Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
26 de Novembro de 2024, as 20:26:51
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Luthieria
>
Ajustes em Stratocaster
Páginas:
1
2
3
[
1
]
2
3
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Ajustes em Stratocaster (Lida 15216 vezes)
Jones
Handmaker
Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59
Ajustes em Stratocaster
«
:
01 de Setembro de 2012, as 13:16:56 »
Olá pessoal, eu tenho uma Stratocaster Shelter USA California Standart. Sendo 2 captadores singles e 1 fender noiseless (ponte), eu sempre reparei que o som da ponte além de magro (normal nessa guitarra) estava muito baixo, e quando troquei pra esse fender noiseless piorou, tanto em agudos quanto em volume, está absurdamente baixo. Ontem ensaiei com uma Strato eagle mais simples, e ela tinha o mesmo volume nos 3 caps, e o da ponte era bastante alto até.
Lhes pergunto qual seria a melhor solução.
- Trocar o captador pro meio
- Usar resistores pra igualar os volumes e depois usar um booster antes do set (Super six)
- Alguma outra que eu não sei
Espero que possam me ajudar.
Abraço a todos.
Victor Nery
Handmaker
Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229
There‘s no religion higher than truth
Re: Ajustes em Stratocaster
«
Responder #1 :
01 de Setembro de 2012, as 13:26:31 »
Saudações,
Aproxima o captador da ponte o máximo possível das cordas e distancia o do meio e o do braço até ter uma resposta balanceada.
Pode ser que os fios do captador da ponte estejam invertidos. Inverta-os e veja se melhora pode até tentar isso antes de regular a altura deles.
Sugestão: Postei um layout de um projeto do Craig Anderton chamado clarifier. Considere essa possibilidade antes de outros circuitos ativos. Se precisar de ajuda podemos marcar de tomarmos uma cerveja e fazermos esse projeto.
Abraço
«
Última modificação: 01 de Setembro de 2012, as 13:30:40 por victor nery
»
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
felixmeirelles
Visitante
«
Responder #2 :
01 de Setembro de 2012, as 14:40:46 »
Eu mediria a impedância dos 3 antes de mexer, liga um cabo nela com o multímetro na ponta e passa para a gente a impedância dos 3 captadores, normalmente quando tem algo de errado a impedância aponta...
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #3 :
01 de Setembro de 2012, as 14:59:16 »
Eu não sou fã dos Fender Noiseless, nenhum dos três modelos que conheço. Porém, eu faria o que diz nosso amigo Félix e também, como apontou nosso outro amigo Victor, verificaria as alturas de cada captador em relação 'as cordas. Só não acho interessante captadores colados nas cordas, pois o timbre fica sem foco e pode-se perder sustain e até mexer na afinação no final da sustentação da nota, dependendo do tipo de captador e do campo magnético criado por seus imãs.
Acho que se pode chegar a um meio-termo bem legal entre volume e timbre com paciência e cuidado.
Se procura um som mais cheio, mas com timbre ainda de single, pode investir num Quarter Pound da Seymour Duncan ou num GFS que também tem esses imãs de maior circunferência e normalmente são mais baratos.
Outra opção é mandar ver um humbucker com tamanho de single, há zilhares de opções no mercado, inclusive algumas baratas que podem prestar.
«
Última modificação: 01 de Setembro de 2012, as 15:00:58 por Alex Frias
»
Pagão e feliz!!
rafammbass
Visitante
«
Responder #4 :
01 de Setembro de 2012, as 16:46:39 »
Citação de: Alex Frias em 01 de Setembro de 2012, as 14:59:16
Outra opção é mandar ver um humbucker com tamanho de single, há zilhares de opções no mercado, inclusive algumas baratas que podem prestar.
Na minha eu tenho um Little '59 no braço, HS-2 no meio e um Pro Track na ponte. Como eu odeio a chave de 5 posições, resolvi colocar switches independentes para cada captador, sendo que um deles é o on/off simples e o outro é série/split/paralelo!
Visitante
«
Responder #5 :
01 de Setembro de 2012, as 17:03:13 »
Citação de: rafammbass em 01 de Setembro de 2012, as 16:46:39
...Como eu odeio a chave de 5 posições, resolvi colocar switches independentes para cada captador, sendo que um deles é o on/off simples e o outro é série/split/paralelo!...
Acho que no meu caso, as chaves de 5 posições é que me odeiam, elas sempre começam a falhar nos momentos mais "oportunos".
Estou para instalar uma CLR usando as duas linhas uma como "backup" da outra, vamos ver se agora vai....
«
Última modificação: 01 de Setembro de 2012, as 17:07:41 por felixmeirelles
»
Handmaker
Obrigado
«
Responder #6 :
01 de Setembro de 2012, as 19:15:50 »
Saudações,
Eu odeio a chave de 5 posições e a minha burrice de não conseguir tocar com aquele potenciômetro de volume. Retirei esses dois e uso chaves independentes para cada captador. Acho válido também experimentar valores diferentes de capacitores no potenciômetro de tonalidade. Muda o timbre de uma forma bem interessante mas nada como um circuito do tipo baxandall para aqueles que não são tão puristas.
Abraço
Jones
Handmaker
Obrigado
«
Responder #7 :
01 de Setembro de 2012, as 20:01:11 »
Citação de: victor nery em 01 de Setembro de 2012, as 13:26:31
Saudações,
Aproxima o captador da ponte o máximo possível das cordas e distancia o do meio e o do braço até ter uma resposta balanceada.
Pode ser que os fios do captador da ponte estejam invertidos. Inverta-os e veja se melhora pode até tentar isso antes de regular a altura deles.
Sugestão: Postei um layout de um projeto do Craig Anderton chamado clarifier. Considere essa possibilidade antes de outros circuitos ativos. Se precisar de ajuda podemos marcar de tomarmos uma cerveja e fazermos esse projeto.
Essa dos fios eu não sabia. Vou verificar.
Quanto a proximidade, ele está quase colado nas cordas já! Não tem nem como apertar mais.
Esse circuito é pra ser usado dentro da guitarra? Vou verificar.
Citação de: felixmeirelles em 01 de Setembro de 2012, as 14:40:46
Eu mediria a impedância dos 3 antes de mexer, liga um cabo nela com o multímetro na ponta e passa para a gente a impedância dos 3 captadores, normalmente quando tem algo de errado a impedância aponta...
Uso a escala de continuidade? Nunca fiz esse procedimento, se puder me dar mais detalhes eu passo pra vocês os resultados.
Tenho em mente mais pra frente comprar 2 captadores mini humbucking da cabrera, aqueles fire mesmo, um vintage talvez. São bem baratos até.
felixmeirelles
Visitante
«
Responder #8 :
01 de Setembro de 2012, as 20:16:04 »
Só medir o captador como se fosse um resistor de 4-20k, a resistência costuma a ser um indicativo da tensão máxima de saída e por consequência do ganho do captador, normalmente captadores de saída alta tem a impedância mais alta e vice e versa.
Para não ter que abrir tudo, você pode deixar o TONE e o Volume da guitarra no máximo, e plugar-la e medir na outra ponta do cabo a resistência geral, se o cabo for longo, tem que descontar o cabo.
Achei a config padrão deste captador:
'1-Vintage "Noiseless" Strat Bridge Pickup:
DC Resistance: 9.8K
Inductance: 3.0Henries
E pelo o que eu andei lendo ele possui uma bobina de cancelamento, o que o torna uma especie de mini-humbucker.
Partindo pela lógica das 2 bobinas, ele seria igual a um single de 4.9K, logo, para ficar mais ou menos "sintonizado" com o captador do braço, o braço teria que ter um captador single de uns 4.2K - 4.9k ou humbucker de 8.8K - 9.8K, na média.
Agora se o seu single do braço tiver um captador com mais saída, tipo um single de uns 5.4K por exemplo, o volume da ponte vai ser muito mais baixo que o volume do braço.
Com 5.4k no braço, você precisaria de um single maior que 5.4k na ponte ou um humbucker maior que 11K, para manter o volume de saída igual.
Isso pela lógica padrão de construção de captadores, existem linhas especiais de grandes fabricantes que fogem um pouco disso, como a linha do YJM da Seymour Duncan.
«
Última modificação: 01 de Setembro de 2012, as 21:19:42 por felixmeirelles
»
Handmaker
Obrigado
«
Responder #9 :
01 de Setembro de 2012, as 21:36:37 »
Saudações,
Sim. O clarifier pode ser utilizado dentro da guitarra. O único incoveniente é que ele utiliza duas baterias de 9V de forma simétrica; mas acredito que possa ser resolvido. Certa vez conversando com um amigo ele me falou que é possível fazer a ligação utilizando um circuito simples com 2 transistores (NPN e PNP) e dois resistores de 10k se não me falha a memória. Daí pode-se utilizar um jack stereo comum como chave da maneira que costumamos utilizar. Perdi o circuito mas vou ver se encontro algo pelo google. Quanto a questão do espaço, o Adiel tem obtido bons resultados com baterias de portão e esse circuito pode ser alimentado até 15-0-15 (acho que até um pouco mais mas ele só menciona até esta tensão). Muda bastante o timbre de algo magro e fraquinho para um timbre completamente cheio e rico sem contar que o sinal na saída já terá uma impedância bem pequena...
Abraço
Jones
Handmaker
Obrigado
«
Responder #10 :
01 de Setembro de 2012, as 21:44:13 »
Nâo acho muito interessante ter algo assim dentro da guitarra, pra mim um compressor ou um booster no inicio já me faria bem, vendo que esse captador pode ser agudo demais, acho que seria uma boa trocar ele pro meio, ou braço.
Daqui a pouco vou medir as impendancias e depois posto aqui.
elciosouza
Visitante
«
Responder #11 :
02 de Setembro de 2012, as 00:00:34 »
bicho, eu tenho o trio de vintage noiseless e sou muito feliz com eles...qual é o valor dos pots que vc está usando? lembrando que vem de fábrica com 1 pot de 500k e 2 de 1Meg, resistores e capacitores para a tonalidade.
Handmaker
Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
«
Responder #12 :
02 de Setembro de 2012, as 08:22:48 »
Citação de: victor nery em 01 de Setembro de 2012, as 21:36:37
Saudações,
O clarifier pode ser utilizado dentro da guitarra. O único incoveniente é que ele utiliza duas baterias de 9V de forma simétrica; mas acredito que possa ser resolvido.
Abraço
No livro que tem esse projeto ele diz que dá para usar somente uma bateria. Eu tinha postado esse livro no fórum antigo e não tenho mais o arquivo original. Se alguém tiver e puder repostar seria bem vindo
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Jones
Handmaker
Obrigado
«
Responder #13 :
02 de Setembro de 2012, as 11:21:51 »
Olá pessoal, fiz o seguinte: Liguei um cabinho desses de interligar pedais no jack da guitarra e deixei vol e tone no máximo. Com um multímetro digital na escala de 20k coloquei positivo no positivo do cabo e negativo no terra. E os valores apontados são esses;
Captador ponte (fender noiseless): 9.99
Captador meio (original da guitarra): 5.57
Captador braço( '' '' '' ): 5.58
Se quiserem ouvir eu faço alguma gravação.
Obrigado a todos.
-----
Citação de: felixmeirelles em 01 de Setembro de 2012, as 20:16:04
Partindo pela lógica das 2 bobinas, ele seria igual a um single de 4.9K, logo, para ficar mais ou menos "sintonizado" com o captador do braço, o braço teria que ter um captador single de uns 4.2K - 4.9k ou humbucker de 8.8K - 9.8K, na média.
Agora se o seu single do braço tiver um captador com mais saída, tipo um single de uns 5.4K por exemplo, o volume da ponte vai ser muito mais baixo que o volume do braço.
Com 5.4k no braço, você precisaria de um single maior que 5.4k na ponte ou um humbucker maior que 11K, para manter o volume de saída igual.
Acho que foi mesmo o que você previa caro amigo Félix. Obtendo essas conclusões (que espero que não sejam precipitadas) O que vocês me recomendam?
Andei pensando em comprar 2 desses
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-434094227-captador-single-cabrera-vintage-_JM
Resistência: 6.5k (braço) 6.5k (meio) 7.4k (ponte) (não sei pra qual modelo essas especificações servem, e também não sei se ele será dividido por dois também. Alguém conhece algo sobre eles? Teria eu que vender meu Noiseless?
Abraço a todos!
«
Última modificação: 02 de Setembro de 2012, as 11:39:11 por Jones
»
Victor Nery
Handmaker
Obrigado
«
Responder #14 :
02 de Setembro de 2012, as 13:18:23 »
Saudações,
Sim, é possível utilizar apenas uma bateria com duas baterias o som é bem melhor. Eu já testei as duas formas.
Abraço
Páginas:
1
2
3
[
1
]
2
3
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...