Bom, é claro que a chave não fecha curto... e sim faz a comutação. Essas faíscas que saem é normal, é como ligar uma lâmpada sem interruptor, quando se encosta um cabo no outro sai uma faísca de contato... curto é bem diferente disso.
Entendo que não é um curto, afinal, se fosse, isso faria o disjuntor da minha casa desarmar, ou colocaria fogo na casa
A chave original tem 4 terminais mesmo. Falei terminais do meio porque eles estão no meio da chave, sob o eixo da gangorra:
1b | | 2b
1 | |2
----------- eixo da chave
A chave que estou tentando instalar segue o mesmo esquema, isto é, quando se coloca a chave na posição ON ela interliga o terminal 1 ao terminal 1b, e o terminal 2 ao terminal 2b.
Tirei umas fotos, mas estão no celular. Depois eu posto pra ver se ajuda.
-----
Conforme havia dito, as fotos:
Vista geral do transformador. Notem que o mesmo tem 4 fios no primário.
Detalhe da chave, com os respectivos fios soldados à mesma.
O fio azul (a direita) e o branco são os fios que vem da tomada.
O fio verde (acima) e o fio preto vão para a chave.
Um amigo me disse que esse transformador com 4 fios no primário trata-se de um transformador com 2 enrolamentos em paralelo, e que a ligação do mesmo é diferente. Talvez esteja aí que o meu problema...
-----
Espanhol, obrigado pela atenção. Consegui fazer o chave funcionar. Agora o neon acende e apaga direitinho, e a potência também.
Observando a fiação e seguindo os fios pude entender que um dos fios da tomada estava ligado direto à chave seletora 110/220v, enquanto o outro passava pela chave, que funcionava como interruptor simples, apenas fechando o circuito.
O que fiz para ligar a chave e fazer o neon funcionar foi desligar o fio que ia direto pra chave seletora e leva-lo até a chave liga/desliga, voltando com outro fio desta chave até a chave seletora.
Depois de resolvido vejo que era uma dúvida tão tosca que nem merecia abrir um tópico, mas quando não se entende muito e se está diante de um equipamento aparentemente mais complexo, a gente fica perdido.
Mas fica a dica aí pra outros iniciantes: só porque não conhece não fique pensando que é um bicho de sete cabeças. Visualize, siga cada fio ou trilha, faça desenhos para visualizar melhor o esquema e no final verá que era mais simples do que pensava.
Agora só tenho que comprar outra chave, pois essa daqui eu acabei danificando de tanto soldar e dessoldar, por e tirar