Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 08:16:24


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 14   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: (esse vai dar POLEMICA) Gibson pode não ser tudo o que promete  (Lida 90852 vezes)
Diffusion
Visitante
« Responder #15 : 26 de Agosto de 2012, as 20:40:44 »

Oi,

Queria deixar minha opinião sobre o assunto, nada técnico sobre guitarra especificamente apenas o que pude perceber em alguns anos.

O fato é que qualquer empresa tanto aqui no Brasil quanto fora é movida a dinheiro, simples assim, toda empresa busca redução de custo sem "perder" a qualidade. Na empresa que trabalho e em mais umas 20 que eu conheço é fato; administradores de empresas existem e muitos nunca pisaram em um chão de fábrica para se verificar os problemas de processo quiçá foram técnicos uma vez na vida e saem dando ordem de cortar custos para fecharem metas ainda mais em grandes empresas.

Tudo que é bom é caro mas nem tudo que é caro é bom, fato !

Tudo que pode ser bom pra mim pode não ser pra você, e coisa boa custa. Eu preciso comprar uma guita em 1 ano no máx. e penso que não seria má idéia montá-la no custom shop de uma Walczak por ex. e dentro das minhas possibilidades acredito que ela não irá dever nada em relação as famosas se eu souber escolher sua composição.


Registrado
pit.du
Visitante
« Responder #16 : 26 de Agosto de 2012, as 22:14:35 »

Agora as guitarras tem de ser a prova de quedas?  Porque a Fender Monterey não é a prova de fogo ?  Cheesy
Já ví Guilds, Epis, Taylors, Jacksons, Kramers, ESPs e tantos outros instrumentos com o headstock quebrado. Fenders e congêneres inclusive.

não porem já tive 2, e as duas quebraram enquanto estavam nas cases paradas em casa.
também concordo que o som é excelente, mas dai a morrer de amores pela marca..... e que patrocinar guitarristas famosos valoriza o instrumento, mas compare o preço das Gibson com as Fender, Ibanez e etc.

tem Gibson com preço de carro.

A angulação no caso da Gibson é de 17º para sustentar melhor os acordes, não conheço um único bom luthier que não diminua essa angulação, já toquei em replicas feitas por luthier (não ching ling), e o som era excelente, em alguns casos até melhor.
Mas opiniões a parte eu não compro mais uma Gibson, prefiro encomendar uma replica, alias realmente o poder aquisitivo do Slash não era dos melhores quando ele pegou a 59 feita pelo Kris, porem estava muito bem quando adquiriu as suas outras replicas.
Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #17 : 26 de Agosto de 2012, as 23:01:58 »

Pra mim, a única coisa que leva as pessoas a visarem uma Gibson é para fazer uma "poupança", sabendo que é uma guitarra que tem valor comercial, e não é só isso, em tudo na vida, é algo inerente ao ser humano e não tem como mudar

Tipo, eu NUNCA toquei em uma Gibson original, nem sei como é, mas aposto que não é uma coisa dos deuses nem de outro mundo, aposto mais em uma PRS, só que, se você for olhar, as pessoas mistificam o que é a guitarra, e não é difícil saber o que ela quer, ela quer ser tocada com toda vontade! Daí que você pega as pessoas pelo pé: Muitas delas preocupadas demais com equipamentos e de menos com a qualidade da sua tocabilidade.

Logo, eu particularmente tenho sim vontade de ter uma Gibson, mas só pela vibe de falar " EU TENHO UMA GIBSON!"

Com o passar do tempo, acabei acreditando em uma coisa utópica: As pessoas adoram valorizar algo caro, por exemplo: As guitarras Suhr, chegaram de mansinho, com muita qualidade claro, mas com um preço absurdo, e rapidamente pegaram espaço no Mercado, contrariando o que a galera pensa, principalmente os Handmakers

E sobre a China, essa conversa vai longe.....

Registrado
zekkez
Visitante
« Responder #18 : 26 de Agosto de 2012, as 23:05:33 »

não porem já tive 2, e as duas quebraram enquanto estavam nas cases paradas em casa.
também concordo que o som é excelente, mas dai a morrer de amores pela marca..... e que patrocinar guitarristas famosos valoriza o instrumento, mas compare o preço das Gibson com as Fender, Ibanez e etc.


Quebraram paradas dentro de cases ?  Estranhamente peculiar !  Eu, por certo, verificaria a qualidade dos cases. Se eles, efetivamente, acondicionam bem as guitarras, mantendo o braço livre, estando apoiada exclusivamente pelo corpo. Cases muito justos ou flexíveis não servem, ainda que originais.

Também ficaria de olho nas condições de umidade, ação do sol, temperatura e estocagem do instrumento.  E mesmo nos acidentes não relatados provocados por terceiros.  Até porque tive um instrumento desta marca que foi derrubado dentro do case.  O case da Gator rachou, mas a guitarra não teve danos.

E acima de tudo... Cuidado com a faxineira !

Com relação aos preços de Gibson, Fender e Ibanez, cabe dizer que em nosso país os maiores responsáveis pela precificação são as importadoras. É sempre oportuno comparar o preço nos EUA para termos informações mais fidedignas. E tenho observado um sobrepreço muito maior da importadora das Fenders que nas outras marcas. Você encontra Gibsons Studio mais baratas que Fenders Americans por aqui. Novas !

tem Gibson com preço de carro.

É verdade ! Assim com Fenders, PRS e uma centena de outros modelos e marcas. Mas eles também tem modelos que concorrem com Fenders Mexicanas e Americanas, que são guitarras relativamente econômicas.

A angulação no caso da Gibson é de 17º para sustentar melhor os acordes, não conheço um único bom luthier que não diminua essa angulação, já toquei em replicas feitas por luthier (não ching ling), e o som era excelente, em alguns casos até melhor.
Mas opiniões a parte eu não compro mais uma Gibson, prefiro encomendar uma replica, alias realmente o poder aquisitivo do Slash não era dos melhores quando ele pegou a 59 feita pelo Kris, porem estava muito bem quando adquiriu as suas outras replicas.


Muita coisa é mantida assim até pela paixão dos guitarristas pelas coisas Vintage.  Quer exemplo maior que as Fenders Strato com a ponte com pitch de 11,3  mm.  As cordas "E" ficam na beirada da escala, perigosamente.  Que tal os braços com radiano 7 e 1/4 que travam os "bends" ?  Ou então as cordas que não passam centradas sobre os polos dos captadores ? A julgar pelas modificações promovidas pelo Yngwie Malmsteen nas stratos dele, a fixação dos braços das stratos com parafusos de madeira é deficiente. Ele exige inserts de latão no braço e fixa o braço com parafusos com rosca de máquina.
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 687

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 282



« Responder #19 : 26 de Agosto de 2012, as 23:36:42 »

tem Gibson com preço de carro

Você já viu o preço de uma Ibanez Jem 20th ou de uma Ibanez JS Crystal ?
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #20 : 27 de Agosto de 2012, as 00:19:24 »

Não adianta, qualquer guitarra tem seu ponto fraco, os artistas que consagraram marcas ou as marcas que consagraram muitos artistas... nem sempre são as melhores, e nunca será, pois como já foi dito a guitarra não toca por si só.

O que acontece é que esses caras consegue extrair com sons perfeição dessas guitarras, muitos até não tocam muito mas acabam formando uma parceria musico e instrumento, que dá certo.

O que ocorre é justamente o que foi citado aqui... o marketing pega este conjunto e quer te vender o instrumento... mas você não é nenhum desses e caras... e o que acontece, você não vai tirar o  som que você quer nunca.

A marca é um referencial, porém a melhor coisa a fazer é como aquela cena no filme do Harry Potter, na loja de varas, "a vara que escolhe o bruxo".  No nosso caso vá a uma loja de instrumentos e teste várias guitarras... aquela que tiver a melhor tocabilidade e o som que agrade seus ouvidos esta é a ideal.

Aspectos construtivos deve ser levado em conta, mas acho que marca de instrumento, principalmente dos construídos em madeira, é relativo o que deve ser lembrado é as marcas tida como top usa-se componentes bons como pontes, captadores, tarraxas... e isto sim pode ser ter um controle rígido... mas para madeira a tiragem é mais importante, tive um amigo que comprou uma guitarra samick e a mesma tinha um som ótimo... mesmo sendo uma guitarra de iniciante... um amigo comprou uma igual e já não tinha o mesmo timbre.

Pode ter certeza que existem muitas guitarras boa no mercado porum preço acessível... muitas das vezes o precisa ser feito é dar uma pequena customizada para ela chegar aos eixos!

Abraço!
Registrado
JoaoVarios
Visitante
« Responder #21 : 27 de Agosto de 2012, as 00:39:32 »

Acho que o que o Lamer  disse encerra o tópico...
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #22 : 27 de Agosto de 2012, as 00:41:39 »

Engraçado esse tópico, mais interessante para a seção de humor.  Cheesy
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
fallout
Visitante
« Responder #23 : 27 de Agosto de 2012, as 00:52:03 »

Engraçado esse tópico, mais interessante para a seção de humor.  Cheesy
"Vara" nem uma me escolhe não rapa!!! Cheesy
Registrado
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #24 : 27 de Agosto de 2012, as 07:22:32 »

Engraçado esse tópico, mais interessante para a seção de humor.  Cheesy

Falou POUCO.... mas falou BONIIIIITO. Assino embaixo. Grin
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #25 : 27 de Agosto de 2012, as 09:36:45 »

Tópico típico do FCC  Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
mganzer
Visitante
« Responder #26 : 27 de Agosto de 2012, as 12:09:04 »

Só posso dizer o seguinte: Alguém viu aquela porcaria daquela firebird x?
A Gibson SABE que os recursos vão acabar em algum momento.
É fato já conhecido o problema da falta de mogno de qualidade. Vejam bem: quem aí consegue uma peça de mogno fácil hoje em dia? É preciso lembrar que o back e o braço das LP são de mogno. A lp em sí tem essa coisa de que o som da mistura do mogno e do top de maple com rosewood na escala. Tirando algumas peças classicas de flying v e explorer de Korina e poplar, SG's, firebirds sempre foram mogno no corpo e no braço.
A fender por sua vez adotou diferentes madeiras em sua composição o que garante uma certa flexibilidade de fontes.

A porcaria da firebird x é a visão de futuro da gibson: guitarra processada. O futuro é um bloco que alguma coisa qualquer (claro com um belo veneer pra parecer madeira) com cordas e captadores ativos.
Óbviamente todas as estratégias de marketing da Gibson são direcionadas ao lucro máximo possível enquanto ainda existe madeira. O preço nunca vai descer.
Acho que vou construir uma les paul para que meus netos possam saber como eram as guitarras quando ainda existia madeira.
E realmente, parece mais um tópico de análise de mercado e precificação do que de lutheria.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2012, as 12:19:22 por mganzer » Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #27 : 27 de Agosto de 2012, as 13:51:57 »

Tem Gibson com preço de carro assim como tem Giannini com preço de Fender e por aí vai, tem muito mito nisso e muito marketing, afinal, 90% dos músicos querem ter o escrito Fender ou Gibson em suas guitarras, quando me perguntam que guitarra tenho e falo que é 02 Giannini antigas, o pessoal faz cara feia e muda de assunto, sem nem sequer ver e o principal, tocar com elas.

Mas é isso aí, como eu nunca comprarei uma Gibson muito menos uma Fender por falta de grana, num to nem aí para o que elas estão fazendo, quando compro instrumento eu sento e testo 1 a 1, sem nem ver a marca, o que me agrada eu compro. E também não tenho nada de "marca", e todos os guitarristas que conheço, quando pegam minha guitarra e ligam em meu ampli sem ser famoso, e o gabinete feito por mim, adoram o som.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #28 : 27 de Agosto de 2012, as 14:15:52 »

FCC Huh?

Futebol + carne + cerveja = churrasco!

Seria algo assim? Roqueiro
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
JoaoVarios
Visitante
« Responder #29 : 27 de Agosto de 2012, as 14:46:55 »

Concordo com o Diego FCS

Aliás, é muito mais prazeroso você tocar com algo feito ou costumizado por você do que num produto de marca.

Eu só tenho 3 pedais. Um é Boss, os outros 2 foram montados por mim, em latas de sardinha, e são esses que chamam a atenção.

Um amigo tem uma réplica de um Marshall, e chama muuuuito mais atenção do que se fosse um Marshall original.
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 14   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal