Estes resistores já foram adicionados, estão no canto inferior direito do esquemático. Como eles ficaram meio "de canto" podem ter passados desapercebidos.
Ahh ! Falha minha !
Agora que eu vi que elas estavam no cantinho, só faltou o resistor de pull-down para o clock, e esse é o mais importante.
Excelente observação, eu também tinha previsto isso. Entretanto esse circuito funcionou durante as simulações, por causa disso ainda não inseri na versão em questão (v0.01-alpha). Durante a fase de testes em protoboard irei verificar a necessidade e o dimensionamento deste capacitor (acredito que alguns pF apenas serão necessários).
Sim, para deixar correto precisaria calcular qual o valor da constante RC, mas provavelmente vai ser em torno disso mesmo.
Infelizmente eles são obrigatórios...
Como os dips estão conectados nas chaves momentâneas e seus pinos curto-circuitados quando ativar um a tensão/corrente irá percorrer o caminho de volta nos dips que estiverem em posição on e depois novamente de ida, ativando assim todas as saídas que tiverem dip selecionado em on. Se restar alguma dúvida posso te mostrar uma simulação que fiz no multisim com e sem os diodos.
Depois de ler algumas vezes, desenhei o circuito e agora entendi! Isso aconteceria porque se tivermos um set com dois pedais diferentes e outro set com ao menos um desses pedais, na hora da transição ele passará pelo dip acionado devido ao retorno. Está certo precisa mesmo dos diodos.
Então, eu desenhei um esquemático ontem, que em teoria funcionaria com uma dpdt. Vou postar e faço alguns comentários!
-----
Bem, ai o circuito que eu pensei ontem.
Ele se baseia em um fato de que qualquer chave com latch, ou trava, como no caso da dpdt comum que encontramos por ai, ocorre por um momento o desligamento de um lado do circuito para o outro lado entrar em curto. Ou seja, neste momento temos um pulso de tensão (está em 0, um degrau para 1, e volta em seguida um outro degrau para 0). Sim, isso acontece extremamente rápido visto que uma chave deste tipo não pode ficar em uma condição proibida por muito tempo, os grandes fabricantes dão este tempo de delay entre as transições de suas chaves, mas no caso da dpdt comunzinha ai é difícil de achar.
Bem, pensando neste fato e que o 4013 é rápido o suficiente para detectar a transição (a 5v o tempo de transição é 100ns a 10v temos 50ns), ele conseguirá detectar a transição de estados.
Como a chave ficará o tempo todo em nível 0, necessitamos de um resistor de pull-up, no caso R1. Os resistores de pull-down são de 56k (um valor mais alto) devido ao fato de necessitarmos de R1. No pior caso teremos que alimentar 6 entradas mais o clock correto? Ou seja, teremos uma resistência equivalente de 56k/7 ou 8k. Fazendo o divisor resistivo (sem contar a queda de tensão no diodo ainda) teremos que a tensão no pino de dados será 5*8(8+1) ou 4,4v. A queda de tensão típica do 1n4148 é de 0,7v. Então ficaremos com uma tensão de acionamento de 4,4-0,7 = 3,7v.
O mínimo requerido para o funcionamento do 4013 a 5v é de 3,5v, ou seja ainda estamos dentro da tolerância.
O circuito RC ainda não calculei, mas deve possuir um tempo de subida rápido também. Como não sei quanto vale o tempo de delay entre a mudança entre um estado e outro, é difícil de prever. Chutaria inicialmente 100pf com um resistor de 100ohm e a partir dai iria diminuindo (se caso na chavear)
Ontem procurei aqui um 4013 para testar mas acabei não encontrando e o
circuito ainda não está testado, pode ser que funcione, ou não!. Se não funcionar, aumentando a tensão de alimentação e recalculando o RC pode ser que funcione! Seria uma boa alguém que tenha um 4013 dando sopa testar.
Um abraço
Eduardo
-----
Corrigido !