Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 04:23:55

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Rat e McTube apitando!  (Lida 3422 vezes)
Fusion
Colaborador

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50

« : 10 de Agosto de 2012, as 22:29:12 »

Bem galera, finalmente terminei o meu projeto, mas isso não quer dizer que irei parar de perturbar voces  Afro. Para resumir, coloquei um Rat, um McTube e um Sonic Stomp Maximizer tudo junto como um "rack", usando o projeto de relê bypass aqui do forum para ligar e desligar os efeitos tanto no painel quanto no footswitch. O nível de ruído é bem baixo e muito aceitável, confesso que fiquei impressionado com isso! Agora está ocorrendo um problema que, quando os projetos estavam em pedais separados, não ocorria.

No momento que eu aumento a distoção do RAT ele começa a apitar, mesmo deixando os outros efeitos desligados. Depois dos 70% aparece um apito chato. O mesmo ocorre com o McTube, mas aí os valores do gain podem estar mais altos (80% em diante). Esse apito é amenizado se eu "mato" os agudos no tone dos pedais.

Em relação ao Rele Bypass, ele apresentava um HUM enorme quando acionado, mas depois que eu aterrei o GND dele na carcaça sumiu completamente.

Sim, eu sei que estou usando pedais de alto ganho em série e isso por sí só já poderia gerar esse apito.

Andei pesquisando aqui no forum e lí que esse problema pode decorrer de soldas mal feitas, de um gnd loop ou de aterrar diretamente o jack do line in na carcaça (é o que eu estou fazendo!).

Lí tambem que se pode tentar colocar um capacitor de 10nF entre o GND e a carcaça do rack.

Alguém sabe o que pode ser?

Agradeço desde já a ajuda de todos!
« Última modificação: 10 de Agosto de 2012, as 22:34:46 por nssa » Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Adiel
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #1 : 10 de Agosto de 2012, as 22:42:56 »

Separe os fios de entrada e saída de cada pedal.  Pode estar havendo passagem de sinal por indução, se estiverem próximos um do outro.
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #2 : 10 de Agosto de 2012, as 22:59:11 »

Os efeitos estão em serie?
Mostra a ligação que você fez... fica mais facil de dar palpite, mas comece pela dica do Adiel...
I don't want to die young...
I want to diode!
Fusion
Colaborador

Obrigado

« Responder #3 : 10 de Agosto de 2012, as 23:28:39 »

Separe os fios de entrada e saída de cada pedal.  Pode estar havendo passagem de sinal por indução, se estiverem próximos um do outro.

Hmm, vou fazer isso. Usar cabos blindados para fazer as ligações in e out ajudaria em alguma coisa? Eles caminham juntos paralelos uns aos outros, até chegar no rele bypass. vou tentar deixar eles mais separados um do outro.

Citação de: kem
Os efeitos estão em serie?
Mostra a ligação que você fez... fica mais facil de dar palpite, mas comece pela dica do Adiel...

Sim, estão em série, com o Rat dando uma empurrada no Mctube. Eu sempre uso o Rat com bastante volume e pouca distorção, e o McTube com bastante Gain e o volume varia. O Maximizer nao está no chaveamento por rele bypas, o chaveamento dele está por uma chave DPDT.

Guitar in -> Rele bypass -> Rat -> Rele Bypass -> McTube -> Chave DPDT -> Maximizer -> Saída par ao Amp

Essa ligação que voce queria?

Sigo debugando o pedal!
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #4 : 10 de Agosto de 2012, as 23:38:50 »

Mais ou menos isso... fica mais facil vendo um layout (uma imagem vale por mil palavras Smiley ), mas ja deu pra perceber que tem fio pacas ai...
Sim, tente fios blindados. Piorar não vai com certeza. E tente organiza-los.
Mas era nesse McTube ai que você queria mais ganho?!? Se for, nem pense... os apitos só vão aumentar.
I don't want to die young...
I want to diode!
Fusion
Colaborador

Obrigado

« Responder #5 : 10 de Agosto de 2012, as 23:52:17 »

Mais ou menos isso... fica mais facil vendo um layout (uma imagem vale por mil palavras Smiley ), mas ja deu pra perceber que tem fio pacas ai...
Sim, tente fios blindados. Piorar não vai com certeza. E tente organiza-los.
Mas era nesse McTube ai que você queria mais ganho?!? Se for, nem pense... os apitos só vão aumentar.

Hahaha, não é pra esse não! Era pra um projeto futuro! e, sim, tem MUITOS FIOS (com letras maiúsculas) passando de um lado para o outro. Mas pelo menos estão bem organizados. Tem um feixe principal preso com aquelas "presilhas brancas". O problema, que por ventura descobri agora, é que estão todos bem próximos um do outro  Cheesy.

Adiel
DIY Freak

Obrigado

« Responder #6 : 11 de Agosto de 2012, as 00:07:11 »

...o que é garantia de realimentação violenta em circuitos de alto ganho.   Guitarrista
Fusion
Colaborador

Obrigado

« Responder #7 : 13 de Agosto de 2012, as 21:46:19 »

Uhuuu! Deu certo galera!

Usei fios com blindagem e separeis os fio, o apito sumiu por completo! Usei os 2 pedais em série, com a dist no TALO e nada de apito!

Valeu galera!!! Muito obrigado mesmo!  Bravo
Adiel
DIY Freak

Obrigado

« Responder #8 : 13 de Agosto de 2012, as 22:25:46 »

Legal!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir