Em vários lugares. Entre outras coisas.
Por exemplo, veja os capacitores da fonte, são quatro de caneca, os dois de cima dá pra ver a caneca azul, os dois de baixo tem uma placa de baquelite (ou algo semelhante) entre a caneca e o chassis. Estes dois de baixo, estão em série, com resistores de sangria em paralelo com cada um (se não tiver o mesmo erro de montagem na fábrica que o meu tinha). A caneca de um deles está em 1/2 B+, isolada do chassis pela baquelite (tomara que não rache com o calor). Nos Palmer isto era comum, no meu Tremendão a montagem é diferente, tem um clipe de capacitor (que nem os que são vendidos na Altana) e o capacitor flutuante é isolado do clipe por uma tira de borracha. Os resistores "voadores" ligados entre cada seção dos capacitores, tem terminais que estão em B+, 1/2 B+, e passam pertinho do chassis.
Tem fio ligado no master e nos pots do tremolo (os dois cinza e o preto) que estão praticamente enroscados nos resistores voadores presos nos capacitores azuis. Se um resistor destes esquenta e derrete o isolamento, vai B+ pra malha...
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Vejamos, o master. Uma foto mais de perto só dele ajudaria.
Ele tem o pot, propriamente dito, e aquela coisa marrom grudada por trás dele. O pot é um controle de volume normal, não tem mistério. Aquela coisa marrom atrás é uma chave que aciona uma distorção horrível no canal com tremolo e desabilita o master pro canal normal.
Olhando pro pot por trás, o terminal da esquerda tem um fio soldado no chassis, aterrando. O terminal do meio, vai pra entrada do PI. Parece pela foto que é o fio preto, que vai pro capacitor laranjinha, a outra ponta do capacitor tem um resistor de 1M e um fio verde que vai pra grade da 12AT7. Certo? O terminal da direita, vem dos dois canais do pré. A forma como os dois canais se misturam e como o chaveamento afeta isto, não é igualzinha ao esquema da Fender que eu linkei, tem uma pequena variação. Quando estiver em casa vou procurar o esquema exato e continuo daqui.
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Enquanto eu não estou com o esquema oficial da Giannini em mãos, tem este link aqui pra ir comparando:
http://ampwares.com/schematics/100W_Mast_Vol_SF_Twin_Rev.pdfÉ o mesmo esquema de antes, só que este pdf vem com o layout junto.
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Alterei o esquema da Fender pra deixar idêntico ao Tremendão Special Line. Mudanças:
- a fonte toda, especialmente no bias
- no power, resistores de grade maiores (mal projeto, não devia, mas os blackface eram assim)
- no PI : 82K e 100K nos anodos, 1M nas grades, 22k de "rabo" do long tail, sem realimentação local.
- no feedback 47R pra terra
- nos prés: 6k8 fixo ao invés de controle de médios.
- o Master. O master, ao invés de entrar o sinal misturado numa extremidade e sair no terminal do meio, faz ao contrário (entra pelo terminal do meio sai pelo de cima). Que nem nos pots de volume da Giannini LesPaul, eles deviam gostar desta confoguração. Bom, na guitarra fica meio esquisito, mas aqui funciona bem. Além disto, quando puxa o pot, além de acionar aquela distorção horrível que nem o fender, tem mais uma chave que bypassa o master pro canal normal (pro canal vibrato, agora distorcido, continua com master). Como esta parte ficou confusa, redesenhei toscamente no canto do esquemático, espero que tenha ficado claro.
edit: removi imagem.
Jurava que tinha isto no esquemário da Giannini, mas não tem. Então peguei meu esquema garranchado a lápis e segui pra fazer esta adaptação aí de cima.
edit: editei de modo mais decente num editor de esquemas. Está bem mais organizado, especialmente a parte do Master e dos chaveamentos.
https://docs.google.com/open?id=0B2-sj-rhDw7Dbi1sU3NvMXJkQm8