Patines, talvez você já saiba mas transistores de germânio são sensíveis a fatores externos principalmente a temperatura. Com um pedal destes você terá uma gama de timbres que está um pouco fora do seu controle. Isto não chega a ser um defeito, é só uma característica a mais deste tipo de circuito.
Sim já sei. Mas transistores de silício tem comportamento similar ao germanio em relação a temperatura, com o porém que o ICE0 que é bem menor que o de germânio. Também podem dar "uma gama de timbres que está um pouco fora do seu controle" como seu avô o transistor de germânio. A meu ver, o transistor de germânio tem a vantagem de ter um VBe menor, isso facilita a polarização, se o circuito é devidamente pensado.
Isto não chega a ser um defeito, é só uma característica a mais deste tipo de circuito.
"uma gama de timbres que está um pouco fora do seu controle" não é defeito, mas o efeito gate, que some com o som, conforme decai o volume é causado pelo não equilíbrio da tensão de polarização dos transistores isso é um defeito. A estabilização da tensão de polarização (com a temperatura) pode exterminar este defeito.
Se a tensão de polarização esta duma maneira num dia e no outro dia está diferente, os harmônicos produzidos ao saturar são diferentes nos dois dias: pronto o guitarrista só consegue o mesmo som por sorte. Isso também é defeito.
bem, realmente as pessoas acham que seja defeito, pois do contrário, montariam o circuito e não tentariam regular nada, iriam tocar.
Historicamente os transistores de Ge só foram usados nos fuzz's por que o fornecedor se localizava próximo à fábrica da Dallas Arbiter (Curiosidade). Quem sabe a ideia era usar um transistor de silício?
Eu acho mesmo que nem se pensou muito que tipo de transistor usar. Só o projetista conseguiu o que queria num dia, achou legal e nem esperou pra ver o que acontecia no outro! Pos pra vender seu circuito.
Boa sorte!
Obrigado, se eu conseguir melhorar a coisa, o pessoal aqui ficará sabendo. Tenha sorte também!
Abraços, T+