Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Novembro de 2024, as 14:41:17

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pot de volume: antes ou depois do estágio de amplificação?  (Lida 5088 vezes)
GarotoCurioso
Visitante
« : 30 de Agosto de 2012, as 16:51:55 »

Caros colegas,
Aqui em casa brincando com o circuito do Smokey Amp (que originalmente não tem pot de volume) me deparei com uma dúvida. Vi circuitos com o LM386 em que o controle de volume vem antes da entrada no IC,  e outros nos quais o pot de volume vem após a saída do IC. Qual a forma é a mais recomendável de montar o projeto? Existe alguma diferença perceptível entre uma abordagem e a outra?

Obrigado.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110

A eficiência está na simplicidade...

« Responder #1 : 30 de Agosto de 2012, as 17:48:19 »

Amigo, pot de volume sempre antes do amp.. nunca depois...

Att daniel
Pirataria é crime, não roube navios...
mxtech
Visitante
« Responder #2 : 30 de Agosto de 2012, as 20:44:41 »

GarotoCurioso, quem ficou curioso fui eu (apesar de não ser mais tão garoto assim).
Você poderia postar algum link de um esquema com o potenciometro após o CI amplificador?
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 59

« Responder #3 : 30 de Agosto de 2012, as 23:44:58 »

Acho que ele quis dizer no circuito do lm386 vem antes do ci. Já em outros circuitos, como um pedal, por exemplo, o potenciometro vem no final do circuito.
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 113
-Recebido: 63

« Responder #4 : 31 de Agosto de 2012, as 03:05:16 »

No Crunch Box o volume fica no final de tudo.

Visitante
« Responder #5 : 31 de Agosto de 2012, as 08:27:42 »

Pois é Ruy. Daí a minha dúvida! No CrunchBox, no MiniFuzz, no MXR Distortion+ ...
Eu estava a fim de colocar um pot de volume no smokeyAmp e por isso perguntei se devo colocá-lo antes ou depois da amplificação, pois há os dois casos e eu não sei qual seria o mais adequado (se é que existe esse caso).
Visitante
« Responder #6 : 31 de Agosto de 2012, as 14:12:11 »

Me corrijam se eu estiver errado, mas geralmente o potenciômetro de volume, quando está com a resistência mínima, faz um curto entre o positivo do sinal e o terra. Se fizer isso num amplificador, ou seja, se colocar o pot depois do CI amplificador, o mesmo será danificado já que o sinal ali é muito mais forte do que num pedal ou num pré amplificador.

Por isso acredito que o correto seja antes do CI, depois da etapa de pré amplificação, ou ainda, antes  dessa.

Nos pedais, o que temos é apenas um pré amplificador, por isso o pot. de volume vai no final.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86

« Responder #7 : 31 de Agosto de 2012, as 14:42:09 »

O pot não põe em curto a saída do estágio anterior, a carga que o estágio anterior vê (com o pot no mínimo) é o valor total do pot (na configuração usual de controles de volume). Mas, no caso de um amplificador de potência, pode ser necessária uma carga mínima (caso de amplificadores a válvula) para não danificar o amplificador; além disto, no mínimo, o alto falante não recebe potência nenhuma, então quem precisaria dissipar a potência que o amplificador entrega seria o potenciômetro. Ainda, a medida que o pot é regulado a carga vista pelo amplificador pode mudar e a resistência em série com o alto-falante vai mudar, mudando o som pra caramba.

Dá pra usar potenciômetros depois de um amplificador de potência, mas precisa ser um potenciômetro que aguente a potência, não estes comuns. Além disto normalmente se usa uma ligação especial, por exemplo um L-pad (existem outras configurações), pra procurar manter uma carga constante pro amplificador. Por exemplo:
http://www.colomar.com/Shavano/lpad.html
http://www.amazon.com/L-Pad-100W-Stereo-Rated-Shaft/dp/B0002KR0SI
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
GarotoCurioso
Visitante
« Responder #8 : 31 de Agosto de 2012, as 14:51:13 »

Obrigado pelas respostas pessoal. Já vi que o menos arriscado é antes do CI, e vai ser lá mesmo!
Handmaker

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105

« Responder #9 : 31 de Agosto de 2012, as 22:28:03 »

Obrigado pelas respostas pessoal. Já vi que o menos arriscado é antes do CI, e vai ser lá mesmo!

Menos arriscado não, poderia dizer que é o correto, quando se usa potenciômetros normais.

No caso de muitos pedais usa-se este tipo de controle depois do amplificador operacional, porque a potência envolvida é pequena, dependendo da potência deste amplificador pode até funcionar por algum tempo sem apresentar problemas, porém o grf mostrou de maneira bem clara o problema envolvido neste tipo de controle.

Abraço!
Visitante
« Responder #10 : 01 de Setembro de 2012, as 07:36:01 »

Realmente. Já deram respostas bem completas.
Particularmente, eu nunca vi pots de volume no estagio da potência. O pessoal deu exemplos de  pedais. Amplificador é outra coisa. Em amps eu sempre vi os controles de volume entre o préamplificador e a potência.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86

« Responder #11 : 01 de Setembro de 2012, as 14:14:07 »

Você já viu um "Attenuator"? Nada mais é do que um controle de volume (especialmente parrudo) entre o estágio de potência e o falante.

-----
Um attenuator pra amplificadores de guitarra o "Air Brake", da Dr.Z :

Layout:
http://i69.photobucket.com/albums/i70/rogerj_photos/AirBrake_attenuator_layout_.jpg
Por dentro:
http://farm5.staticflickr.com/4008/4681824813_b1954ce224_z.jpg
« Última modificação: 01 de Setembro de 2012, as 14:20:48 por gfr » Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Schaefer
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2

« Responder #12 : 01 de Setembro de 2012, as 17:24:52 »

Normalmente esses pots tem limite de corrente, então botar um pot após o estágio de potência acho complicado porque pode "torrar" o pot.
Em circuitos de sinal, talvez seja mais tranquilo porque a corrente que flui na saída é bem menor que a saída de um estágio de potência.
  Imprimir  

Ir para: