Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Novembro de 2024, as 06:48:17

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Duvidas sobre o AX84  (Lida 9356 vezes)
rockstar
Visitante
« : 06 de Agosto de 2012, as 00:10:44 »

Olá, pessoal!

Esta é minha primeira postagem. Embora esteja há um tempo pesquisando sobre os amps valvulados decidi escrever essa mensagem pois estou montando um AX84 P1, e estou com uns probleminhas que talvez v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) me saibam clarear.

-O primeiro deles é com respeito à lâmpada: eu não acho "olho de boi" com tensão menor do que 12V. E essa lâmpada deve operar em 6.8V de filamento nesse amp. Como sugerido por v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) e inclusive pelo vendedor da loja, têm-se a opção de se usar led, devidamente acompanhada por um resistor em série. Qual é a consideração que devo levar em conta com respeito à escolha do valor do resistor? Poderia-se utilizar uma lâmpada de 12V (tensão alterada, já que no projeto é de 6.8V, e devidamente fornecida pelo transformador) e fazer uma queda de tensão com resistores para depois entregar 6.8V aos filamentos?

-Segundo: o tutorial aconselha a se usar "Isolation shoulders washers" nos jacks de entrada e saída. Denominação que presumi ser "arruelas de isolação". Ainda não achei essas arruelas (se é que de fato é uma arruela!). Vocês sabem me dizer a respeito disso? Onde comprar e se de fato é interessante usar nos jacks?

-Terceiro e último: o conector de força. Quais opções eu tenho para se substituir o modelo indicado pelo tutorial [um "macho" de 3 pinos (face esta que fica do lado de fora do amp para se conectar com o cabo fêmea) que tem o que parece ser uma bateria na outra face (que fica voltada para a parte interna do amp)]? Sei que sem imagem fica meio difícil. Mas andei pesquisando sobre esse conector de força e não tenho achado em lojas. Como se costuma fazer essa ligação?

Agradeço a atenção de vocês!

Abraços!
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39

« Responder #1 : 06 de Agosto de 2012, as 02:12:23 »

O olho de boi pode ser ligado nos 6.3v... ele só irá acender mais fraco (o que não é necessariamente ruim, pois esses olhos de boi costumam ser exageradamente brilhantes)

As arruelas de isolação existem, elas servem pra isolar os jacks do chassi, apenas pra ligar o terra exclusivamente nos starground.. você pode usar um jack de plastico, por exemplo, é mais facil.. ou simplesmente deixar essa idéia de lado

O conector de força é um simples, desses igual de fonte de computador, qualquer um de 3 pinos serve, por causa do terra.. mas ainda muita gente omite porque no brasil... bem.. quem usa?
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #2 : 06 de Agosto de 2012, as 17:21:02 »

Também é bom não poluir o fórum. Procure postar suas dúvidas num tópico adequado em lugar de colocar no primeiro que encontrar.
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
rockstar
Visitante
« Responder #3 : 08 de Agosto de 2012, as 13:08:08 »

Agradeço as dicas visioncb!

E me desculpem por ter criado um tópico só pra isso, agora que percebi isso. Pensei que escrevendo no RESPONDER dentro do tópico 100buck ia estar dentro deste tópico em questão.
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #4 : 08 de Agosto de 2012, as 14:41:32 »

Pois foi esse o seu erro. O que tem haver o 100buck com o AX84? O topico foi criado para não apagar seu post.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2012, as 16:10:19 por Eduardo » Registrado

bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #5 : 08 de Agosto de 2012, as 14:43:01 »

Agradeço as dicas visioncb!

E me desculpem por ter criado um tópico só pra isso, agora que percebi isso. Pensei que escrevendo no RESPONDER dentro do tópico 100buck ia estar dentro deste tópico em questão.

Na verdade quem criou esse tópico foi o Eduardo que moveu seu post por você ter postado "no primeiro que encontrou"
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
rockstar
Visitante
« Responder #6 : 08 de Agosto de 2012, as 15:42:04 »

Entendi.

Me desculpem a má utilização do tópico.
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #7 : 08 de Agosto de 2012, as 15:51:18 »

rockstar , sem problemas... esse é um erro comum dos iniciantes, mas é sempre bom avisar.
Quanto suas duvidas...

Se for ligar o LED, vai ter que usar um diodo também, porque LED tem que ser alimentado por DC.
Experimente a lampada em 6,3V... se você não gostar, ai pensamos em outra opção.

Não se preocupe com essas arruleas no jack. Mas existem a venda (aqui no Brasil) jacks com carcaça de plastico... pode usar essas, ou mesmo a comum de metal, desde que o contato ao terra não seja exclusivamente feito pelo chassis.

o conector de força... furo, passador de fio (anel de borracha) e fio  + plugue tomada direto, sem conector. Muitos amplis vem assim de fabrica... Mas use fio (cabo) e plugue tomada de 3 vias com terra.

I don't want to die young...
I want to diode!
rockstar
Visitante
« Responder #8 : 08 de Agosto de 2012, as 16:52:42 »

Pois é,

embora eu tenha lido as regras do fórum acabei cometendo esse deslize.

E agradeço as dicas, Kem (não fosse a do led, eu certamente iria queimar ou torná-lo inútil no circuito...)
Mas me diga uma coisa, com respeito ao contato exclusivo com o chassi vc quis dizer que não é bom que a ligação terra do jack seja exclusivamente pelo chassi?
O jack estará aterrado no circuito. E o chassi pelo "ground lug".

DIY Freak

Obrigado

« Responder #9 : 08 de Agosto de 2012, as 18:56:36 »

Exato... o terra do jack deve seguir por fio até o terra central. O contato com o chassis não deve ser o unico caminho para o terra.
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #10 : 09 de Agosto de 2012, as 06:52:52 »

Oi Rockstar

O problema é que não há como garantir que haverá bom contato entre o parafuso do jack e o chassi. Pior ainda se ele for pintado ou tiver recebido banho de óleo. Por isso sempre use fio para aterrar. Mesmo os potenciômetros. Eu costumo soldar um fio no corpo de cada um e trazer para o ponto de aterramento.

Abraços

Eduardo
kem
DIY Freak

Obrigado

« Responder #11 : 09 de Agosto de 2012, as 08:19:26 »

Eduardo, você liga individualmente cada potenciometro ao ponto de aterramento?
Eu ligo todos com um fio de cobre e levo um fio só até o terra central...
Dicas?
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #12 : 09 de Agosto de 2012, as 09:44:34 »

Eduardo, você liga individualmente cada potenciometro ao ponto de aterramento?
Eu ligo todos com um fio de cobre e levo um fio só até o terra central...
Dicas?

Eu também sempre fiz assim...
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #13 : 09 de Agosto de 2012, as 10:15:28 »

Kem e Bossman,

Vocês se referem ao terra que está ligado a um terminal do potenciômetro ou ao aterramento da carcaça do mesmo?
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak

Obrigado

« Responder #14 : 09 de Agosto de 2012, as 10:18:36 »

Kem e Bossman,

Vocês se referem ao terra que está ligado a um terminal do potenciômetro ou ao aterramento da carcaça do mesmo?
Eu nem sempre aterro as carcaças... Mas quando aterro, faço em ambos...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: