O
zedoidiao já instalou o roller nut, mas talvez as imagens que eu fiz abaixo ajudem alguém mais na empreitada,
ou quem sabe ajudem ele mesmo se precisar ajustar a instalação.
Sabendo a medida "A" do roller nut ilustrada abaixo, dá pra se saber o quanto tem que se retirar da madeira na direção da escala.
Medir a medida "B" ilustrada (apoio da corda ao fundo da pestana), e a medida C (apoio da corda no roller ao fundo).
Se "C" for menor do que "B", será preciso um pequeno calço abaixo do sistema de roller.
Se "B" for menor do que "C", será preciso tirar um pouco de madeira na profundidade.
Em seguida, antes de fixar o roller definitivamente, eu o apoiaria no lugar e instalaria duas ou três das cordas antigas mesmo, e experimentaria a afinação e a ação de cordas, partiria para os ajustes se fosse necessário e só depois disto é que eu abriria os furos e aparafusaria o Roller nut no lugar.
Pra saber se a afinação está boa (ou se será preciso deslocar longitudinalmente o roler nut em relação à escala), afine a corda normalmente em MI.
Aperte o primeiro traste e veja se "marca" FÁ pelo afinador, e também confira as outras notas em seus respectivos trastes.
-Estando a corda perfeitamente em MI, se a afinação nas outras casas ficar acima das notas, será preciso trazer o nut mais pra perto da escala.
-Estando a corda perfeitamente em MI, se a afinação nas outras casas ficar abaixo das notas, será preciso afastar o nut da escala em direção ao headstock.
Estes deslocamentos descritos são mínimos, sempre em ordens menores do que um milímetro.
Perdoem-me a falta de termos mais técnicos, sou apenas um curioso e entusiasta que já "fabricou" umas cinco guitarras na tentativa e erro, e fez alterações numas 8. A primeira das guitarras que eu comprei usada ha 15 anos atrás pelo que eu me lembro, tinha uma cagadinha feia justamente nesta região do nut, acertei o problema usando a lógica (e tentativa e erro). Sempre gostei de comprar instumentos baratos, dos quais eu não tenha dó nenhum de meter a mão na massa.
Por fim, se tratando de escavar a madeira num braço, aos meus olhos de curioso, menos é SEMPRE mais, tire menos do que voce julga necessário, instale tudo, teste, se ficar ruim, desmonte e ajuste tirando um pouco mais, monte e teste de volta, e assim sucessivamente. Paciência é fundamental.
Aquele abraço, e espero ter sido útil de alguma coisa.
Aos admins, se tiver algum desrespeito às regras, sintam-se livres pra deletar minha postagem, e aos luthier de verdade, caso tenham alguma correção a fazer, serei o primeiro a ficar feliz em aprender com os mestres.