Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Novembro de 2024, as 05:31:13

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Volume baixo ao combinar captadores  (Lida 9579 vezes)
JoaoVarios
Visitante
« : 30 de Julho de 2012, as 00:59:15 »

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
A imagem acima mostra o esquema de ligação dos captadores da minha Dolphin.

Por esse esquema, tenho a opção de combinar os captadores tanto em série como em paralelo.

Porém, tanto numa ligação como na outra, quando ligo o captador duplo junto com um dos captadores singles, o volume diminui.

Esse problema vem desde quando ela estava com sua ligação supostamente original, onde só havia a opção de ligar os captadores em paralelo e a 4ª chave fazia o split do captador duplo, tanto que essa ligação foi feita na tentativa de resolver essa queda de volume.

Essa guitarra estava parada, mas creio que terei que usá-la, por isso gostaria de resolver esse problema da queda de volume.

Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

Seria a diferença de impedância dos captadores (duplo x single)? Como "casar" a impedância dos mesmos? Seria o caso de instalar um buffer ou um booster?
Visitante
« Responder #1 : 31 de Julho de 2012, as 09:43:24 »

Se trata de uma dolphin trash? pois se for eu tenho uma igual, cara eu resolvi usando um booster, a minha esta com a ligação original e ocorre essa perda de volume, então optei por um booster mesmo.
Visitante
« Responder #2 : 31 de Julho de 2012, as 19:49:16 »

Fala RafaBlues. Antes de mais nada, obrigado pela atenção.

Não é a trash não, é uma GX 3020 (deu o que fazer pra achar o nome dela de novo Cheesy)

Visualmente ela é bem semelhante a trash. Mas a minha usa 4 chaves de tecla para selecionar os captadores. (as Thrash que eu vi usam chave de alavanca, mas não sei se é original)

Então, mas que booster você usou? Colocou-o dentro da guitarra ou num pedal?
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27

« Responder #3 : 31 de Julho de 2012, as 20:13:24 »

Isso pode ser que quando liga em série a polaridade dos captadores não está correta, tanto devido ao cabeamento como na montagem da propria guitarra.
"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #4 : 31 de Julho de 2012, as 20:21:15 »

Achei bem "diferente" o circuito de ligações dos captadores dessa guitarra. Perguntinha básica: quando os captadores de 6K estão desligados ela nào fica bem ruidosa? Pergunto isso pois os dois parecem ligados ao "vivo" da saída e o que é chaveado é o ponto de "terra"...
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
JoaoVarios
Visitante
« Responder #5 : 31 de Julho de 2012, as 21:33:00 »

Isso pode ser que quando liga em série a polaridade dos captadores não está correta, tanto devido ao cabeamento como na montagem da propria guitarra.
Faz sentido, mas pelo que o RafaBlues falou, isso parece ser um defeito crônico das Dolphin, talvez pela forma que a marca optou por fazer a seleção dos captadores, afinal, essa queda de volume já ocorria quando ela usava a instalação original.

Achei bem "diferente" o circuito de ligações dos captadores dessa guitarra. Perguntinha básica: quando os captadores de 6K estão desligados ela nào fica bem ruidosa? Pergunto isso pois os dois parecem ligados ao "vivo" da saída e o que é chaveado é o ponto de "terra"...
Não me recordo, Alex. Vou fazer um teste assim que puder e posto o resultado.

Na época que fiz essa ligação, entendia menos ainda de eletrônica, então não pensei nisso, mas hoje vejo que é uma ligação arriscada.

Por mim poderia voltar a ligação original, afinal, fiz esse esquema de ligação com o único intuito de resolver a queda de volume, mas talvez tenha de partir para um booster mesmo, como fez o Rafablues.

-----
Perguntinha básica: quando os captadores de 6K estão desligados ela nào fica bem ruidosa? Pergunto isso pois os dois parecem ligados ao "vivo" da saída e o que é chaveado é o ponto de "terra"...
Testei ela hoje, Alex. E ela tem o mesmo nível de ruído em qualquer que seja o captador ou combinação de captadores, equivalente ao ruído dos captadores singles.

Aliás, nem me lembrava que som maravilhosso essa guita tem, isso sem falar na variedade de timbres.

Pena que ela tem um nível baixo de sinal (inferior ao da minha Tagima) e que quando ligo os captadores humbucker e single juntos o volume cai mais ainda.

Creio que o jeito é colocar um sistema ativo na guitarra. Alguém sugere algum?

To lendo aquele tópico Circuito ativo, mas ainda não terminei (tem 22 páginas)

Por enquanto, o que vi foi o layout que o Eddie Tavares modificou, que está no tópico Captação ativa. O que acham dele?
« Última modificação: 02 de Agosto de 2012, as 18:54:02 por JoaoVarios » Registrado
daniel_tubes
Colaborador

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110

A eficiência está na simplicidade...

« Responder #6 : 03 de Agosto de 2012, as 13:35:33 »

Poser ser uma sdessas chaves com problemas... como me parece um modelo muito antigo, as chaves podem estar com mal contato ou algum fio o solda ruim....

Att Daniel
Pirataria é crime, não roube navios...
JoaoVarios
Visitante
« Responder #7 : 03 de Agosto de 2012, as 20:23:20 »

Isso faz muito sentido, Daniel_tubes.

Uma revisada na parte elétrica da guita não faz mal a ninguém.

Mas como foi relatado que o problema não é só na minha guitarra, estou pensando em, durante a revisão, instalar um buffer ou um booster, ou até mesmo os dois.

A minha dúvida é se instalando o booster não continuarei com o problema da queda de volume quando combinar o humbucker com o single, ou até mesmo ver essa diferença aumentar.

Será que o buffer seria mais indicado pra resolver esse problema?
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #8 : 03 de Agosto de 2012, as 21:13:52 »

Que tal primeiro rever esse seu esquema de ligações?

Os captadores devem ser chaveados pelo vivo, como regra geral, e não pelo terra. Assim como você fez, quando desligados, eles só não contribuem com som de guitarra, mas com o ruído.

Que tal começar com um esquema de ligações menos "inovador" e depois então partir para experimentações?

Outra coisa: não entendi a ligação do pot de volume na saída. Ele não está como divisor de tensão entre o terra e o vivo, tem algum motivo para isso?
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837

Resistance is futile, if <1R

« Responder #9 : 03 de Agosto de 2012, as 21:20:08 »

Siga as dicas de Alex e experimente inverter os fios extremos (terra e o positivo mais distante - devem ser os fios preto e vermelho de seu esquema) do humbucker.
JoaoVarios
Visitante
« Responder #10 : 03 de Agosto de 2012, as 23:15:29 »

Vou ver se refaço as ligações originais, ou alguma até mais simples. Se o problema da queda de volume continuar, aí então penso num buffer ou num booster.

Afinal, essa ligação maluca eu fiz apenas tentar resolver a queda de volume, que já existia com o esquema original.

Porém, como os captadores parecem meio fracos, ao menos em relação a minha Tagima, acho que o booster é quase certo que vou instalar. Mas só depois de corrigir as ligações, afinal, se assim o humbucker já tem ruído de single, com um booster vai virar uma algazarra Cheesy

Boas montagens a todos e muito obrigado.
Visitante
« Responder #11 : 22 de Agosto de 2012, as 12:18:21 »

depois de muito tempo eu retorno
Olha eu usei um booster clean que encontrei aqui no handmades, por ele ser pequeno eu instalei dentro da guitarra

-----
a ligação da minha funciona por três alavanquinhas uma do lado da outra
« Última modificação: 22 de Agosto de 2012, as 12:20:04 por Rafa blues » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: