Abaixo um treinamento que dei para a produção da firma que eu trabalho, destacando os principais pontos para se ter qualidade e uma boa soldabilidade para qualquer tipo de PCI, e esta totalmente baseada na norma IPC-610.
PONTA DE FERRO DE SOLDAR Existem vários tipos de ponta e devem ser determinadas pela equipe de processos eletrônicos, pois para cada tipo de componente a ser soldado temos uma ponta adequada
A temperatura de trabalho não deve ser alterada para soldar com pontas pequenas ou grandes.
Para que não haja danos para os componentes e PCI´S, o tempo de soldagem manual não deve ultrapassar a 4 segundos, a temperatura na ponta do ferro não deve ser ultrapassada dos 360°C.
A temperatura acima de 360°C, poderá alterar alguns componentes, formando carbonização entre os terminais , espirar solda causando “MICRO CURTOS”, e levantar da PCI as ilhas e trilhas das PCI´S.
A temperatura abaixo de 280°C, causa danos tão ruins quanto acima de 360°C , mas com aspectos diferentes por EX: SOLDA FRIA.
FUNÇÃO DO FLUXO NO PROCESSO DE SOLDAGEMPara que a solda forme a ligação com os metais a serem soldados, as suas superfícies devem estar limpas e isentas de óxidos.
É nesse momento que o fluxo interno do fio se faz presente, para remover os óxidos que dificultam à soldagem, e ao mesmo tempo, proteger a superfície, mantendo-a limpa da reoxidação pelo ar.
O fluxo quando aquecido, torna-se líquido e age como um limpador da superfície dos metais a serem soldados, posteriormente o fio de solda atinge seu ponto de fusão liquefazendo-se e iniciando o processo molhagem formando a junta soldada.
FLUXOSFluxo : É um composto químico que tem por finalidade remover os resíduos, óxidos, sujeira e etc das placas
Tipos de fluxoR – Neutro
RMA – Médio ativado
RA – Ativado
NC – No Clean
UR - Hidrossolúvel
Limpeza das pontas: Esponja Vegetal a terrível vilã das pontas de soldaEsta esponja deve estar sempre limpa umedecida em água, a ponta do ferro de soldar acumula sujeira, resíduos de fluxo que ficam carbonizados na ponta que pode ser transferir no ponto a ser soldado provocando futuras corrosões
A ponta quando em contato com a esponja úmida, seus poros fecham liberando as sujeiras e resíduos na esponja, este processo protege as pontas proporcionando vida longa.
MÉTODOS PARA SE OBTER UMA BOA SOLDAGEMExecutar uma soldagem manual não é necessário colocar força física, esfregar, empurrar solda, porque o que concretiza a soldagem é o calor proporcionado pela ponta do ferro de soldar.
A ponta do ferro deve encostar bem no terminal e ilha a ser soldado. Do lado oposto deve-se encostar o fio de solda, observar a perfeita formação do cone de solda.
Desta forma você esta permitindo que o fluxo contido internamente no fio, faça o seu trabalho de limpeza e preparação do ponto a ser soldado.
Colocar a quantidade necessária de solda, deixando que ela derreta e se espalhe por toda ilha, garantindo assim uma boa soldagem.
Retire o fio de solda, após retire o ferro de soldar para se obter uma perfeita função entre terminal e ilha garantindo uma fusão correta.
PRINCIPAIS CAUSAS DE SOLDA FRIAA ponta do ferro de soldar não encostou o suficiente no ponto para a transferência de calor.
Tempo de soldagem menor que 2 segundos.
O fluxo não fez seu trabalho.
A quantidade de solda foi insuficiente.
Excesso de água na esponja provocando baixa temperatura na ponta.
SOLDA TRINCADAA solda trincada normalmente é provocada pela vibração na hora da soldagem.
Esta vibração ocorre pelo fato de forçarmos a ponta do ferro de soldar na ilha ou componente, esfregar a ponta do ferro de soldar, e outras vibrações.
SOLDA RASA OU DEMOLHAGEMNormalmente é provocada pela falta de fluxo, não deixando o fluxo contido no fio espalhar-se na ilha.
Soldagem muito rápida.
Excesso de oxidação nos componentes ou ilhas a ser soldada.
LEVANTAMENTO DE TRILHA E ILHA NA PCIÉ provocada pelo excesso de calor na ponta do ferro de soldar.
Muito tempo de permanência da ponta do ferro de soldar na ilha ou trilha.
REFORÇO DE SOLDA ESQUEÇAM ESSE TIPO DE INTERVENÇÃO POIS ISSO NÃO EXISTEO reforço de solda normalmente é feito automaticamente.
Após uma soldagem bem feita, não há necessidade de reforçarmos o cone de solda.
A solda é uma cola , e não prego, parafuso ou rebite.
Quando tivermos a real necessidade de um reforço, para termos uma tração mecânica mais forte, devemos consultar a engenharia, para que se mude o layout da PCI.
A SUPERFÍCIE DO METAL
A SER SOLDADO NO REPARO OU RETRABALHO
Os Fluxos devem ser ativados para limpar as superfícies das PCI´S
de sujeiras, graxas, óleos e sem a presença de óxidos;
Essas barreiras impedem o contato do estanho contido nas soldas (metal ativo) com o metal base dos condutores elétricos (cobre) e, consequentemente a formação dos intermetálicos (pesquisem sobre isto) que definem a junta soldada .
Perguntas?
?