Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 20:50:22

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Descanse em paz, Hans. Somos muito gratos pelo 555.  (Lida 11936 vezes)
felixmeirelles
Visitante
« Responder #15 : 08 de Setembro de 2012, as 07:15:09 »

É o ciclo que se fecha, descanse em paz.

Pena que o Hans não viveu o suficiente para criar um cmos que gerasse noção e humildade nos cérebros humanos.
Porque seria a maior invenção de todos os tempos.
Visitante
« Responder #16 : 08 de Setembro de 2012, as 08:15:59 »

Enquando os moderadores não começarem a gerar "advertencias" para quem violar o ponto n°15 das regras
discuções inuteis sempre vão acontecer! E o pior é que quem será lesado é o criador do topico ou o próprio
topico.

Edit: Ou descer a regra n°15 para o subtitulo abaixo do mesmo.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2012, as 08:18:52 por fallout » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #17 : 08 de Setembro de 2012, as 09:28:55 »

Calma pessoal, não vi nada de errado no comentário do a.sim, apenas um conselho pra deixar de usar um componente "obsoleto" para usar seu equivalente mais moderno e sem "problemas" (que poderiam ser citados logo de cara pra enriquecimento do tópico).  Assim como tem gente que continua usando o 741 mesmo havendo OpAmps melhores, talvez por desconhecimento, o mesmo ocorre com o 555.  Da mesma forma, ninguém vai fazer projetos com CPUs 8080 nos dias de hoje para microcomputadores, o mesmo conselho poderia ser aplicado ao 555 bipolar.  Sempre é interessante conhecer tecnologias mais modernas e até mais baratas e funcionais. Nenhuma invenção e tecnologia humana evolui tanto como a dos circuitos integrados (em desempenho, versatilidade, miniaturização, custo) e um componente que foi criado em 1971 convenhamos é muito antigo para os padrões atuais e do segmento de eletrônica (como eu citei em post anterior, já é artigo pra coleção e museu).  Vamos aproveitar a discussão e dela obter algum conhecimento e aprimoramento.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Adiel
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #18 : 08 de Setembro de 2012, as 09:59:43 »

Bem colocado, Xformer.  

O grande problema da comunicação humana está, muitas vezes, ligado a como se diz, não a o quê se diz, como foi o caso aqui.  Um pouco de cuidado não faz mal a ninguém.
gfr
Colaborador

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86

« Responder #19 : 08 de Setembro de 2012, as 11:28:43 »

Prof. Alexandre, quais seriam esses problemas ?  A única desvantagem que eu sei é que o 555 convencional não consegue gerar sinal com DC (duty cycle) de 50% na configuração astável, enquanto que o CMOS (7555) consegue.  Se não me engano tem mais velocidade também.

Um dos problemas é que o 555 gera muito ruído na linha de alimentação, se estiver usando junto com circuitos de áudio, especialmente se não tiverem uma PSSR muito alta, precisa ter um cuidado tremendo no layout.

Pra conseguir duty cycle de 50% tem um truque com um diodo:

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Electric Effects
Handmaker

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383

« Responder #20 : 08 de Setembro de 2012, as 13:08:58 »

Baseado nesse 555 é possível fazer um motor de passo girar? Eu sei que eles funcionam a base de pulsos. Fugi um pouco do tópico mas envolve um pouco esse CI. Preciso de ligar esse motor, pro meu fast PCB!
Visitante
« Responder #21 : 08 de Setembro de 2012, as 20:04:06 »

Peço perdão aos amigos da comunidade, mas confesso que dessa vez eu não consegui me conter.  Eu sempre sou um dos primeiros a tentar apaziguar discussões exacerbadas, mas não agora.

O colega perdeu uma excelente oportunidade de perguntar porque a 555 deveria ser sepultado, ao invés de sair atirando. Tem gente que faz escola nesse forum...mas dentro do espírito humano que valoriza a noção e a humildade, eu aceito um pedido de desculpas simples e passo a descrever as mazelas do 555.

Com relação ao 555, ele já teve o seu tempo e deve ser APOSENTADO definitivamente, a fim de que sua versão CMOS apareça nas lojas. É simples assim. Ao invés de pedir pelo 555, peçam pelo 7555, TLC0555 ou qualquer outro nome que o fabricante utilize. Logo, as lojas passarão a vender o 555 CMOS e...deu! 555 é para os saudosistas que usam 741 nos seus projetos...ou melhor, o 709. Esse sim, é que é o bom !

O 555 tem um defeito - só dizendo assim, para o pessoal entender - que desvaloriza qualquer boa característica que se possa achar nele : o consumo de corrente. Ele não só consome nada desprezíveis 16 mA de corrente quiescente, como possui um comportamento bem singular : toda vez que a saída troca de estado, os transistores Q22 e Q24 ( diagrama no início do tópico ) entram em condução simultânea por cerca de 200 ns, gerando um transiente de 300 a 400 mA na linha de alimentação. Isso não impede que ele funcione bem se estiver sozinho, mas deixa ele muito anti-social para trabalhar com outros CIs, especialmente digitais. Tente fazer uma contador TTL usando o 555 para dar o clock - se ele não estiver devidamente desacoplado com um capacitor de 100 ou 220 uF conectado DIRETAMENTE nos pinos de alimentação, a chance  do contador pular números durante a contagem é muito grande.

Tem mais alguns óbices, mas deixo para depois, se houver interesse.

« Última modificação: 11 de Setembro de 2012, as 16:03:58 por a.sim » Registrado
Adiel
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #22 : 08 de Setembro de 2012, as 20:35:04 »

O colega perdeu uma excelente oportunidade de perguntar porque a 555 deveria ser sepultado, ao invés de sair atirando.

Eu saí atirando?  Ok...   Cheesy Cheesy

Grato pelas explicações, A.sim.  Eu mesmo ainda não usei o 555 CMOS, pois apenas montei projetos com ele há muitos (muitos mesmo) anos, a partir de um livrinho de projetos básicos, quando eu era adolescente.  Ainda tenho um temporizador que funciona muito bem, com um desses antigos.

Há a necessidade de alguma modificação no projeto para a utilização da versão de menor consumo, ou é caso de substituição direta?  Ele é capaz de fornecer a mesma corrente do arcaico em seus pinos? 

Eu realmente gostaria de saber, pois tenho algumas ideias para a sua utilização em projetos variados.
a.sim
Visitante
« Responder #23 : 11 de Setembro de 2012, as 16:01:07 »

Olá.

A parte boa é que temos pelo menos 2 escolhas para o 555 CMOS.

A primeira delas é o ICM7555 fabricado pela Intersil / Maxim. ele é praticamente igual ao 555 bipolar, excetuando as correntes de polarização dos pinos 2,4 e 6 que são muito menores.

A segunda delas é o TLC555, cuja principal vantagem é a de oscilar até 1,2 MHz mín. A desvantagem, por outro lado, é a máxima corrente drenável da saída, que é de apenas 10 mA.

A não ser que o projeto esteja acionando uma carga que exija fornecimento de corrente, qualquer um dos dois é equivalente direto do 555 bipolar, sem apresentar o antipático pico de corrente na comutação ( vide fig 3 em http://datasheets.maximintegrated.com/en/ds/ICM7555-ICM7556.pdf ).
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #24 : 11 de Setembro de 2012, as 16:38:02 »

Prof. Alexandre, tem também o LMC555 da National Semi.
Não sei como é aí no RS, mas aqui em São Paulo na Santa Ifigênia não é difícil encontrar as versões cmos do 555.
Eu comprei há vários anos o TLC555 (texas) pra um projeto que precisava de sinal com DC simétrico e só as cmos funcionavam sem muito malabarismo com as resistências de carga e descarga. Mas tem que saber pedir, senão o vendedor vem com o 555 bipolar. Tem que especificar certinho TLC555, ICM7555 ou LMC555  e ver no balcão se é mesmo a versão CMOS.

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
a.sim
Visitante
« Responder #25 : 11 de Setembro de 2012, as 17:04:50 »

Olá.

Aqui no RS ainda não encontrei as versões CMOS para comprar. As unidades que tenho vieram de amostra da Intersil.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2012, as 17:06:24 por a.sim » Registrado
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #26 : 11 de Setembro de 2012, as 18:08:20 »

R.I.P.

Os primeiros pedais que me levaram aos extremos da galáxia sonora eram baseaos no 555.

O autor completou seu ciclo natural e realmente deixou algo de bom e memorável para o resto de nós, simples a.ssim!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Dexter
Visitante
« Responder #27 : 11 de Setembro de 2012, as 18:38:35 »

Não quero exaltar os ânimos dos colegas, mas sugiro deixar este tópico para prestarmos as devidas homenagens ao Hans, e criarmos um tópico sobre o 555 e suas variantes, tópico este para apresentar pontos de vista com base em informações bem fundamentadas, sem indicativos de ideologia (se houver). Até mesmo porque o fórum tem um espaço específico para tal finalidade e permite esta discussão.
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #28 : 11 de Setembro de 2012, as 18:40:27 »

Apoiado! Legal!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: