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Autor Tópico: Customizando Guitarra  (Lida 26020 vezes)
kem
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« Responder #45 : 25 de Setembro de 2012, as 00:51:10 »

Se é pra pintar, você teria tido menos trabalho com primer...

A menos que ele queira dar um acabamento com tinta a base de nitrocelulose também...
Bossman... primer não aceita nitro?

Ps. Bossman, após uma pesquisada, primer é base nitro também... não teria problemas...
Cobre os poros muito mais facil que seladora.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2012, as 01:11:11 por kem » Registrado

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bossman
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« Responder #46 : 25 de Setembro de 2012, as 11:10:29 »

Ps. Bossman, após uma pesquisada, primer é base nitro também... não teria problemas...
Cobre os poros muito mais facil que seladora.

Por favor me mostre esse primer por que te juro que até hoje eu nunca vi nenhum primer que seja a base nitro. Os que eu conheço são pra aplicação de tinta poliéster e PU.
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kem
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« Responder #47 : 25 de Setembro de 2012, as 14:47:22 »

Aqui tem uns modelos...
http://www.marcobi.com.br/produtos.php?secao=2
http://www.gamacor.com.br/produtos/8/Primer_Nitro_Universal
Mas vou ver numa loja de tintas... as vezes o que a gente acha no  Procure não é o que tem disponivel...
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Gilmar
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« Responder #48 : 26 de Setembro de 2012, as 22:40:50 »

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Por favor me mostre esse primer por que te juro que até hoje eu nunca vi nenhum primer que seja a base nitro. Os que eu conheço são pra aplicação de tinta poliéster e PU.

Na verdade Primer é uma classificação genérica para a substância que se aplica como base para pintura. O primer de base nitro é o mais antigo usado no Brasil, geralmente é cinza e possui a mesma base da seladora nitro, era o mais usado até os anos 90 quando a maioria dos carros era base nitro e alguns mais antigos esmalte sintético. Primer PU e poliéster foi introduzido no mercado devido aos carros importados que possuíam esse acabamento de pintura, hoje domina o mercado juntamente com as tintas dessas bases e as seladoras e vernizes bicomponente. Washprimer ou fundo fosfatizante é de base vinílica e é usado sobre metais com pouca aderência como alumínio, antimônio e galvanizados. Além disso existem primers (seladoras) para plásticos, muito usadas na pintura de parachoques.
Pode-se concluir que existe primer de todo tipo, depende da necessidade!

PS.
Quando eu pintava carro(na época que bicho falava), eu gostava do primer e da massa rápida da marca ASA, dava um acabamento bem fino e secava super rápido. Nem sei se ainda existe essa marca.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2012, as 22:54:20 por Gilmar » Registrado
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« Responder #49 : 30 de Setembro de 2012, as 00:15:07 »

Bossman a Maxi Rubber, tem primer a base de nitro, alias é mas fácil achar esse que o de PU.
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« Responder #50 : 30 de Setembro de 2012, as 09:36:45 »

É só ir na loja de pintura automotiva e pedir primer nitrocelulose. Tem em duas "versões", o Universal, que é cinza, e o Rápido, que é branco. Este último é melhor quando se vai fazer pintura com tintas claras ou quentes (como vermelhos) depois. Fora a cor, ambos se comportam do mesmo jeito. E não é preciso aplicar seladora antes (seladora se usa apenas quando a intenção é envernizar, não pintar).

Importante: o primer fica áspero. Não tente aplicar tinta antes de lixar e alisar o primer, ou o resultado será um lixo: a tinta "copia" todas as imperfeições.
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« Responder #51 : 30 de Setembro de 2012, as 18:08:49 »

Reparei isso hoje Finck, já dei 3 demãos realmente tem que dar uma lixada mas essa camada áspera sai bem rápido.
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« Responder #52 : 30 de Setembro de 2012, as 20:27:43 »

Com 3 demãos (bem dadas) você já tem uma camada bem espessa, então pode sentar lixa d'água (sem encharcar) que fica bem lisinho. Eu começo com a 320 e vou até a 600. Antes de pintar, passo um pano com álcool (também sem encharcar) para tirar a nhaca da lixa e a gordura dos dedos.
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« Responder #53 : 01 de Outubro de 2012, as 12:04:14 »

Sempre me recomendarão fluido de esqueiro evapora bem rápido, vou tentar com álcool.

Obrigado pela dica Finck. Legal!

Algumas imagens de como a guitarra esta nesse momento ainda não lixei.


« Última modificação: 01 de Outubro de 2012, as 12:26:36 por pit.du » Registrado
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« Responder #54 : 01 de Outubro de 2012, as 17:34:42 »

Se pegar um fluido de isqueiro "bão mesmo", ele dissolve o primer e/ou a tinta nitro... Descobrí isso da pior maneira (tá certoi que eu tinha encharcado o pano e esfregado com mais força do que devia...).
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« Responder #55 : 01 de Outubro de 2012, as 23:18:29 »

Passa fluído não, se for do bom é composto de nafta e é caro, se for do ruim pode ter base oleosa aí fica uma inhaca. Usa álcool que além de limpar ajuda a evaporar algum resquício de umidade!
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kem
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« Responder #56 : 03 de Outubro de 2012, as 22:07:37 »

Cadê aquela madeira bonita que tava ai? Sad
pit.du, brincadeiras a parte, ta ficando boa a coisa... só uma dica. Evite pintar o neck pocket (onde se encaixa o braço). Tente isolar essa região. São varias camadas de seladora / primer / tinta / verniz... e essa é uma região onde você não consegue lixar direito.
Ai vai encaixar o braço e... não entra.
Pode ver que as fenders não tem essa parte pintada.
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« Responder #57 : 03 de Outubro de 2012, as 22:30:09 »

O Kem lembrou bem.

Fora a questão do encaixe, eu lí que o contato "madeira com madeira" faz maravilhas com o timbre e o sustain. O cara que escreveu o artigo que eu lí recomendava inclusive raspar/lixar o verniz no braço (claro, só na parte que fica escondida no tróculo/neck pocket).

Sugeria também deixar o máximo possível de  madeira "exposta" no corpo, deixando sem pintar (ou usar uma camada mínima de tinta) as cavidades dos captadores e controles, o "buraco" onde vai o bloco da ponte ("sustain block") e a cavidade das molas (confesso que essas últimas dicas eu não seguí, porque fiquei com preguiça de raspar a tinta...).
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« Responder #58 : 04 de Outubro de 2012, as 03:28:42 »

Use uma madeira presa no lugar do braço como na foto abaixo...
Assim você tem como segurar o corpo enquanto pinta e protege o neck pocket.

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« Responder #59 : 04 de Outubro de 2012, as 11:18:47 »

Kem sem problemas ele esta protegido com fita.

Aliás todas as cavidades estão com exceção dos furos dos parafusos.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2012, as 11:24:28 por pit.du » Registrado
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