Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
23 de Novembro de 2024, as 20:46:07
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Lançamento de Novos Projetos
>
Layout de projetos
>
Hexaswitch Handmades
Páginas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
1
...
20
21
[
22
]
23
24
25
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Hexaswitch Handmades (Lida 162277 vezes)
Dexter
Visitante
Re: Hexaswitch Handmades
«
Responder #315 :
16 de Agosto de 2013, as 21:27:18 »
Acho que já é hora de criarmos um tópico sobre uma pedaleira MIDI, as ideias estão borbulhando neste tópico e isto é ótimo.
Quem sabe tenhamos futuramente uma pedaleira MIDI+Loop Switch.
Iniciante
Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 5
«
Responder #316 :
17 de Agosto de 2013, as 16:40:51 »
vixe... mas ai já está virando outro projeto, pessoal.
essa nova idéia é de fazer um looper de rack, controlado via MIDI? é isso? eu acho esse sistema muito legal, porém não é nada prático...fora que é mais tralha pra carregar.
mas enfim...
Freqüente
Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35
...Like the sign of the southern cross....
«
Responder #317 :
19 de Agosto de 2013, as 09:47:18 »
Estou em processo de montagem do meu chaveador com PIC, projeto do Xformer em conjunto com o handmades e está tudo perfeitamente ....perfeito.....sim o pic está funcionando 100% e agora me falta integrar a placa de loops com a placa de controle do pic.
Para isto gostaria de tirar algumas dúvidas com o Névio, que foi quem já fez um teste real com chaveamento de pedais no projeto e que demonstrou o funcionamento na prática do projeto e sua viabilidade e aplicação com total comprovação.
Névio, você usou relés para chavear ok?
Como foi a configuração do transístor que contrla o relé de chaveamento?
Qual transístor usou?
Que resistores de base e dreno de base?
Estou pensando em usar transístor BC337 com resistor de base de 2K2 (conforme indica o projeto) com um resistor de 47K ligado da base para o terra apenas para garantir que o transístor não oscilará...
Alguém tem outras sugestões mais seguras??
Obrigado.
nevio
Colaborador
Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85
«
Responder #318 :
19 de Agosto de 2013, as 10:04:54 »
Olá Tufoeffect, então, eu fiz um outro layout para a parte dos relês e drivers baseado no do Pakitto, tive que fazer outro pois o do pakkito, na parte dos relês não estava dimensionado corretamente o tamanho, dai o relê não encaixava direito! Eu estou no trabalho agora mas quando chegar em casa eu envio o layout que eu fiz e que está funcionando 100%!
Em cada relê, para o driver(e Led de indicação de loop bicolor)usei 2 BC639, 2 resistores de 470R, 2 de 4K7 e 1 diodo 1n4148 sendo que estou alimentando com 12V a bobina! Mas pode usar o BC337 também, só verificar a pinagem!!
http://img856.imageshack.us/img856/3052/v7wq.jpg
Nesse esquema só falta o resistor de 4K7 que liga ao PIC!
Abraços!!
-----
Segue o layout!
A placa do layout esta um pouco diferente da que esta com os componentes pois uma é para versão com pic e a outra com dip!! Mas a disposição dos componentes do driver está igual!!
http://www.4shared.com/office/SAWly9aD/placa_rele_looper_handmades.html
«
Última modificação: 19 de Agosto de 2013, as 19:47:10 por nevio
»
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #319 :
20 de Agosto de 2013, as 11:36:26 »
Olhando na internet se acha um monte de projetos de chaveadores com MIDI. Não sei se vale a pena perder tempo com projetos disponíveis.
http://potulfx.blogspot.com.br/2011/04/midifoot.html
http://www.electronics.dit.ie/staff/tscarff/Music_technology/control/control.htm
(esse tem até um esquema e modo de operação parecido com o que eu postei/imaginei)
http://en.wikipedia.org/wiki/MIDIbox
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hgamal
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509
«
Responder #320 :
22 de Agosto de 2013, as 08:16:09 »
Citação de: xformer em 20 de Agosto de 2013, as 11:36:26
http://potulfx.blogspot.com.br/2011/04/midifoot.html
Este é o projeto que eu citei antes. Mas este é o pedal de acionamento! Ele me parece muito bon!
http://www.electronics.dit.ie/staff/tscarff/Music_technology/control/control.htm
Você não gosta mais do (pré)projeto que você apresentou antes? Só não faltava usar uma matriz de chaves?
Projetos de Loopers tem aos montes:
http://www.efxdigitaldesign.com/pcb-shop/effectblade-pcb/
http://www.efxdigitaldesign.com/wp-content/uploads/2013/05/EffectBlade-SwitcherV1.1.pdf
Este ele não pensou duas vezes... meteu dois controladores!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #321 :
22 de Agosto de 2013, as 11:39:46 »
Citação de: hgamal em 22 de Agosto de 2013, as 08:16:09
Você não gosta mais do (pré)projeto que você apresentou antes? Só não faltava usar uma matriz de chaves?
Já mudei e melhorei um pouco. Coloquei o tecladinho pra programar os canais, etc. E tirei um display de leds e coloquei um display de cristal liquido que é mais útil e pode apresentar mais informações, podendo ter um menu e mais facilidades de navegação.
Precisaria de duas coisas:
- Se você puder montar esse circuito fisicamente pra testar com sua pedaleira e interligar o circuito com ela.
- Bolar uma pequena tabela com códigos de mensagens de 3 bytes MIDI (program change ou control change) com a descrição do que o microcontrolador deve fazer (ex. recebeu 3 bytes, liga loops 1 4 e 5, recebe 3 bytes entra em bypass, etc). Uns 5 códigos com ações diferentes só pra testar a comunicação MIDI (que é o principal) pra começar a escrever algum firmware, obviamente tem que ser mensagens MIDI que sua pedaleira vai/consegue enviar pra testar com o circuito. Depois vai se implementando o restante (leitura do teclado, apresentação de informações nos displays, etc).
«
Última modificação: 22 de Agosto de 2013, as 14:28:23 por xformer
»
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hgamal
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #322 :
22 de Agosto de 2013, as 11:53:45 »
Vou encomendar o material! A tabela envio depois!
Não dá para usar RA5 para multiplexar 2 displays? RA5 = 0 display 0, RA5 = 1 Display 1? Vai precisar de uns transistores para acionar o catodo do display!
Citação de: xformer em 22 de Agosto de 2013, as 11:39:46
Citação de: hgamal em 22 de Agosto de 2013, as 08:16:09
Já mudei e melhorei um pouco. Coloquei o tecladinho pra programar os canais, etc. E tirei um display de leds e coloquei um display de cristal liquido que é mais útil e pode apresentar mais informações, podendo ter um menu e mais facilidades de navegação.
Precisaria de duas coisas:
- Se você puder montar esse circuito fisicamente pra testar com sua pedaleira e interligar o circuito com ela.
- Bolar uma pequena tabela com códigos de mensagens de 3 bytes MIDI (program change ou control change) com a descrição do que o microcontrolador deve fazer (ex. recebeu 3 bytes, liga loops 1 4 e 5, recebe 3 bytes entra em bypass, etc). Uns 5 códigos com ações diferentes só pra testar a comunicação MIDI (que é o principal) pra começar a escrever algum firmware, obviamente tem que ser mensagens MIDI que sua pedaleira vai/consegue enviar pra testar com o circuito. Depois vai se implementando o restante (leitura do teclado, apresentação de informações nos displays, etc).
plautz
Visitante
«
Responder #323 :
22 de Agosto de 2013, as 11:55:45 »
Citação de: xformer em 22 de Agosto de 2013, as 11:39:46
...Precisaria de duas coisas:
Já sabe para quem vai sobrar né?
Muito legal o circuito.
Abraços.
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #324 :
22 de Agosto de 2013, as 12:03:46 »
Não dá para usar RA5 para multiplexar 2 displays? RA5 = 0 display 0, RA5 = 1 Display 1? Vai precisar de uns transistores para acionar o catodo do display!
Sim, claro que é possível. Mas eu nem estou vendo alguma utilidade pra display de leds. Se quiser montar o circuito com dois displays, sem problemas. Tem que ligar o RA5 com 2 transistores NPN: 1 para o catodo comum do primeiro display e o outro para o catodo do outro display (precisa inverter = ligar a base dele no coletor do primeiro, talvez precise de 2 transistores).
Acho que pelo menos o layout vai sobrar pra você Plautz...
hgamal
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #325 :
22 de Agosto de 2013, as 12:18:21 »
O display mostra de longe, qual é o patch selecionado!
Citação de: xformer em 22 de Agosto de 2013, as 12:03:46
Acho que pelo menos o layout vai sobrar pra você Plautz...
Pô xforner, assim vai passar a má e inverdadeira impressão que eu vivo explorando o Plautz!
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #326 :
22 de Agosto de 2013, as 12:29:46 »
Citação de: hgamal em 22 de Agosto de 2013, as 12:18:21
O display mostra de longe, qual é o patch selecionado!
Esse vai ser um problema. Quando você multiplexa o display e ele tem que ser acionado durante a operação, se gasta tempo e processamento do microcontrolador pra fazer a atualização dos displays e eu entendo que no funcionamento normal ele precisa ficar quase 100% dedicado a receber o fluxo de mensagens MIDI, sob risco de perder alguma durante a execução da rotina dos displays. Aí entra a possibilidade de ter que usar interrupção ao receber as mensagens. Mas vamos ver nos testes. Com o LCD isso não tem problema, pois você manda os comandos e ele fica sozinho, já os de leds multiplexados não (e eu não quero usar latches externos 373 ou 374, porque precisaria também de buffers tipo 244 - outra opção seria usar 2 cis 4511, aí não precisaria multiplexar e uso as 8 portas pra 2 displays)
================================================================================
Esquema com dois displays:
Os displays e os CD4511 podem até ser em uma placa separada, tipo módulo de display (as vezes encontra até pronto).
«
Última modificação: 22 de Agosto de 2013, as 14:30:21 por xformer
»
tufoeffect
Freqüente
Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35
...Like the sign of the southern cross....
«
Responder #327 :
22 de Agosto de 2013, as 15:12:36 »
Caramba pessoal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Estou com minha chaveadora praticamente montada, só faltando colocar na caixa de metal pra finalizar e v
c
s
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
já estão com outra mais superpower projetando!!!!!!!!!!!!
Assim v
c
s
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
me matam!!!!!!!!!
Mas peço por favor.....
Qual a diferença entre as duas e qual a vantagem desta em relação a outra mais simples sem midi???
Gostaria de uma explicação bem comparativa de uso na prática, o que uma faz que a anterior não fazia.....
??
Parabéns aos gênios......vejo que nosso nível aqui é bem elevado.............!!!!
Dexter
Visitante
«
Responder #328 :
23 de Agosto de 2013, as 13:07:28 »
Citação de: xformer em 22 de Agosto de 2013, as 12:29:46
Esse vai ser um problema. Quando você multiplexa o display e ele tem que ser acionado durante a operação, se gasta tempo e processamento do microcontrolador pra fazer a atualização dos displays e eu entendo que no funcionamento normal ele precisa ficar quase 100% dedicado a receber o fluxo de mensagens MIDI, sob risco de perder alguma durante a execução da rotina dos displays.
Aí entra a possibilidade de ter que usar interrupção ao receber as mensagens.
Isto é tranquilo, se você fizer a comunicação por interrupção você não a perderá em momento algum, é só armazenar o dado quando estiver sendo executada a rotina de interrupção, se houver necessidade pode-se usar flags para sinalizar o processamento da nova informação quando finalizar a rotina de interrupção. O tempo não chega a ser crítico pois no pior das hipóteses ela terá um atraso de apenas alguns milissegundos. Além disso multiplexação do display pode ser feita por interrupção por temporização, isto deixa o programa livre para processar outros dados.
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #329 :
23 de Agosto de 2013, as 13:33:51 »
Citação de: Dexter em 23 de Agosto de 2013, as 13:07:28
Citação de: xformer em 22 de Agosto de 2013, as 12:29:46
Esse vai ser um problema. Quando você multiplexa o display e ele tem que ser acionado durante a operação, se gasta tempo e processamento do microcontrolador pra fazer a atualização dos displays e eu entendo que no funcionamento normal ele precisa ficar quase 100% dedicado a receber o fluxo de mensagens MIDI, sob risco de perder alguma durante a execução da rotina dos displays.
Aí entra a possibilidade de ter que usar interrupção ao receber as mensagens.
Isto é tranquilo, se você fizer a comunicação por interrupção você não a perderá em momento algum, é só armazenar o dado quando estiver sendo executada a rotina de interrupção, se houver necessidade pode-se usar flags para sinalizar o processamento da nova informação quando finalizar a rotina de interrupção. O tempo não chega a ser crítico pois no pior das hipóteses ela terá um atraso de apenas alguns milissegundos. Além disso multiplexação do display pode ser feita por interrupção por temporização, isto deixa o programa livre para processar outros dados.
Não pode gastar muito tempo e ter atraso de alguns milisegundos, pois 1ms é pouco mais que o tempo inteiro da mensagem MIDI e não se sabe quando ela vai chegar. Por isso é crítico. Por ser um sistema de comunicação unidirecional, não tem segunda chance. Se perder a mensagem MIDI na hora em que ela é enviada, bye bye, não tem como pedir "manda de novo". Por isso tem que ser tudo certinho e testado e quanto menos tempo ficar fazendo outras coisas (interrupções tem latência também) do que ficar esperando pra receber a mensagem melhor.
Páginas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
1
...
20
21
[
22
]
23
24
25
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...