Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 06:42:57

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Aproveitando transformadores velhos - Como fazer seu captador de forma simples para um "C  (Lida 13871 vezes)
zedoidiao
Visitante
« : 22 de Agosto de 2012, as 23:27:22 »

Fala galera!

Tava na maior larica pra fazer uma guitarra do tipo "cigar box guitar" e encontrei um tuto(não achei mais =\ ) mostrando como reaproveitar transformadores antigos de fonte, ou telefone, ou motores desses de brinquedos, maquinas de barbear... para se fazer um captador, realmente bem simples:

Desmonte seu transformador(não destrua)
Nele terá dois terminais o começo do fio, e o final, solde dois fios nesses terminais.
Solde a outra ponta desses fios direto nos terminais do jack, um será o fio "terra" e o outro será o contato da "ponta" do jack de entrada. Se preferir ligue em um pot de volume, ou procure esquemas de captadores para improvisar =)

Ainda está em desenvolvimento, falta aprender a posicionar os imãs, no caso, o imâ que eu to usando é o que veio no motor(maquina de lavar)
Visitante
« Responder #1 : 29 de Setembro de 2012, as 12:11:24 »

Aproveitando que esta no topico de luthieria (desculpa disvirtuar um pouco), eu queria saber se tem algum problema em fazer o corpo da Guitar Cigar box em compensado, por que nao estou achando caixa de charutos.
Agradeço desde ja  Legal!, Abraços.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311

"Fui eu que fiz"

« Responder #2 : 29 de Setembro de 2012, as 14:44:25 »

Vou aproveitar e fazer uma pergunta no campo da especulação.  Daria para usar aqueles imãs de neodímio encontrado no interior de hd's para fazer um captador, para usar numa cigar box?
pit.du
Visitante
« Responder #3 : 30 de Setembro de 2012, as 00:24:46 »

Metallover de uma olhada nesse link http://www.juggling.org/help/circus-arts/cigar-boxes.html
Colaborador

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161

Electronic Mess

« Responder #4 : 30 de Setembro de 2012, as 12:31:57 »

Alfredo Padrao
É claro que podem ser usados, e o resultado é muito bom Legal!
mas é interessante usar muito fio de cobre esmaltado para fazer a bobina. Quanto mais fio, mais ganho terá seu cap.
Uma dica é comprar o fio esmaltado. Eu sei que o tópico é sobre fazer captadores com materiais sucateados, mas é bem barato. Comprei 200 gramas de fio de cobre (Já improvisei dois captadores para meu "violão"(entre aspas pois não sei se ainda é um violão) e ainda não acabou!).
Fica a dica!
"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Metallover
Visitante
« Responder #5 : 30 de Setembro de 2012, as 16:54:08 »

Pit.Du
Obrigado  Legal!
Handmaker

Obrigado

"Fui eu que fiz"

« Responder #6 : 30 de Setembro de 2012, as 19:15:39 »

Alfredo Padrao
É claro que podem ser usados, e o resultado é muito bom Legal!
mas é interessante usar muito fio de cobre esmaltado para fazer a bobina. Quanto mais fio, mais ganho terá seu cap.
Uma dica é comprar o fio esmaltado. Eu sei que o tópico é sobre fazer captadores com materiais sucateados, mas é bem barato. Comprei 200 gramas de fio de cobre (Já improvisei dois captadores para meu "violão"(entre aspas pois não sei se ainda é um violão) e ainda não acabou!).
Fica a dica!

darkislanio,

Obrigado pela resposta.  Se puder fale um pouco mais sobre o assunto!
darkislanio
Colaborador

Obrigado

Electronic Mess

« Responder #7 : 01 de Outubro de 2012, as 09:00:25 »

Uma forma prática e eficiente de fazer seu captador é utilizando parafusos como polos da bobina e na parte de baixo colocar os ímãs. Também é possível utilizar aqueles ímãs quadradinhos que existem nos lasers de drives de cd, dvd, ou dvd players comuns. Em cada um deles há dois, portanto você precisará de 3 deles para um cap de 6 cordas. Como o plano é um captador para uma cigar box guitar, você precisará de apenas dois lasers(4 ímãs). Esses podem ser facilmente colocados na parte superior. Posso fazer um captador durante o próximo fim de semana e postar as fotos aqui.
Valeu.
"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Alfredo Padrao
Handmaker

Obrigado

"Fui eu que fiz"

« Responder #8 : 01 de Outubro de 2012, as 14:20:45 »

A minha intenção é exatamente esta de fazer usando os imãs presente em unidade ótica de cd's.  Se puder fazer e postar fotos, vai ajudar bastante, desde já agradeço antecipadamente.

Abraços,
Alfredo
Lamer
Handmaker

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105

« Responder #9 : 01 de Outubro de 2012, as 16:58:41 »

Pessoal acho que seria bom trabalhar com outras possibilidades e não restringir o processo criativo apenas para "Cigar Box", pois acho que fazer é captador DIY seria a intenção depois a aplicação fica a critério de cada um.

Quanto ao imãs de unidade ótica vou ver se arrumo, quero aprender um pouco sobre o funcionamento de captadores.

Abraço!
Visitante
« Responder #10 : 01 de Outubro de 2012, as 19:44:17 »

Lamer aqui um ponto de partida para o assunto que é bem complexo, envolve muitas variáveis (só para variar Grin), aconselho a procurar por artigos acadêmicos, e procurar por suas referencias.

http://www.till.com/articles/PickupResponse/index.html
http://www.4shared.com/office/p-LGA2xh/Electric_Guitar_Pickup_Measure.html?
http://puhep1.princeton.edu/~mcdonald/examples/EM/horton_ajp_77_148_09.pdf
« Última modificação: 01 de Outubro de 2012, as 19:47:27 por pit.du » Registrado
darkislanio
Colaborador

Obrigado

Electronic Mess

« Responder #11 : 01 de Outubro de 2012, as 22:14:19 »

Daria um ótimo artigo sobre pickups handmade. Guitarrista

-----
Só esclarecendo um pouco sobre o funcionamento de captadores.

Captadores são dispositivos que transformam ondas mecânicas (provenientes da vibração das cordas) em uma corrente elétrica variável. Para isso, é preciso que algo origine a corrente elétrica a partir das vibrações mecânicas. No caso de captadores magnéticos é válido o princípio da indução eletromagnética, ou lei de Faraday. Ela diz, de forma resumida, que ao variarmos um campo magnético perto de um fio, será nele criada uma corrente elétrica. E é aí que está o funcionamento dos captadores. A chave é variar o campo magnético nas proximidades de uma bobina.

O ímã posicionado próximo à corda (que tem que ser feita de material ferromagnético, como o aço) acaba por magnetizar a região da corda próxima a ele, tornando-o temporariamente um ímã. Quando a corda vibra, há a variação de um campo magnético que induz um campo elétrico que por sua vez cria um deslocamento de elétrons no fio, que é a própria corrente elétrica Batendo Cabeça. Em outras palavras, essa porcaria toda cria um pulso elétrico variável que é o próprio som do instrumento.
spero que isso ajude um pouco!
« Última modificação: 01 de Outubro de 2012, as 23:01:51 por darkislanio » Registrado

Alfredo Padrao
Handmaker

Obrigado

"Fui eu que fiz"

« Responder #12 : 03 de Outubro de 2012, as 14:13:11 »

Pessoal acho que seria bom trabalhar com outras possibilidades e não restringir o processo criativo apenas para "Cigar Box", pois acho que fazer é captador DIY seria a intenção depois a aplicação fica a critério de cada um.

Quanto ao imãs de unidade ótica vou ver se arrumo, quero aprender um pouco sobre o funcionamento de captadores.

Abraço!

Legal Lamer; quero que não entenda como crítica o que vou falar, mas há outros tópicos específicos de construção tanto dos captadores, bem como a bobinadeira para fazer os próprios captadores.

O que eu acho interessante no tópico de como fazer com materiais reaproveitados, ou mesmo nas "cigar box", é o fato de se fazer com o que se têm a mão.  Achei muito interessante a história de como alguns "músicos" antigos, disprovidos de qualquer meios financeiros usavam da criatividade para criar seus intrumentos, muitas das vêzes com materiais descartados, como eram inicialmente as caixas de charutos, que parece eram discartados nos "saloons" onde os caras davam um jeito de fazer um instrumento para tocar e ganhar uma graninha.

Vou colocar aqui uma foto de um exemplo de misto de "necessidade com criatividade e cultura".  Necessidade, por precisar do instrumento e não ter os meios financeiros; criatividade pelo fato de que já que precisa, então vou fazer, e cultura pelo fato de que ainda é usado até hoje em Mato Grosso, nas festas regionais de "Cururú" e "Siriri"

Viola de Côcho

A minha intenção é fazer algo com o que tenho a mão.

Abraços,
Alfredo
« Última modificação: 03 de Outubro de 2012, as 22:06:22 por Alfredo Padrao » Registrado

Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #13 : 03 de Outubro de 2012, as 21:23:29 »

Isso lembra uma viola de côcho, não?
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Alfredo Padrao
Handmaker

Obrigado

"Fui eu que fiz"

« Responder #14 : 03 de Outubro de 2012, as 22:03:13 »

Isto mesmo Alex, engraçado que coloquei legenda na foto, e só agora que você perguntou, é que vi que não saiu, vou colocar texto em baixo da foto.

A história é que nestas violas no início, as cordas eram feitas com tiras de couro de carneiro, depois foram mesclando com linha de nylon, de espessura diferentes.
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: