equalizador, cujo controle mecânico de atuação dele é feito pelo pé do guitarrista, que faz ele ocilar do extremo grave ao extremo agudo).
- TubeScreamer (cria uma distorção conhecida por vintage. Foi criado para distorcer o som sem a necessidade de se rasgar os alto-falantes! Muito conhecido pela sua alta definição. É ótimo para distorções mais leves.)
- Compressor (pedal que elimina frequências com base em uma curva de modulação. em modo compressor, ele amplifica a parte do sinal que está com pouca amplitude e atenua as ondas com muita amplitude, deixando o sinal em um formato mais comprimido.)
Bom.. Então eu tenho estes pedais e quero saber como montá-los para resultados diferentes (lembrem-se, em música não há certo ou errado, mas aquilo que vc quer! Um dia todos irão compreender que "fazer certo" é chegar no som que você queria").
Primeiro pensa-se no que se quer
1º - Eu tenho que configurar um efeito limpo, para tocar bases ou solos tranquilos, mas também preciso ligar uma boa distorção para um trecho da música!
2º - como deve ser o som limpo? a) limpo; b) como é limpo, pode conter toda a gama de harmônicos do instrumento, que irá enriquecer o som e não ficará embolado, uma vez que é limpo; c) deverá ser um pouco estridente, já que tenho uma Flying-V e preciso do som de uma strato (estou exagerando).
3º - como deve ser o som HARD
? a) quero uma distorção que não embole, pois faço acordes mais abertos e poucos power-acordes; b) o som não pode ficar embolado, pois há notas isoladas em meio a alguns acordes que devem aparecer também; c) deve ter um delay bem configurado para dar um preenchimento maior na hora dos solos e das frases mais elaboradas; d) penso que o chorus fique bem no som; e e) quero um wah-wah nesse som!
Primeiro de tudo então pessoal, é Guitarra > AB/Box. uma vez que haverá um canal limpo e um distorcido. Isso me permitirá jogar o sinal original da guitarra por um ou por outro caminho.
Em segundo, vale pensar que o booster será interessante em ambos os canais, uma vez que ele amplia a amplitude das frequencias em geral, permitindo um tratamento mais eficientes do sinal pelos demais pedais.
---pergunta--- mas só tenho um booster, como fazer para sempre ter booster, em um ou em outro canal?
Simples meu caro.. basta colocá-lo antes do AB/Box, ficando então da seguinte forma: Guitarra > Booster > AB/Box.
Agora vamos pensar no canal distorcido!
Para atender a todas as exigências do que vou ponderado acima, vamos separar quais serão os pedais deste canal:
- Booster
- chorus
- wah-wah
- delay
- compressor
- TubeScreamer
E como organizá-los?
Bom.. vamos pensar em algumas hipóteses.
Se fizer a seguinte configuração: Guitarra > Booster > AB/Box > Delay > TubeScreamer.
Imagine o sinal, saindo da guitarra, sendo amplificado, caminhando pelo caminho do canal distorcido, é feito o delay do sinal ainda limpo e amplificado. O sinal principal e as repetições feitas pelo delay serão distorcidos pelo TS. ok.. aqui está a primeira coisa que eu mudaria. Os sinais repetidos, criados pelo delay, costumam ser mais baixos que o sinal original e tende a ir diminuindo de volume. Isto faz com que o TubeScreamer trate de forma diferente os sinais de diferentes amplitudes, podendo correr o risco inclusive de gerar distorção no sinal original e a distorção ir diminuindo conforme se diminui a amplitude do sinal.. o que pode até me dar um efeito interessante.... por isso lembro aqui que não existe erro!
Então eu inverto os dois últimos, de forma que primeiro eu faço a conversão do sinal limpo em distorcido.. depois simplesmente repito ele já com a distorção.. o que me promete um delay de sinais que soam da mesma forma que o sinal original!
Então o canal ficou: Guitarra > Booster > AB/Box > TubeScreamer > Delay.
Agora preciso decidir onde comprimir esse som, uma vez que quero sons definidos e não muito estridentes!
Vamos pensar em Guitarra > Booster > AB/Box > Compressor > TubeScreamer > Delay.
Aqui, eu comprimo o sinal antes de distorcer. Ora, se busco definição, comprimir antes de distorcer, me parece mais eficiente, uma vez que mantenho somente a gama do sinal que me interessa. Isto é, só vou distorcer os harmônicos que me interessam.
Vamos então colocar o chorus! Este é mais difícil...
Aqui temos opções que resultarão numa mudança drástica do resultado final...
Podemos colocar o chorus Antes do TS ou depois dele!
Aqui precisamos pensar em qual dos dois devem ser mais evidentes, a distorção ou a defazagem característica do chorus..
Se eu configurar: Guitarra > Booster > AB/Box > Compressor > Chorus > TubeScreamer > Delay.
Eu estarei enfatizando mais o som do TS, mesmo que eu ainda perceba o Chorus, ele fica muito mais escondido..
Se eu configurar: Guitarra > Booster > AB/Box > Compressor > TubeScreamer > Chorus > Delay.
Estarei dando ênfase muito maior no som do Chorus.
Algumas decisões são difíceis de explicar. Cada um deve ter a sua percepção e fazer seus próprios testes para concluir sobre o assunto..
Por último, devemos definir a posição do Wah-Wah...
Aqui vale a mesma lógica da diferença entre as posições do TS e do Chorus..
Se eu configurar: Guitarra > Booster > AB/Box > Compressor > Chorus > TubeScreamer > Delay > Wah-Wah.
Eu terei um wah-wah muito presente e definido... mas perco muito da definição do Delay..... Por isso, como quero um delay bem evidente.. eu colocaria o wah-wah antes dele... ficando: Se eu configurar: Guitarra > Booster > AB/Box > Compressor > Chorus > TubeScreamer > wah-wah > Delay.
Paras o canal limpo, a minha única exigência fopi quanto à equalização do sinal, que eu queria bem estridente nos harmônicos mais agudos.. Dessa forma, eu ligo o canal 2 do AB/Box direto no amplificador, ficando somente com o som resultante do Booster, que vem com equalização...!
É isso pessoal.. o negócio aqui é ir tendo noção com o que ocorre com o sinal passo a passo e não ter medo de alguém olhar e dizer: BURRO! Pois não existe erro..
Um abraço e espero ter ajudado!