Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Novembro de 2024, as 13:40:17

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda na instalação de um rollernut(tipo Dolphin com 3 cilindros)  (Lida 10329 vezes)
zedoidiao
Visitante
« : 09 de Agosto de 2012, as 22:00:07 »

Olá Galera, gostaria que v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) me ajudassem na instalação desse nut, não sei se devo cavar um pouco da escala ou antes da cavidade, sendo que este nute é mais largo que o de plastico =)

Braço:

nut:
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #1 : 09 de Agosto de 2012, as 22:41:55 »

Muita calma nessa hora, pois você estará ajustando a afinação do "traste zero virtual". Não sei exatamente como é a instalação desse roller nut que você tem. O da Fender necessita de que se retire um pouco da madeira da escala para ser instalado corretamente e ter a mesma posição relativa ao nut original.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
pit.du
Visitante
« Responder #2 : 10 de Agosto de 2012, as 00:02:26 »

Melhor conselho que te dou LUTHIER, você vai mexer na madeira se retirar de mais ou do lado errado vai perder a escala.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226

« Responder #3 : 10 de Agosto de 2012, as 00:35:44 »

Tambem aconselho procurar um luthier.
Algo errado pode ser irreversivel.
zedoidiao
Visitante
« Responder #4 : 10 de Agosto de 2012, as 01:52:53 »

coloquei ele de boa, só preciso colocar a ponte pra ver se a altura ficou boa! Valeu galera!
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8

« Responder #5 : 10 de Agosto de 2012, as 07:01:40 »

o correto é alinhar as roldanas bem no centro de onde era o nut original, pra isso tem que tirar madeira dos 2 lados
Visitante
« Responder #6 : 10 de Agosto de 2012, as 10:09:46 »

Cara se você não afinou como sabe se foi "de boa", se o problema esta justamente na escala temperada que pode ser danificada.
Visitante
« Responder #7 : 10 de Agosto de 2012, as 11:01:20 »

Se tirar demais só vai ficar feio, se ficar baixo faz um calço, creio que não vale a pena levar ao luthier guitarras de menos de R$1.5K quando usadas. O gasto final fica maior que o preço de uma guitarra top.

Se levar o cara vai querer trocar esses trastes ai que estão todos desgastados, no final você vai perder uns R$200 que já deve ser no máximo 1/2 do valor da guitarra atual.

Por isso eu faço eu mesmo...

Cheesy
« Última modificação: 10 de Agosto de 2012, as 11:02:51 por felixmeirelles » Registrado
pit.du
Visitante
« Responder #8 : 10 de Agosto de 2012, as 12:02:16 »

Se tirar demais só vai ficar feio, se ficar baixo faz um calço, creio que não vale a pena levar ao luthier guitarras de menos de R$1.5K quando usadas. O gasto final fica maior que o preço de uma guitarra top.

Se levar o cara vai querer trocar esses trastes ai que estão todos desgastados, no final você vai perder uns R$200 que já deve ser no máximo 1/2 do valor da guitarra atual.

Cheesy

Errado se tirar demais você altera o comprimento da escala e ai começão os problemas, pois a posição de cada tom é determinada pelo comprimento entre o nut e a ponte, pode parecer simples apenas trocar um nut por um rollernut porem se não sabe o que esta fazendo você pode perder a escala e até mesmo o braço, imagina tocar totalmente desafinado com a escala fora do tempero. 
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #9 : 10 de Agosto de 2012, as 12:12:30 »

Só as notas soltas ficarão desafinadas em relação ao resto da escala... O que já é um desastre e tanto.

Entenda uma coisa: o comprimento da corda solta tem a ver com os pontos onde ela se apóia, na ponte e no nut. Mas os pontos são bem exatos, onde ela pára de vibrar! A escala temperada já é um tristeza com a qual nós mortais, que gostamos de música modulante e instrumentos com notas fixas, temos que conviver. Se ainda for fazer a coisa no olhômetro como ferramenta de medição e usando chutômetro como conhecimento vai ficar com uma guitarra sem afinação possível! Embarrassed

Santo Buzz Feiten, Batman! Metaleiro
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
pit.du
Visitante
« Responder #10 : 10 de Agosto de 2012, as 12:25:44 »

É como estamos de falando vai em luthier por mais que ele queira fazer outras coisas na guitarra, você é o fregues sem seu consentimento ele não mexera em mais nada alem do nut.

Agora se quiser arriscar fique a vontade você já esta ciente dos risco te desejarei sorte.
Visitante
« Responder #11 : 10 de Agosto de 2012, as 12:39:56 »

Cheesy

Errado se tirar demais você altera o comprimento da escala e ai começão os problemas, pois a posição de cada tom é determinada pelo comprimento entre o nut e a ponte, pode parecer simples apenas trocar um nut por um rollernut porem se não sabe o que esta fazendo você pode perder a escala e até mesmo o braço, imagina tocar totalmente desafinado com a escala fora do tempero.  

Errado? Eu disse no sentido de comer a escala, se eu quiser escavar minha escala toda eu posso sem prejudicar a afinação, só vai ficar feia escalopada só na primeira casa, acho que qualquer pessoa saberia colocar o nut com os contatos na posição certa, e se não ficar na primeira só ir acertando.

Digo mais, um tensor mal regulado causa mais desafinação que qualquer nut mal colocado.
O Nut desafina a corda solta, enquanto um tensor pode desafinar a escala toda.

Então toda vez que ele trocar o calibre das cordas ele vai ter que ir em um luthier fazer balanceamento.

Se ele tem que aprender a fazer que aprenda com uma guitarra barata como parece ser o caso dele, não faz sentido ele gastar metade do valor da guitarra dele com uma troca de nut. Sem trocar os trastes e balancear tensor.

Tutorial:
http://www.youtube.com/watch?v=9A2LTMfSAjk&feature=relmfu
« Última modificação: 10 de Agosto de 2012, as 12:56:15 por felixmeirelles » Registrado
pit.du
Visitante
« Responder #12 : 10 de Agosto de 2012, as 12:52:50 »

concordo com você que se for para aprender que seja em um instrumento barato, porem se for o único instrumento dele ai a coisa muda de situação.
Visitante
« Responder #13 : 10 de Agosto de 2012, as 12:55:34 »

Na pior das hipóteses ele remove o nut e toca tudo em sustenido.

Legal!
Handmaker

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142

« Responder #14 : 10 de Agosto de 2012, as 13:01:50 »

Pelo oque conheço de escalas, acho que a instalação deve ser precisa para menter afinação ok.
O correto seria usar algum instrumento de medição para poder gabaritar a posição de toque das cordas no nut e depois com isso acertar a instalação do roller nut. Não é tão complicado, porem requer as feramentas adequadas e muita atenção.Tambem indico um luthier para não correr riscos.
Em busca do drive perfeito!!!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: