Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Novembro de 2024, as 04:38:01

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Duvidas sobre o AX84  (Lida 9344 vezes)
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #15 : 09 de Agosto de 2012, as 10:23:55 »

Como normalmente elas acabam ficando em contato com o painel, eu prefiro dexá-las apenas assim, pois sem cortar esse contato imaginava que estaria possibilitando um loop de terra usando um fio soldado das carcaças até o ponto comum de terra.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #16 : 09 de Agosto de 2012, as 10:47:27 »

Vocês se referem ao terra que está ligado a um terminal do potenciômetro ou ao aterramento da carcaça do mesmo?

É aterramento de carcaça mesmo!

Eduardo, você liga individualmente cada potenciometro ao ponto de aterramento?

É que eu acho mais fácil soldar o fio antes de instalar o potenciômetro. Prendo na morsa e soldo com um pequeno massarico (na verdade é um acendedor de charutos). Depois de instalado, junto os fios e levo até o terra.

No caso do potenciômetro ter um terminal aterrado, então não precisa de dois fios. Só ligo a carcaça naquele terminal e continuo o processo de montagem como um ser humano normal.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #17 : 09 de Agosto de 2012, as 11:06:34 »

...e continuo o processo de montagem como um ser humano normal...
Isso vindo de um Marciano é peculiar...  Cheesy

Eu não tenho tantas montagens quanto você, mas achei facil soldar um fio de cobre rigido ligando todos os pots e no pot mais proximo do terra eu soldo um fio e levo ao terra.
Mas quando eu encosto em todos os pots e nenhum faz ruido, eu deixo sem...
I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #18 : 09 de Agosto de 2012, as 11:19:49 »

Alexeu soldo um fio de cobre só pegando em todas as carcaças dos potenciômetros. Também sempre tive essa dúvida de estar causando um loop de terra fazendo isso.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
gfr
Colaborador

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86

« Responder #19 : 09 de Agosto de 2012, as 12:41:24 »

Eu não costumo aterrar a carcaça com fio, mas procuro sempre usar uma arruela dentada pra melhorar o contato.
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #20 : 09 de Agosto de 2012, as 13:31:51 »

... mas achei facil soldar um fio de cobre rigido ligando todos os pots e no pot mais proximo do terra eu soldo um fio e levo ao terra.

O dia que você precisar trocar um desses potenciômetros, vai chingar a mãe do fio rigido e mais três gerações!  Cheesy (falo com conhecimento de causa  Sad)
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
rockstar
Visitante
« Responder #21 : 10 de Agosto de 2012, as 14:37:28 »

Ok!

Mas qual é a ideia de retificar o sinal com um diodo antes do led? A queda de voltagem de um diodo é bem baixa, certo? Da ordem de 0.7V. Depois que fiquei pensando na dica: se a voltagem aplicada no diodo não for acima do especificado pelo led, não há riscos de queimá-lo.
Como seria para acoplá-los?

Abraços!
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #22 : 10 de Agosto de 2012, as 15:23:00 »

Ok!

Mas qual é a ideia de retificar o sinal com um diodo antes do led? A queda de voltagem de um diodo é bem baixa, certo? Da ordem de 0.7V. Depois que fiquei pensando na dica: se a voltagem aplicada no diodo não for acima do especificado pelo led, não há riscos de queimá-lo.
Como seria para acoplá-los?

Abraços!

Um led é um diodo (light emitting diode) e em tese ele não precisaria de outro diodo pra "retificar" o sinal AC de 6,3V, pois ele somente conduziria durante meio ciclo do sinal (e com o resistor limitador de corrente). Acontece que um led resiste a uma tensão reversa de alguns volts (+- 5V) e isso seria ultrapassado pelo ciclo negativo, por isso é bom colocar um diodo em série com tensão reversa maior (de 50v ou 100V, mas um 1N4148 já resolve) pra evitar o dano ao led.

Pra ligar seria assim:
6,3Vac ----!>!-----www------!>!------6,3Vac (outro fio)
                led      resistor     diodo

Mas já liguei apenas o led (azul, branco e vermelho) e o resistor (2k2) sem o diodo em 6,3Vac e nunca queimou.   
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
rockstar
Visitante
« Responder #23 : 13 de Agosto de 2012, as 17:54:09 »

Entendi o diodo do led! Agradeço!

E eu posso substituir uma SPST por uma chave de 4 terminais e 2 posições, certo? E mais uma coisa: essas DPDT diferem entre 2,00 e 12,00 reais pois as primeiras são de plástico?

E uma última dúvida: é necessário aterrar a blindagem das válvulas de pré? E realmente faz diferença seu uso, ou é apenas para caso não tenha sido bem feito as ligações, uma prevenção?

Abraços!
  Imprimir  

Ir para: