Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 00:25:49


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 14   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: (esse vai dar POLEMICA) Gibson pode não ser tudo o que promete  (Lida 90742 vezes)
pit.du
Visitante
« Responder #120 : 14 de Outubro de 2012, as 00:56:27 »

A guitarra não ser pesada não quer dizer nada.
Um cara do meu trabalho comprou um DVD automotivo no paraguai e quando chegou em casa, a caixa pesada era de um tijolo de cimento no tamanho do radio, com a caixinha da frente destacável, vazia.

(OFF TOP ON)
Escutei isso e lembrei do caso de seu colega de trabalho, a musica não esta la essas coisas mas é engraçado.
http://www.youtube.com/watch?v=kEs0ze1PzjA&feature=related
(OFF TOP OFF)
« Última modificação: 14 de Outubro de 2012, as 01:02:03 por pit.du » Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 776

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161


Electronic Mess


« Responder #121 : 17 de Outubro de 2012, as 19:55:42 »

Quanto mais pesado o corpo, mais sustain(não é regra geral!) Isso por que se o corpo é mais pesado, menos ele vai dissipar o movimento das cordas (lei da conservação da energia) De um modo geral: Quanto mais baixo soar um instrumento desligado e quanto menos você conseguir perceber as vibrações das cordas pelo corpo do instrumento, mais sustain.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #122 : 17 de Outubro de 2012, as 20:46:58 »

O interessante dessa afirmação é que não consigo observar isso empiricamente, pois os resultados são diretamente opostos a sua teoria!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #123 : 17 de Outubro de 2012, as 21:53:59 »

ATENÇÃO, ESTE COMENTÁRIO É PURA ESPECULAÇÃO, NÃO TENHO CONHECIMENTO
TÉCNICO PARA AFIRMAR-LO COMO VERDADEIRO, SE ESTIVER ERRADO, POR FAVOR
ME CORRIJAM.


darkislanio, pensando um pouco sobre sua declaração sobre sustain, cheguei ao
seguinte raciocínio:

Pelo que você disse, se uma guitarra fosse feita de concreto armado ela absorveria quase
nada das vibrações das cordas e portanto teria um sustain imenso.

Mas este não é o caso.

Então pensei que as vibrações terminariam sendo rapidamente eliminadas pelas próprias
ondas que se propagam ao longo das cordas (longitudinalmente) e que não seriam absorvidas
pelo corpo de concreto da guitarra.

O ataque numa guitarra assim seria forte, mas a intensidade seria breve pois como
disse antes, gerariam-se ondas ao longo do comprimento das cordas e estas ondas indo
e vindo se chocariam e diminuiriam a vibração das cordas, portanto haveria pouco sustain.

No caso de uma guitarra com um corpo de material que absorvesse parte desta vibração
e destas ondas longitudinais, este corpo vibraria e assim devolveria esta vibração de volta
as cordas, prolongando o sustain com esta interação de absorver-devolver-reabsorver-devolver...

Nesta interação, nuances destas vibrações provocadas pelo formato do corpo e densidade
do material seriam sentidas como as diferenças de timbre que sentimos quando tocamos em
guitarras de modelos e madeiras distintas.

O extremo deste raciocínio também não seria conveniente pois se o corpo não tiver uma densidade
apropriada, então aí sim, a absorção seria demasiada e a vibração não seria devolvida às cordas.
Matando qualquer sustain.

Por isso as boas madeiras são perfeitas para instrumentos de cordas, pois possuem a densidade
ideal para estes instrumentos.
 

Este foi o meu raciocínio sobre a sua afirmação, se estiver errado, por favor me corrijam.

Abraço.    
« Última modificação: 17 de Outubro de 2012, as 22:10:00 por Ferro_Velho » Registrado
pit.du
Visitante
« Responder #124 : 17 de Outubro de 2012, as 23:40:59 »

Ferro velho parabéns apesar de ser uma especulação, é uma das melhores explicações que já li sobre sustain e timbre. Legal! 

O raciocínio foi ótimo.
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 776

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161


Electronic Mess


« Responder #125 : 18 de Outubro de 2012, as 00:20:26 »

Eu achei que as ondas nas cordas da guitarra fossem transversais, e comparei com o sistema massa-mola. Batendo Cabeça
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
pit.du
Visitante
« Responder #126 : 18 de Outubro de 2012, as 01:12:46 »

Sei que contribui para a quebra do headstock de minhas Gibsons, por usar um calibre muito grosso, porem achei uma imagem interessante.



Se a espessura do headstock é algo em torno, de 16-17mm. O quanto será que sobrou de madeira no ponto mais fino desse headstock?

Concordo com muito do que foi dito antes, porem ainda acho que há erros de projeto nesses headstocks. E que a Gibson poderia resolver isso, de varias maneiras, se não querem fazer colagem espanhola poderiam inverter o tensor, fazendo o acesso a porca como em algumas Fenders.



« Última modificação: 18 de Outubro de 2012, as 01:24:14 por pit.du » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #127 : 18 de Outubro de 2012, as 01:22:21 »

Realmente com esse buraco no meio, sem colagem espanhola, é bem louco.

Nunca tinha visto assim tão claro.

Dai usar afinações com muita pressão é um tiro mesmo.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #128 : 18 de Outubro de 2012, as 09:15:35 »

Quando comprei a minha primeira guitarra, eu queria tocar metal pesado então
comprei cordas D'Addario XL Chromes .012, que são cordas "flat wound" bastante
confortáveis e com um som bem "mellow" (melódico, digamos).

Mas quando coloquei na guitarra (uma Cort EVL-K4), e afinei na afinação padrão,
a bicha ficou parecendo um arco, dava para lançar flechas com ela.

Rapidamente afrouxei as cordas para não empenar ou quebrar o braço.
Na hora ficou tão empenado que não haveria como compensar com ajuste no tensor.

Para não perder as cordas (que são caras) observei que elas eram bem parecidas
com as .008, apenas a sexta corda estava fora do calibre de um jogo .008, e claro
faltava a primeira corda a que é a .008.

Foi só subir todas as cordas, a primeira virou segunda, a segunda terceira, etc.
Eliminei a sexta e coloquei uma .008 como "mizinha" e ficou show.

Recentemente comprei novamente um jogo destes, mas desta vez vou detunar
um tom e meio.

Como agora tenho outras guitarras posso ter uma só para tocar metal/trash.

Deu dó saber que uma Gibson quebrou pit.du, mas creio que tem conserto,
aquelas guitarras quebradas pelos caras como Peter Townshend são consertadas
pelos técnicos/luthiers deles e voltam no próximo show para serem quebradas
novamente, até que seja impossível consertar-las.

Procura um bom luthier que ela volta à ativa.

Abraço.  
« Última modificação: 18 de Outubro de 2012, as 09:24:13 por Ferro_Velho » Registrado
pit.du
Visitante
« Responder #129 : 18 de Outubro de 2012, as 10:41:14 »

Ferro_Velho as guitarras foram consertar sim e não estão mais comigo, foram vendidas a muito tempo.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #130 : 18 de Outubro de 2012, as 11:02:58 »

Ah tá, bom saber que foram consertadas, eu sou louco por uma LP Gibson.

Tanto que estou "transformando" a minha LP Cort (CR200) em uma "Jibson". Wink

Já troquei os captadores, coloquei os classic 57 Gibson e as tarraxas também
são Gibson, faltam a ponte e o "stop tail" para ela virar uma Jibson.

Abraço.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2012, as 11:13:40 por Ferro_Velho » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #131 : 18 de Outubro de 2012, as 13:09:33 »

pit.do,

você tem certeza de que essa foto com corte lateral é de uma LP Gibson original? As minhas parecem bem diferentes disso...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #132 : 18 de Outubro de 2012, as 14:15:41 »

Acho que ele tirou daqui:

http://www.mylespaul.com/forums/gibson-les-pauls/50210-gibson-les-paul-101-a.html

Citar
A couple more pictures I've saved. This is a '57 reissue.

Nunca tive uma Gibson, mas lembro que a minha Giannini e as "Fink" da época tinham este "caroço" na transição do braço pra mão (como é o nome em português? em inglês é "volute").

Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
pit.du
Visitante
« Responder #133 : 18 de Outubro de 2012, as 19:28:57 »

gfr foi tirada do forum my les paul, porem era de outro tópico não deste.

Alex pelo que eu havia lido no fórum aparentemente era de uma Gibson original.
Registrado
zekkez
Visitante
« Responder #134 : 18 de Outubro de 2012, as 20:13:39 »

Se a da foto não é uma Gibbo se parece muito...

Dá para observar que há uma certa fragilidade na parte mais estreita da madeira, na parte de trás do headstock. Mas tem muito mais madeira nas laterais, pois o furo é cilindrico.

Claro que um "volute" acrescentaria material e segurança para a região fragilizada (alguns guitarristas criticariam a mudança na pegada nos trastes mais altos).

Mas a Gibson também poderia usar uma porca diferente, que tivesse o chanfro "allen" interno, como as famosas "bullets" da Fender. O fato de usar uma porca com sextavado externo implica no uso de uma chave tipo canhão, assim como de espaço para que esta chave envolva a porca adequadamente.  Como resultado, exige-se uma cavidade mais ampla. Maior o buraco, menos material no "headstock".

Agora...Fragilidade por fragilidade, acho que as guitarras da Parker com aqueles "headstocks" delicadíssimos, não ficam nem um pouco atrás. Principalmente os modelos que tem o braço de madeira. Suponho que as de grafite sejam mais resistentes.

Mas para mudar certas tradições construtivas é bem difícil. De outra a forma a Fender já teria substituído os ruidosos pickups single coil.
Registrado
Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 14   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal