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Autor Tópico: Tremendão SL (ajuda)  (Lida 14373 vezes)
gfr
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« Responder #30 : 02 de Setembro de 2012, as 11:51:36 »

O meu Tremendão é quase igual a este Fender, inclusive o pot de master com tap (funciona que nem o "loudness" de sistemas de som, pro som não ficar muito magro em baixos volumes) e pull switch pra acionar uma distorção usando o reverb como um estágio adicional de ganho (que não soa muito bem). Diferenças: a fonte não é igualzinha, e não tinha pot de médios, só um resistor fixo de 10K.

http://acruhl.freeshell.org/mga/schematics/amps/mid70s100w.jpg
« Última modificação: 02 de Setembro de 2012, as 11:53:14 por gfr » Registrado

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whitebilly
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« Responder #31 : 05 de Setembro de 2012, as 14:09:05 »

Obrigado gfr era isto mesmo! O Amp está operante agora! 



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Galera depois do amp montado que eu fui testar o canal 2..o som é bem baixinho o canal 1 ta normal. o que poderia ser?
« Última modificação: 06 de Setembro de 2012, as 11:00:36 por whitebilly » Registrado
bossman
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« Responder #32 : 06 de Setembro de 2012, as 12:47:08 »

Que combinação de cores linda essa guitarra tem ! Sobre a pergunta do som baixo verifique o jack pode ser que ele esteja ruim.
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whitebilly
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« Responder #33 : 06 de Setembro de 2012, as 14:31:51 »

Acho que achei o culpado, um capacitor que literalmente explidiu, acho que foi quando liguei a 12at no lugar da 12ax.

O duro é saber o valor do capacitor agora heim.

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« Responder #34 : 06 de Setembro de 2012, as 15:07:33 »

Colocar uma 12at7 no lugar de uma 12ax7 não tem problema algum neste amplificador, só abaixa o ganho um pouco. Não é motivo pra estourar capacitor. Pode fazer sem susto, se quiser garantir um som mais limpo mesmo com tudo no talo.

Se colocar uma 12ax7 no lugar de uma 12at7 (no driver do reverb ou no PI), a vida útil da 12ax7 talvez diminua, deve distorcer um pouco mais cedo,  mas também, mesmo não sendo recomendável, não é pra explodir nada.

O que você chama de canal 1 e 2, qual deles é o "normal", qual deles é o "reverb" ?

Algumas curiosidades do funcionamento deste amplificador, pra você verificar quando estiver 100%:

- Plugue a guitarra no canal reverb. Coloque o volume do canal normal em zero. Vá aumentando o volume do canal normal, e repare que o som dá uma engordada, com mais graves. É que o primeiro segundo estágio dos dois canais divide o mesmo resistor de catodo (e seu respectivo capacitor de bypass), tem uma "fuga" de graves por ali.

- Quando você puxa o botão de master, desliga o reverb e aciona uma distorção no canal reverb, bem leve mas meio feiosa. Já no canal normal, quando o master é puxado, o master é bypassado (fica como se estivesse no máximo) e só o volume do canal funciona.

- Tem duas saídas na traseira, pra footswitches pra controlar o vibrato e o reverb. Se você não tiver o footswitch original, é simples, só duas chaves pra terra (quando a chave fecha desabilita o efeito correspondente).

Eu fiz uma mod no meu, bem simples. Removi a entrada "low" de cada canal, e instalei um potenciômetro no buraco que vagou. Liguei os potenciômetros substituindo os resistores de 10k dos controles de tom, assim ganhei um controle de médios em cada canal. Pode experimentar valores entre 10k e 50k. No esquema da Fender é assim. É uma mod totalmente reversível, não precisa abrir buracos no chassi, nem mesmo remover os resistores de 10k, só desconectá-los.

PS> Esta guitarra é linda mesmo!
« Última modificação: 06 de Setembro de 2012, as 16:03:20 por gfr » Registrado

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whitebilly
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« Responder #35 : 06 de Setembro de 2012, as 15:25:06 »

hAHAH VAMOS POR PARTES..


Essa guitarra foi toda montada por mim mesmo. Ela era creme escudo branco e era giannini. Agora com braço fender(fake) captadores fender texas especial.
corpo em mogno. ( o som stá lindo demais) outra hora posto fotos e som detalhados.

Ao amp. O amp está faltando a valvula do reverb, no caso a 4. valvula da direita pra esquerda. porque ele diz que não usa o reverb  então deixa sem valvula.

O canal 2 que eu digo é justamente o canal que tem o reverb. porem antes funcionava o canal normalmente só não funcionava o reverb e o tremolo.
No esquema que me passou a 3. valvula da direita pra esquerda seria uma 12at. mas quando coloco ela ela vai ascendendo muito parece que vai explodir ai eu coloco a 12ax7 ela ascende normal.

Agora estou mais perdido que cego em tiroteio, acho se eu colocar outro capacitor vai voltar a funcionar normalmente, o duro é saber o valor agora n e h (moderador, peço que me suspenda do fórum), ja que não acho esquema correto.  Cry
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Eduardo
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« Responder #36 : 06 de Setembro de 2012, as 15:44:07 »

Oi Pessoal

Sobre essa coisa da 12AT7 ou 12AX7, eu recomendo que fique cada macaco no seu galho. Em muitos casos dá para trocar uma por outra sem grandes consequências, mas em uns poucos pode ter problema.

A 12AT7 é uma válvula que permite mais corrente que a 12AX7. O catodo dela fica mais brilhante quando aceso. Por permitir mais corrente, vai ter mais tensão no resistor de catodo. Isso pode forçar o capacitor de desacoplamento a operar fora da tensão e explodir.

Acho que isso joga um pouco de luz sobre o assunto.

Abraços

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« Responder #37 : 06 de Setembro de 2012, as 15:46:46 »

No esquema que eu passei, o sinal do canal reverb passa por V2A, V2B e V4B. Você poderia deixar de fora V3 (driver do reverb), que é uma 12AT7, e ficar sem reverb (e sem distorção quando puxa o botão de master), mas a V4 precisa estar lá, metade dela é usada. V5 é a osciladora do tremolo, também poderia ser deixada de fora.

Não tenho como ver a foto do capacitor agora (está bloqueado), depois eu olho e tento te dizer o valor no meu amplificador.

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Oi Pessoal

Sobre essa coisa da 12AT7 ou 12AX7, eu recomendo que fique cada macaco no seu galho. Em muitos casos dá para trocar uma por outra sem grandes consequências, mas em uns poucos pode ter problema.

A 12AT7 é uma válvula que permite mais corrente que a 12AX7. O catodo dela fica mais brilhante quando aceso. Por permitir mais corrente, vai ter mais tensão no resistor de catodo. Isso pode forçar o capacitor de desacoplamento a operar fora da tensão e explodir.

Acho que isso joga um pouco de luz sobre o assunto.

Abraços

Eduardo

Eduardo, por isto escrevi "neste amplificador" - neste caso em particular, com o circuito original, e se não foi feita uma troca por capacitores com tensões diferentes dos originais, não tem este problema. No esquema da Giannini os capacitores de catodo são de 25V, a tensão ali é por volta de 1.5V com a 12AX7, com uma 12AT7 mesmo sendo mais não chega a ameaçar os capacitores.

No caso da válvula que o whitebilly diz que trocou, é o driver do reverb. Nem tem capacitor de desacoplamento no catodo, neste estágio as duas metades da 12AT7 estão em paralelo, tem um resistor de 470R no catodo (sem desacoplamento) e o primário de um pequeno transformador de saída no anodo, o secundário é ligado no tanque de reverb. A 12AT7 aí é um pequeno amplificador de potência...

Whitebilly, mesmo sem usar o reverb, se a V3 estiver instalada é melhor deixar o tanque conectado, ou colocar um resistor de carga (no esquema tem um resistor de 1K que faz este papel quando o master aciona a distorção) pra este estágio não operar em aberto, amplificadores à válvula não costumam gostar disto.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2012, as 16:01:42 por gfr » Registrado

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whitebilly
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« Responder #38 : 06 de Setembro de 2012, as 16:17:31 »

Obrigado Eduardo, acho que foi isso que ocorreu quando troquei a valvula. na verdade  ela agora ascende na cor ROXA ao invés de amarela. por isso comprei mais valvulas. Mas deve estar meio confuso pra voces, vou explicar melhor.

O amp quando chegou aqui. o problema era o Diodo! Resolvido ficou assim!



Tudo lindo e funcionando tudo. Na hora de colocar as capinhas protetoras quebrei uma valvula como abaixo.



Logicamente não saiu som.
Então em minha infinita sabedoria e experiência em valvulados resolvi fazer isto.



Acho que foi ai que estourou o capacitor.

Depois voltei posição normal e ela estava roxa.



Ai com a ajuda doa amigos comprei 2 valvulas 1 12ax7 e uma 12at7.

Ficou assim.



legal funcionou e montei.

Ai meu amigo veio plugou direto no canal 2 e não saia som. Só quando tudo no máximo saia um som bem no fundo muito baixo quase inperseptivel.
No canal 1 estava tudo ok.




Agora abri e vi este capacitor que explodiu.


Intenderão os fatos ocorridos agora? _











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Ahh se eu ele não usar o reverb pode tirar a valvula 3? ai funcionaria o canal 1 e 2 normalmente?
« Última modificação: 06 de Setembro de 2012, as 16:21:42 por whitebilly » Registrado
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« Responder #39 : 06 de Setembro de 2012, as 19:18:23 »

No caso da válvula que o whitebilly diz que trocou, é o driver do reverb. Nem tem capacitor de desacoplamento no catodo, neste estágio as duas metades da 12AT7 estão em paralelo, tem um resistor de 470R no catodo (sem desacoplamento) e o primário de um pequeno transformador de saída no anodo, o secundário é ligado no tanque de reverb. A 12AT7 aí é um pequeno amplificador de potência...

Entendi. Achei que tivesse trocado uma qualquer por 12AT7. Neste caso, se fosse um capacitor meio apertado, poderia dar problema.

No drive do reverbe é 12AT7 mesmo.
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« Responder #40 : 06 de Setembro de 2012, as 20:21:08 »

No meu a configuração é a seguinte>


upload photo

O capacitor que explodiu não parece original (todos os capacitores de catodo originais são daquele laranja, axiais. Aquele resistor azul também não parece original. O que explica o problema. Aquele resistor e capacitor são do oscilador do tremolo. Pela foto, parece 27K. ERA PRA SER 2.7k, 10 vezes menor. O capacitor é 22uF, 25V, como todos os outros bypass de catodo do amplificador. Se vocẽ não consertar, e não colocar a válvula do tremolo, só não vai funcionar o tremolo, o resto fica OK.

Na foto acima, pode deixar vazio a válvula que eu marquei como "reverb driver" (o reverb e a distorção não funcionam), a válvula que eu marquei como "osc tremolo" (fica sem tremolo, aliás o meu está sem, por acaso). As outras válvulas são necessárias pros dois canais funcionarem.

Este circuito do reverb maltrata mesmo a 12AT7, idealmente deveria ter uma válvula de potência maior ali, a Fender economizou. Eu mesmo já tive que repor no meu amplificador porque o reverb ficou fraco.

O brilho amarelo da válvula é do filamento, o brilho azul ou arroxeado é do fluxo de elétrons de catodo pra anodo. É normal. Você deve se preocupar mesmo é se a placa ficar avermelhada...

PS. Se não vai mesmo usar o reverb deixe sem a válvula "reverb driver" e aterre o reverb "input" naquele jaque RCA na traseira (senão fica captando ruído por ali).

Eu acho que o reverb de mola e o tremolo fazem parte da personalidade deste amplificador, plugando uma strato e ligando numa caixa 2x12" com fundo aberto é "O" som de surf music.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2012, as 20:26:31 por gfr » Registrado

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« Responder #41 : 07 de Setembro de 2012, as 21:09:15 »

gfr muito obrigado pela explicação! Sou grato mesmo!
Hoje estive viajando, amanha cedo vou testar nessas posições!
Fiquei bastante interessado em valvulados, mas pelo visto há muito há se estudar sobre o assunto.
A única coisa que não ficou claro pra mim foi a ultima valvula que você marcou como PI.
O que seria esta sigla?
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« Responder #42 : 08 de Setembro de 2012, as 11:01:29 »

"phase inverter", ou phase splitter, é um estágio que divide o sinal em duas saídas (daí splitter), uma delas com a fase invertida em relação à outra (daí inverter), estes dois sinais com fases opostas são necessário pro estágio de saída operar em push-pull.


http://www.freewebs.com/valvewizard/acltp.html

Também é comum se referir a este tipo de PI usado neste amplificador como LTP ("Long Tail Pair"), porque aquele resistor Rt ("tail"),  o "rabo", deve ser o maior possível (pro melhor equilíbrio entre as duas fases deveria ser uma fonte de corrente), no seu amplificador deve ser 22k.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2012, as 11:08:01 por gfr » Registrado

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« Responder #43 : 29 de Outubro de 2012, as 17:59:52 »

Amigos ainda preciso da ajuda. o amp voltou hoje pra mim meu amigo falou q tava tudo legal mas derrepente o som sumiu.
abri ele e vi que o fio preto que sai do master tinha se rompido, religuei ele conforme vi nas fotos que tirei na primeira página e o canal 1 voltou a funcionar, mas o canal 2 ainda não, deve ser p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) a malha desse fio era ligada em algum lugar que não estou achando, alguém pode me ajudar?

Foto antiga.



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« Responder #44 : 29 de Outubro de 2012, as 21:12:14 »

Depois eu vou tentar olhar o esquema e te guiar, se possível sem abrir o meu (preguiça).

Depois de resolvido, antes de devolver, dá mais uma verificada, com o amp desligado, dá uma inspecionada nos cabos, visual e mesmo uma sacudidas de leve, pra ver se não tem mais nenhum "querendo" se partir. Olha como o master é juntinho dos capacitores da fonte, imagina se um fio solto encosta num terminal do capacitor...
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