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Autor Tópico: (esse vai dar POLEMICA) Gibson pode não ser tudo o que promete  (Lida 91713 vezes)
Alex Frias
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« Responder #45 : 28 de Agosto de 2012, as 16:54:24 »

De qualquer forma quero deixar claro que não duvido do relato de nosso colega, apenas foi uma surpresa para mim. E novamente me desculpo se ele se sentiu ofendido pela brincadeira, ok? Legal!
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Botti
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« Responder #46 : 28 de Agosto de 2012, as 17:17:32 »

 Desde que tive minha primeira banda, e isso vai fazer 10 anos (estou ficando velho), já toquei com músicos e músicos, muitos amadores, e alguns profissionais. Já ouvi tudo quanto é guitarra, e vi muitos dos meus amigos crescerem e irem desenvolvendo seu som. Não tem nem muito o que discutir, quase todos agora tem sua les paul, e a construção é impecável. O som é diferente, e muito superior à maioria das outras marcas, mas claro que isso é gosto. Todos eles fizeram da les paul sua guitarra principal.
 Agora, teoria da conspiração sempre vai ter.
 Eu gosto muito desse lance DIY, mas achar que alguém sempre vai poder fazer algo melhor que uma empresa é um tanto quanto inocente: Eles tem um método para confeccionar o produto, um GRANDE poder de compra e de negociação perante os fornecedores, tem ferramentas, técnicos e experiência. São muitas pessoas trabalhando junto, fora os fornecedores. Eles estudam o mercado para saber o que as pessoas gostam, o que querem, desenvolvem campanhas etc. Tudo para lucrar mais, sim, e por isso elas tem de fazer um bom trabalho.
 Um sujeito sozinho pode fazer algo melhor pra UMA pessoa, um consumidor em especial,mas uma marca forte e de tradição, consagrada, que tem uma reputação a zelar, oferece muito mais para um maior número de pessoas. Fora a rapidez e segurança da compra. Vide os instrumentos de 50, 60 gibson, que estão aí até hoje. E as novas, que peguei em minhas mãos, e tive a chance de ouvir e testar, uma de 2009, e duas de 2011, são dignas de respeito.
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pit.du
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« Responder #47 : 28 de Agosto de 2012, as 22:26:57 »

Alex não precisa se desculpar, eu estava meio nervoso por problemas aqui em casa acabei escrevendo no fórum de cabeça quente, eu que peço desculpas por ter sido rude, sempre tive PET em casa mas acho pouco provável que ele possa ter derrubado a case.

Sempre usei 012, mas nunca tive problemas com isso em outras guitarras mesmo com o Headstock sendo angulado.

E em relação ao som como podem ler nos meus posts anteriores sim são excelentes, só não tive sorte com a marca quem sabe eu me arrisque novamente.

« Última modificação: 28 de Agosto de 2012, as 22:32:24 por pit.du » Registrado
Alex Frias
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« Responder #48 : 28 de Agosto de 2012, as 22:55:09 »

Esse realmente é um dado novo! Mas você usa esse calibre com afinação normal ou mais baixa? Eu uso .010 em praticamente todas as minhas guitarras com afinação normal.

E quanto a qualquer mal entendido, essa é a grande diferença daqui para FutebolCarneCerveja: a gente tenta sempre ir pelo bom senso geral!
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Adiel
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« Responder #49 : 28 de Agosto de 2012, as 22:58:47 »

O uso de cordas tão pesadas seria o bastante para isso?

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pit.du
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« Responder #50 : 28 de Agosto de 2012, as 23:02:06 »

Uso com afinação normal porem sempre mandei meu luthier, deixar elas bem reguladas para usar esse calibre, acho 010 sem timbre, minha Ibanez esta assim a 7 anos, nunca tive problemas.

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O uso de cordas tão pesadas seria o bastante para isso?



Foi exatamente assim que as duas quebraram.
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Adiel
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« Responder #51 : 28 de Agosto de 2012, as 23:06:33 »

Esse tipo de quebra parece ser recorrente nas Gibson, que não se utilizam de colagem espanhola no braço, como é o caso das Epiphone, por exemplo, e a grande maioria das guitarras com o headstock angulado.

Há até um artigo interessante a esse respeito aqui:

http://www.edroman.com/rants/les_paul_necks.htm
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pit.du
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« Responder #52 : 28 de Agosto de 2012, as 23:16:22 »

Eu sei que a Ibanez também usa colagem espanhola (scarf joint), justamente por isso.
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« Responder #53 : 28 de Agosto de 2012, as 23:20:08 »

Eu sei que a Ibanez também usa colagem espanhola (scarf joint), justamente por isso.

A não ser algumas prestige, que usam sanduíche de madeiras no braço, ao estilo dessa aí:

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felixmeirelles
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« Responder #54 : 29 de Agosto de 2012, as 00:09:54 »

Certeza que foi culpa da 0.12, as pessoas relatam problemas com o headstock mas sempre há algum impacto, principalmente de quedas de costas para o chão.

Não existe tensor naquela área, então o peso das cordas recai todo sobre aquele "joelho".

Veja a comparação entre um jogo padrão 0.09, 0.010 e 0.011 da D'Addario, se afinadas em E, afinação padrão.

A 0.009 EXL120 tem 38kg de peso sobre o headstock.

A 0.010 EXL110 tem 46,960kg de peso sobre o headstock

A 0.011 EXL115 tem 53,790kg de peso sobre o headstock

Já a 0.012 EXL145 tem 67.360 de peso sobre o headstock!!!!  

Huh?

Isso cordas padrão, vejamos as séries especiais:

0.012 PROSTEAL(Aço) EPS590 tem 65.450KG

0.012 Half Round EHR350 chega a 72.670KG

0.012 Pure Nickel EPN21 chega a incríveis  72.940KG!!!!!!!

Fonte:
http://www.daddario.com/DADProductsElectric.Page?ActiveID=1903

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Eu particularmente não colocaria nada com mais de 50KG no braço de uma Les Paul, a menos que fosse feito um trabalho prévio de reforço, no headstock inteiro e nas tarrachas.

O segredo é cada vez que aumentar o calibre em 0.001 além de 0.010 cair meio tom na afinação para manter a tensão suportável pelo headstock/tarrachas...


Pode ser a diferença entre ter "um cachorro, uma mulher ou um cara" sentado no "pescoço" da guitarra.  Azn
« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, as 02:54:15 por felixmeirelles » Registrado
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« Responder #55 : 29 de Agosto de 2012, as 08:15:03 »

Caramba!!    Huh?
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« Responder #56 : 29 de Agosto de 2012, as 10:22:15 »

O Sérgio Abreu, que é talvez o luthier de violões clássicos de maior prestígio do Brasil, durante um período (por volta de 1981, 1982) foi responsável pelos violões C7 (topo de linha) da Giannini. Ele supervisionava a montagem e ele mesmo fazia os tampos. Alguns funcionários questionaram quanto a esta emenda no braço, achando que o inteiriço era mais resistente. O Sergio pegou um braço dele e um inteiriço, botou os dois no chão - com a emenda no ar - e pisou e ambos. O inteiriço quebrou, o com emenda não...
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« Responder #57 : 29 de Agosto de 2012, as 13:18:10 »

Vou correr pro ebay comprar uma Gibson com braço quebrado no headstock então!  Smiley

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« Responder #58 : 29 de Agosto de 2012, as 14:03:25 »

Só para não cair no esquecimento...

A Ibanez recomenda o encordoamenteo 0.009 para suas guitarras com trêmolo. Nem todos os modelos possuem colagem espanhola. O da foto não !

Com relação aos encordoamentos mais pesados, vale lembrar que eles trazem muitos problemas. É muito comum os tampos de violões de aço apresentarem abaulamento.  A solução indicada é afinar um ou dois tons abaixo.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, as 14:12:50 por zekkez » Registrado
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« Responder #59 : 30 de Agosto de 2012, as 08:24:57 »

Mas a angulação nessas Ibanez é a mesma (17o, se não me engano) que a nas Gibson?

Realmente essa força exercida por calibres maiores entra como um dado importante nessa avaliação.

Nós que usamos uma afinação diferente no violão (NST) temos tido algumas desventuras para acertar o calibre de cada corda. A mais aguda fica em G, acima da E da afinação padrão tradicional. A mais grave em C, abaixo da E bordão. O violão Eagle CH-306 de um amigo simplesmente estourou a madeira do cavalete, nem descolou, quebrou o cavalete em pedacinhos...
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