Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
25 de Novembro de 2024, as 19:47:17
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Pedais e efeitos
>
[DÚVIDA] Boost para compensar perda de sinal.
Páginas:
1
2
3
1
[
2
]
3
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: [DÚVIDA] Boost para compensar perda de sinal. (Lida 17296 vezes)
GuitarCris
Handmaker
Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142
Re: [DÚVIDA] Boost para compensar perda de sinal.
«
Responder #15 :
08 de Outubro de 2012, as 11:41:13 »
Creio que na verdade Usar antes ou depois vai do gosto do fregues! Recuperar perdas creio que não seja possivel, mas dá para melhorar o sinal final. Vi uma entrevista no youtube sobre pedais aonde o guitarrista(não lembro o nome) disse que certa vez colecionou pedais e aumentou de maneira gradativa o seu set, ai certa vez ligou o ampi com um só pedal e viu que o timbre e volume eram muito mais altos assim.
Conecções sempre geram perda, por melhor que ela seja. Certa vez vi uma postagem se não me engano do Mr Adiel aonde ele postou uma foto de um cabo com um circuito dentro do p10 para evitar perdas.(Pessoal eu ACHO que foi o Adiel, não tenho CERTEZA!)
hgamal
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509
«
Responder #16 :
08 de Outubro de 2012, as 12:34:50 »
vinealonso
,
medidas ou números, eu não tenho. Mesmo porque há ouvidos aqui sensíveis, onde uma perda assim, ou assado, faz muita diferença. Acho que você vai ter que confiar nos seus ouvidos.
Sei que há pedais conhecidos como sugadores de timbre (tone suckers). Estes, nem com reza brava ou buffes poderosos.
A gente dá pouca importância a detalhes. A maioria dos neófitos estão mais preocupados com os amps e pedais, que se esquecem dos falantes e cabos. Melhor ter um setup baratinho com bons cabos do que os de marca com cabeamento mal feito e precisando de buffers para cada pedal.
Na minha cabeça, se você precisa de mais de um buffer, ou tem uma pedaleira animal, ou tem pedais antigos com split bypass e sem buffers, ou fez besteira... Esta última é a mais frequente. Mas sabe como é, eu sou muito radical!
Liga o seu setup. Use bons cabos. Se você sentiu que há algo errado, descubra o que é! E então conserte. Sair botando buffers, não irá solucionar o problema e ainda faz você gastar dinheiro.
A propósito, o cabo com booster na ponta que tem por ai é feito para compensar o tamanho monstuoso que ele certamente tem!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
vinealonso
Visitante
«
Responder #17 :
08 de Outubro de 2012, as 13:23:48 »
Eu demorei um pouco pra entender sua resposta hgamal. Desculpe, eu não fui claro mesmo, não quis dizer que o plano era colocar buffers nos pedais ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, pelo contrário, como na questão que deixei na outra mensagem:
"
Se montarmos um set todo DIY, e ajustarmos as impedâncias de entrada e saída, sendo a de entrada alta, saída baixa, idênticas pra todos pedais, isso seria uma solução na questão de fidelidade de sinal, dispensando um buffer?
"
O Alex Frias me explicou que é possível aumentar ou diminuir as impedâncias de entrada e saída de um pedal, aterrando estas através de resistores, coisa que eu esqueci de citar
, então a intenção era regular as impedâncias usando este método, e não com buffers em vários pedais, justamente pra dispensar buffers. A duvida era mais se essa perda se deve, além das ligações, também das impedâncias divergentes entre pedais, e se, corrigindo esta questão, o buffer não seria descartável, ou ainda que não fosse, que pelomenos não houvesse uma grande perda depois de uns 8 pedais.
Já vi um vídeo, sem gravação profissional, onde um set de 4 pedais TBP, montado com cabos fulltone, dava uma grande diferença de timbre, bem notável mesmo em vídeo. Segue o link:
http://www.youtube.com/watch?v=uGmQwDpMr5M
. Vá direto para 2:30 onde ele toca com os pedais em bypass, e depois direto no amp.
Handmaker
Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142
«
Responder #18 :
08 de Outubro de 2012, as 14:27:43 »
Citação de: hgamal em 08 de Outubro de 2012, as 12:34:50
vinealonso
,
A propósito, o cabo com booster na ponta que tem por ai é feito para compensar o tamanho monstuoso que ele certamente tem!
Deve ter sido isso mesmo que eu vi o mestre Adiel ter postado. Obrigado Hagmal
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #19 :
08 de Outubro de 2012, as 18:15:43 »
Pra complementar a explicação, veja como que acontecem as perdas considerando as impedâncias de saída e de entrada nos equipamentos:
Acima temos um diagrama simplificado de uma conexão de dois dispositivos, onde temos uma Impedância de saída Rs e um gerador de tensão (ideal) com sinal Vs alimentando um dispositivo de entrada com impedância de entrada Re.
É fácil ver que a tensão do sinal de saída vai se dividir entre Rs e Re, fazendo um divisor de tensão. O sinal que vai ser processado/amplificado no dispositivo 2, vai ser a tensão sobre Re, pois geralmente em baixo nível trabalhamos com amplificadores de tensão e não de corrente ou potência.
Vamos considerar que Vs = 1V e consideremos 3 casos:
1) Rs é baixo, por exemplo 100 ohms e Re é alto = 10k ohms. A tensão que "entra" no dispositivo 2 será a tensão sobre a impedância de entrada Re.
Ou seja: Ve = Vs x Re / (Re + Rs) = 1V x 10000 / (100+10000)= 1V x 10000 / 10100 = 0,99V
A perda é bem pequena de 0,01V (ou -0,09dB).
2) Rs é alto, na casa de 1000 ohms, e Re 10k ohms.
Nesse caso temos Ve = 1V x 10000 / (1000 + 10000) = 1 x 10000 / 11000 = 0,909V
A perda é considerável: 0,09V ( ou -0,82dB)
3) Rs é igual a Re, Vs = 1v x 10000 / (10000 + 10000) = 1V x 10000 / 20000 = 0,5V
A perda é de metade da tensão (ou -6dB).
Dá pra concluir que se a impedância de saída fosse 0 (ou tendesse a zero) ou a impedância de entrada fosse infinita (ou bem bem alta), toda tensão fornecida seria vista pelo dispositivo 2, sem perdas.
Veja que isso vale para tensões. Quando tratamos de transferência de potência, o ideal é que as duas impedâncias (de saída e de entrada) sejam iguais, o que nessa condição chamamos de máxima transferência de potência (é o que ocorre quando usamos o transformador de saída nos amplificadores valvulados, onde convertemos as impedâncias do alto-falante e amplificador reciprocamente).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alex Frias
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #20 :
08 de Outubro de 2012, as 19:38:29 »
Vinealonso,
Precisamos pensar em termos de pedais de efeito em bypass. O que o Hgamal postou é perfeito, o problema está em um monte de cabos e conexões. Assim, um buffer de sinal vem bem a calhar antes da cadeia de efeitos e resolve bem o problema. Não existe a necessidade de um buffer por pedal.
Pagão e feliz!!
vinealonso
Visitante
«
Responder #21 :
08 de Outubro de 2012, as 23:50:30 »
Não pessoal ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, não quis dizer um buffer por pedal não, mas sim, como você mesmo me explicou Alex, os resistores de pullout, ou anti-pop, ligados ao "in" e "out" alteram a impedância de entrada e saída. A dúvida: se eu definir os valores desses resistores de forma arbitrária, para que todos pedais trabalhem com uma impedância de entrada de 10K e uma impedância de saída de 100R por exemplo, tendo assim uma cadeia com impedâncias regulares trabalhando, isso dispensaria o uso de um buffer?
P.S.: Pessoal, eu tenho dificuldade de me expressar mesmo rs, difícilmente alguém entende o que quero dizer na primeira ou segunda vez que eu me explico ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #22 :
09 de Outubro de 2012, as 00:05:38 »
Isso em nada alteraria o caminho quando todos os efeitos estiverem em bypass. Fora que arbitrou valores extremamente baixos como exemplo...rs
Pagão e feliz!!
vinealonso
Visitante
«
Responder #23 :
09 de Outubro de 2012, as 01:04:38 »
Quando todos, mas se um ou dois estiverem ligados sim? Então, quando em bypass a impedância de entrada e saída de um pedal é irrelevante? Poxa, se torna mais complicado a cada dúvida ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, o que eu posso ler pra entender essa questão em específico?
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #24 :
09 de Outubro de 2012, as 07:29:00 »
Vinealonso,
Estamos supondo aqui que o bypass é o conhecido como truebypass mecânico. Ou seja, o sinal passa do jack de entrada do pedal para o de saída sem sequer encostar em qualquer parte do circuito do efeito.
«
Última modificação: 09 de Outubro de 2012, as 08:19:19 por Alex Frias
»
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
«
Responder #25 :
09 de Outubro de 2012, as 07:50:36 »
Alguns passos para quem pensa em buffers:
--> Teste a resistência de todos os seus cabos, diretamente nos 2 plugs, quente-quente e depois terra-terra.
--> Teste a capacitância de todos os seus cabos, diretamente em um dos plugs, quente-terra.
Já peguei uns cabos curtos com 10 ohms.
Isso porque existe solda fria ou oxidação em algum condutor, isto gera uma resistência por parte do cabo, o que acaba por "consumir" o sinal ou gerar ruídos desagradáveis.
E também peguei cabos com até 2uf!!!
Isso porque, as vezes, o material isolante enfraquece demais, principalmente devido a dobras ou baixa qualidade, agindo como um dielétrico, fazendo seu cabo virar um capacitor muito louco.
Como o mestre Haroldo falou, não adianta querer tapar o sol com peneira, se há perdas no set, primeiro devemos trabalhar os cabos, depois checar os bypass de todos os pedais, porque as vezes uma chave mecânica ou um relê oxida, um fet abre... e etc.
Depois de checar todos os cabos e todos os bypass, devemos testar o set+guitarra em um amp diferente, porque existem muitos amps "fresquinhos", ai se continuarmos notando uma diferença muito grande de sinal entre a guitarra ligada direto e "bypassada" pelo set, devemos começar a pensar em um booster.
«
Última modificação: 09 de Outubro de 2012, as 08:02:49 por felixmeirelles
»
Visitante
«
Responder #26 :
09 de Outubro de 2012, as 10:19:57 »
Alex, insiro aqui a citação de outro tópico onde falávamos sobre chaveamentos, onde você me explicou essa questão dos resistores de pullout, onde foi discutido que mesmo em bypass, um resistor conecta o GND, ao in, e out do circuito, e veio essa mesma questão, de que na verdade, mesmo com TBP mecânico, se há resistores de pullout, o in e out do circuito estão conectados ao GND da guitarra por estes resistores. O que entendi desta conversa, era que tais resistores alteravam (muito ou pouco)
a impedância de entrada e saída do pedal mesmo em bypass
. Talvez a confusão esteja aí.
Citação de: vinealonso em 18 de Setembro de 2012, as 15:01:59
Ok ok, sou bem leigo mesmo, e agradeço a paciência por que
fiz uma tremenda confusão
na ultima mensagem, me desculpe.
Vou tentar explicar de novo: Não tem nada a ver com o VIVO da guitarra mesmo, eu coloquei a questão do resistor de pullout que liga constantemente o IN do circuito, ao GND - se isso não pode causar perda de sinal.
Pelo que você falou, eu entendi que o GND não influencia neste caso, não precisa ser chaveado, pois não provoca perda, é isso?
Citação de: Alex Frias em 18 de Setembro de 2012, as 15:31:21
Sim, o ground não vai ser chaveado. Isso é o padrão.
Quanto ao resistor de puloff na entrada do circuito, como eu disse, por seu valor ser bem alto, quase não mexe com a impedância de entrada do circuito, que é o que nos importa nesse ponto, apenas ajuda na minimização do POP.
Entendi sua preocupação e é válida. Mas o mais importante seria mesmo procurar por pontos de perda de integridade de sinal quando tudo está em bypass. Um cabo de guitarra vagabundo é um provável culpado por uma boa perda, por exemplo. Se antes dele houver um buffer ou booster com saída de baixa impedância, já melhora a situação.
felixmeirelles
É que a idéia a princípio não era encontrar um defeito, ou resolver um problema, e sim esclarecer dúvidas sobre este assunto. O que não entendi ao certo, é se quando em bypass, essa questão de impedância de entrada e saída influencia ou não no sinal, ou se isso só vale pra quando o pedal está ligado.
«
Última modificação: 09 de Outubro de 2012, as 10:23:15 por vinealonso
»
Visitante
«
Responder #27 :
09 de Outubro de 2012, as 11:02:52 »
Vai depender do tipo de bypass, temos eletrônicos por fet, eletrônicos por op-amp, eletro-mecânicos por relê, e vários tipos mecânicos como split, milenium, true bypass.....
No true bypass a ideia é que no "modo" bypass o sinal de entrada seja exatamente o mesmo de saída.
Coisa que não acontece tão pontualmente nos outros "bypasses".
«
Última modificação: 09 de Outubro de 2012, as 11:04:35 por felixmeirelles
»
Visitante
«
Responder #28 :
09 de Outubro de 2012, as 14:00:49 »
Então, no caso do true bypass, resistores de pullout não alteram em nada o sinal?
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338
«
Responder #29 :
09 de Outubro de 2012, as 14:05:42 »
Editado: O que falei estava errado.
«
Última modificação: 11 de Outubro de 2012, as 10:18:18 por Espanhol
»
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Páginas:
1
2
3
1
[
2
]
3
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...